2 min de leitura

4 estratégias para motivar professores

Estudantes e professores são as principais engrenagens que movimentam uma escola. Porém, para que esse sistema se mantenha pleno é necessário saber motivar os professores.

O papel de um bom gestor escolar, é ficar por dentro de algumas estratégias de ensino, a fim de que as aulas continuem interessantes, afinal, o interesse dos alunos é fundamental para que eles melhorem o próprio desempenho.

A seguir, conheça quatro estratégias de gestão educacional essenciais para conservar a escola no caminho do alto rendimento!

1. Aplique dinâmicas motivacionais

Em um mundo cada vez mais moderno e tomado por uma série de tecnologias, ser professor do ensino fundamental tem sido um grande desafio.

O professor precisa aprender a lidar com essa constante mudança na sala aula. Contudo, essa necessidade de reinvenção contínua tende a cansá-lo e desestimulá-lo. E é aqui que entram as dinâmicas motivacionais!

Essas atividades são capazes de diminuir a carga de estresse e ansiedade, ao mesmo tempo em que aumentam a motivação para a preparação de planos de aula sintonizados com os anseios de cada turma.

E-book gratuito: Gestão Escolar do Futuro. Material sobre soluções práticas para problemas atuais das escolas.

2. Modernize a estrutura da sala de aula

Dentro da sala de aula, não pode faltar uma boa estrutura. Se possível, providencie projetores de vídeo para todas elas. Esses equipamentos são uma boa opção para variar a apresentação de determinados conteúdos.

Se o professor souber mesclar o uso do quadro com recursos de informática, os alunos permanecerão dispostos a aprender. Essa variação é importante para evitar a mesmice.

Por outro lado, estruturas físicas debilitadas e ultrapassadas contribuem para o crescimento do tédio na sala de aula. Com o passar do tempo, o professor perde a motivação e o foco, comprometendo aquele almejado sistema de ensino eficaz.

Imagine a situação de um professor que tem boas ideias e se preocupa com a elaboração de um plano de aula realmente atrativo. Ao perceber que a escola em que trabalha não possui infraestrutura para aplicar aquele plano, o docente se frustrará.

3. Promova atualizações para motivar os professores

Por mais que, com frequência, haja um grande abismo entre as gerações, os docentes precisam permanecer atualizados com relação aos alunos. A busca por atualizações profissionais deve ser parte da vida do professor para que ele conheça novas formas de abordar o mesmo conteúdo, por exemplo.

Como gestor, você precisa avaliar o nível de eficiência das atuais metodologias de ensino e avaliação de alunos. Assim, será possível prever um possível desgaste de um determinado método.

4. Valorize os professores

Caso note a necessidade de mudanças, o ideal é que você as faça em conjunto com os professores para que eles se sintam como uma parte ativa e integrante da escola.

Esse simples convite valorizará os professores. Com a auto-estima lá em cima, eles se sentirão mais à vontade, confiantes e prontos para encarar diariamente uma turma lotada de novos aprendizes.

Ao adotar essas estratégias, você conseguirá motivar os professores e notará uma significativa melhora nos inter-relacionamentos que movem a escola. Professores estimulados ensinam e divertem alunos, que ficarão cada vez mais interessados e concentrados.

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *