3 min de leitura

4 dicas de como manter os alunos interessados na aula

A tarefa de ser professor pode ser definida como uma carreira de grandes desafios. Ter que ensinar, cobrar, compreender e seguir uma grade são os obstáculos mais frequentes, porém não são maiores do que manter os alunos interessados na aula — principalmente quando estes são adolescentes.

Há conteúdos que acabam desgastando o próprio docente, e com os educandos isso não seria diferente. Felizmente, existem maneiras de deixar essas aulas divertidas e os conteúdos interessantes. Para tal, é necessário dedicação e paciência — afinal, os resultados nem sempre são imediatos.

A aprendizagem é importante demais para se deixar perder por conta do tédio ou do desinteresse, não é mesmo? Portanto, separamos 4 dicas de como manter os alunos interessados na aula. Confira!

1 – Adote uma postura cativante

O seu entusiasmo pelo conteúdo lecionado passará para os alunos. Sendo assim, é necessário manter uma postura mais enérgica ao ensinar, evitando ao máximo aquela postura de pessoa insatisfeita e cansada. Encare as situações com bom humor e estimule um maior dinamismo em sala de aula!

Esses sentimentos são transmitidos, tornando impossível uma aula ser interessante se você, transmissor, estiver desanimado ou estressado. É uma questão de reflexo: se o professor não estiver feliz durante a aula, os alunos não ficarão felizes ao assisti-la.

Guia do professor organizado: e-book gratuito com dicas e ideias para ajudar na rotina escolar.

2 – Promova um ambiente acolhedor

O ambiente faz toda a diferença no processo de manter os alunos interessados na aula, e, para isso, a sala deve ser preenchida por respeito e compreensão. Para conseguir esse ambiente ideal, é importante que o professor demonstre interesse pelos alunos, incentivando sempre o respeito às diferenças e à boa conversa, para que, dessa forma, o sentimento seja mútuo.

Faça perguntas sobre o conteúdo transmitido: isso fará com que a aprendizagem seja reforçada. Permita também que os alunos interajam. Isso os deixará mais confortáveis e eles sentirão que suas opiniões realmente acrescentam. Dessa forma, os alunos podem vir a apresentar um melhor comportamento futuramente. Clique aqui e leia o artigo sobre escolas acolhedoras.

O ato de chamar atenção constantemente traz constrangimento ao aluno, fazendo com que ele se sinta desconfortável, além de gerar uma falta de respeito que se transforma em desinteresse pela aula.

3 – Utilize recursos educacionais digitais

As aulas não podem contar apenas com a voz do professor e o auxílio do quadro negro, pois, para a maioria dos estudantes, é isso que faz delas algo monótono. Para uma aula diferente e que chame a atenção, é interessante que o educador faça uso de materiais diferenciados.

Contar com o auxílio de mídias sempre faz com que a aula saia da mesmice. Então, monte aulas com vídeos, filmes ou apresentações em slides. A diferença fica clara instantaneamente e o aprendizado acontecerá, já que é mais fácil aprender algo quando há um prazer imediato no momento de receber o conteúdo.

E-book gratuito: BNCC - Tudo para você entender o futuro da educação no Brasil. Clique aqui para baixar agora.

4 – Ofereça problemas, conflitos e debates

Disponibilize aos alunos questões desafiadoras para que eles possam buscar soluções. Essa prática trabalhará o espírito competitivo de forma saudável e, ao mesmo tempo, o trabalho em grupo, além de ser um ótimo exercício para aproximar os estudantes, criar laços e desenvolver o respeito.

Os debates são ótimas formas de manter os alunos interessados na aula e afastar o tédio. A maioria dos estudantes gosta de expor suas opiniões e pontos de vista sobre assuntos relevantes. Com essa atividade, o professor trabalha não só o conteúdo estudado, como também desenvolve, nos alunos, a igualdade e o respeito, de forma que entendam a importância de aceitar diferentes opiniões.

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo gratuito

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *