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Alternativas para avaliação escolar: conheça 4 opções

A avaliação escolar é sempre um desafio, tanto para alunos — pela ansiedade em demonstrar se aprenderam suficientemente — quanto para professores — visto que é preciso selecionar a forma como serão avaliados os conceitos, fórmulas e conteúdos que foram ensinados.

Entretanto, existem alguns métodos que são uma alternativa para a avaliação tradicional. Eles poderão indicar como o desenvolvimento do aluno está sendo construído e oferecer ao professor uma visão mais abrangente do processo de ensino.

Confira, neste post, 4 métodos de avaliação escolar que podem ser utilizados em sala de aula!

1 – Utilização da avaliação escolar contínua

Nessa alternativa, a avaliação escolar passa a ser contínua, isto é, avalia-se o aluno no seu progresso diário, na forma como vai progredindo à medida em que entra em contato com novos conceitos, novas fórmulas e novas interpretações sobre um determinado assunto.

Assim, avaliar um aluno não ficará restrito e condicionado a uma ou mais notas, mas, sim, ao comportamento assumido durante as aulas, ou seja, sua assertividade, interesse e pontualidade.

Essa prática já está presente na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e prevê que o desempenho do aluno seja feito de forma cumulativa, em que a qualidade do que aprendeu se sobreponha à quantidade.

2 – Utilização da avaliação mediadora

Essa proposta, criada pela pesquisadora e educadora Jussara Hoffman, propõe que a avaliação corresponda a uma interpretação do desenvolvimento empreendido pelo aluno durante um determinado período.

É preciso, nesse caso, basear-se em uma avaliação que tenha como foco diagnosticar o que o aluno aprendeu, o que causará impacto na forma como o professor vai dar prosseguimento nas suas aulas, como a abordagem de um tema, melhorando, assim, sua prática docente.

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3 – Utilização de software

O objetivo dessa proposta é colocar à disposição do professor uma série de recursos tecnológicos que o auxiliem na avaliação, bem como na administração de todas as informações que são diariamente recolhidas por ele. Trata-se de um software específico para organizar e gerenciar todas as atividades propostas pelo professor.

Com esse tipo de ferramenta, o professor poderá otimizar seu tempo na escola, o que lhe garantirá maior qualidade no desenvolvimento das suas funções.

Essas alternativas apresentam, na sua origem, uma preocupação inerente à aprendizagem dos alunos: é preciso inserir métodos avaliativos que possam oferecer ao professor uma resposta mais abrangente sobre o aprendizado do aluno.

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Em outras palavras, significa avaliá-los considerando sua individualidade, suas características, seus pontos fortes e fracos. Isso também se refletirá na forma como o professor ministra suas aulas, avaliando e adequando-as sempre que for necessário.

A avaliação escolar, mais do que ser um instrumento presente na prática docente, deve servir como um diagnóstico sobre a aprendizagem. Desse modo, os reflexos dessa prática terão impacto no ambiente escolar, com um ambiente melhor para o trabalho e aprendizado dos alunos.

Agora que você já sabe como avaliar seus alunos, que tal conferir as vantagens de adotar o boletim escolar on-line na sua escola?

4 – Utilização da autoavaliação

Como alternativa, pode-se propor que o aluno realize autoavaliações. O objetivo é fazer com que ele reflita e descreva quais foram as dificuldades em determinado assunto e como se comportou diante dos desafios apresentados.

Essa medida visa colocar o aluno como construtor e, por que não, como coautor do seu processo de aprendizagem. O desenvolvimento de uma postura mais autônoma e curiosa diante do que lhe foi ensinado é um dos principais benefícios dessa alternativa.

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Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

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