6 min de leitura

Boletim escolar on-line: quais as vantagens de aderir na sua escola?

Muitas vezes a tecnologia é acusada como vilã nas escolas, já que os alunos não focam nas aulas por causa do celular e dos aplicativos de mensagens, as redes sociais acabam se tornando uma distração e o professor acaba tendo que chamar a atenção demasiadas vezes. No entanto, não devemos encarar a tecnologia como vilã, afinal, se usada corretamente, ela é uma grande aliada das instituições de ensino, auxiliando na aprendizagem dos alunos e, sobretudo, nos processos organizacionais.

Claro que o uso frenético e desmedido de recursos tecnológicos pode acarretar em situações negativas, mas quando utilizado em prol da gestão, no âmbito educacional, não há nada tão eficiente quanto essas ferramentas, como o boletim escolar on-line, por exemplo.

A adesão do diário on-line do professor é uma alternativa que deu mais que certo, comprovando que as redes de ensino precisam se adaptar às tendências da era digital ao invés de competir com ela. Os resultados visivelmente positivos na gestão e que impactam fortemente na área pedagógica podem ser frequentemente notados em escolas que usam softwares de gestão escolar e que têm os seus processos automatizados, principalmente os organizacionais.

Facilitando significativamente as questões relacionadas ao acompanhamento da vida acadêmica do aluno, a implementação do boletim eletrônico pelas escolas mostra um novo cenário: que existem meios que tornam os procedimentos institucionais mais ágeis e práticos, características que são fundamentais no segmento da educação.

Interessou-se pelo assunto e quer conhecer mais alguns benefícios da implementação do boletim escolar on-line? Então, confira as principais vantagens da ferramenta!

Acompanhamento em tempo real do desempenho do aluno

Já pensou ter em mãos uma ferramenta que proporciona aos pais a possibilidade de acompanhar, em tempo real e na íntegra, todos os dados dos filhos, incluindo as notas, frequência, rendimento e o histórico escolar? Parece um sonho, não é mesmo? Mas pode acreditar que isso é a mais pura realidade.

Disponibilizando dados atualizados sobre o desempenho dos estudantes, o boletim escolar eletrônico oferece não só aos pais, mas também aos próprios discentes, a opção de verificar constantemente informações do desenvolvimento acadêmico do aluno e manter um controle do seu desempenho, além de possibilitar registros de observações e uma comunicação mais efetiva com os pais dos alunos.

Outro ponto de destaque para a ferramenta é que fica muito mais fácil para a coordenação pedagógica acompanhar o desempenho dos alunos por meio do boletim eletrônico, viabilizando que os coordenadores consigam ver também se os professores estão cumprindo o planejamento escolar e também garantindo providências mais rápidas em casos que antes levavam muito mais tempo para se perceber.

Com esse acompanhamento muito mais presente das ações pedagógicas, o gestor escolar pode ter mais transparência e senso de análise dos processos que ocorrem na rede de ensino, já que com boletim todas as informações são on-line e em tempo real.

O i-Educar é um software livre que facilita a gestão escolar por meio dos dados e da tecnologia.

Possibilita maior transparência das ações pedagógicas

Sem o controle dos pais, muitos alunos abusam do número de faltas, criando situações indesejáveis, como a infrequência, a repetência, e até a situação mais desconfortável que é a exposição da criança e do adolescente aos riscos de estarem fora da escola quando “matam” uma aula.

É fato que o discente deveria ter consciência sobre a importância da assiduidade na sala, afinal, é lá que ele irá adquirir conhecimentos e aprenderá questões essenciais para o seu desenvolvimento. Mas como alguns ainda não têm essa mentalidade, os pais precisam ficar responsáveis também pela regularidade do aluno na escola, e também é papel do gestor escolar garantir a permanência dos discentes nas instituições de ensino, evitando desafios maiores como abandono e evasão escolar.

Para essas situações, o boletim escolar on-line é extremamente útil, pois fornece aos pais a possibilidade de acompanhamento da presença do aluno na escola e aos gestores um controle mais efetivo em relação aos dados da frequência escolar — fatores que por si só já apresentam uma vantagem considerável e que confere ao gestor a maior visualização das estatísticas da sua rede de ensino.

Com esse controle que o boletim eletrônico confere aos gestores, fica muito mais fácil a análise dos índices de permanência na escola, além da conferência de informações precisas de quando e como as dificuldades acontecem e tornar muito mais evidente o tipo de solução que deve ser empregada à essas situações, já que, agora com dados sobre o assunto, a gestão pode ser melhor orientada e guiada pelos relatórios que o sistema forneceu.

Viabiliza um método mais sustentável e econômico

Tomar decisões pensando no cunho ecológico é fundamental, sendo o sistema on-line uma opção formidável nesse quesito, já que é 100% eletrônico. Imagine a redução de papel que acontecerá caso a maioria das instituições de ensino adote o boletim on-line! Refletindo um instante, você já deve ter se dado conta que é um número considerável, certo?

A economia de recursos também é um fator notável depois que uma rede de ensino faz a adoção do diário eletrônico. Milhares de reais podem ser economizados se uma rede de escolas deixar de usar papel e imprimir diários físicos.

Materiais usados na confecção de diários de classe agora não são mais uma despesa para muitos municípios que utilizam softwares de gestão escolar e um diário eletrônico que facilita a vida do professor, a gestão escolar e ainda contribui positivamente com o bem estar da natureza!

Além do mais, a implementação desse tipo de sistema reflete em uma gestão com processos mais aprimorados e otimizados, interferindo positivamente no andamento da administração e no aproveitamento do tempo dos seus servidores, principalmente os educadores que agora não perdem mais tempo com burocracias que podem ser evitadas facilmente com o diário eletrônico.

Boletim escolar on-line: economia de recursos e tempo

Ser professor envolve muito mais esforço do que simplesmente dar uma aula, pois antes disso ele precisa criar planos de ensino, preencher documentos antes e depois de entrar na sala de aula, e até durante o período das aulas, quando completa as chamadas e as observações dos alunos. É necessário tomar cuidado até com as rasuras, que fazem com que o professor faça tudo à lápis e depois passe tudo à caneta, fora que os educadores ainda andam para todo o lado com pilhas e pilhas de papel. É bastante trabalhoso, né?

O boletim escolar eletrônico do professor automatiza e torna mais fácil muitos processos que, sem a ferramenta, toma tempo excessivo dos educadores. Com a adoção da tecnologia, eles podem registrar conteúdos e reaproveitar “layouts” antigos desse trabalho, faltas e presenças são feitas em poucos minutos ao invés de ocupar um pedaço considerável de uma aula que poderia ser usado na aplicação de alguma atividade ou conteúdo e criar planos de aula que, com um diário eletrônico, custam pelo menos ¼ do tempo que antes era ocupado construindo o documento em um editor de textos.

Alguns diários eletrônicos ainda contam com apoio de aplicativos em que se pode registrar todas essas informações on-line ou off-line pelo celular, que facilitam ainda mais a vida dos professores e ainda elimina quilos de papéis, como é o caso do Diário do Professor, aplicativo da Portabilis que ajudou diversos municípios a economizar milhares de reais eliminando os gastos com impressão de diários do professor e outros materiais que hoje não são mais necessários, melhorando a sustentabilidade do município e, é claro, a economia dos recursos da educação.

Viu como o boletim escolar eletrônico é tão útil para as redes de ensino?

Agora que você já sabe como um diário de classe digital facilita a vida dos professores, dos gestores da educação e da rede de ensino como um todo, entre em contato com a gente para saber como podemos ajudar você a solucionar os desafios da rede de ensino do seu município.

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem! 

O i-Educar é um software livre que facilita a gestão escolar por meio dos dados e da tecnologia.

Blog da Portabilis

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e planos de aulas adaptados à BNCC. Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente?

Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *