2 min de leitura

Uso do software i-Educar gerou economia de R$ 2,4 milhões

Sistema educacional do município de Monte Alegre, cliente da Portábilis no Rio Grande do Norte, está totalmente informatizado com apenas 27 escolas em sua rede de ensino.

Projeto iniciou em 2014

O município de Monte Alegre, localizado no interior do Rio Grande do Norte, possui apenas 27 escolas e seu sistema educacional está totalmente informatizado. Desde 2014, a rede municipal de ensino utiliza o software público i-Educar para o gerenciamento de suas ações.

O uso da solução, disponibilizada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) no Portal do Software Público Brasileiro (SPB) e implementada pela Portábilis no município, gera uma economia anual de R$ 2,4 milhões para os cofres públicos.

Dados do Censo Escolar revelam que o uso da ferramenta pública beneficia 4.635 alunos da cidade.

Software contribuiu para identificação de problemas

Segundo o secretário de Educação de Monte Alegre, Alexandre Soares, a implantação do i-Educar foi fundamental para o projeto “Raio X da Educação”. A utilização do software melhorou a gestão educacional ao permitir o acesso a informações sobre a lotação de todos os servidores da secretaria.

De acordo com o secretário, isso permitiu analisar a quantidade de alunos por professores e alunos por auxiliares de serviços gerais, por exemplo.

“O resultado demonstrou grandes distorções, com escolas em que tínhamos, por exemplo, uma média de 50 alunos por professor e outras com três alunos por docente”, explica.

O software público também ajuda na verificação da quantidade de turmas existentes no município. Este trabalho foi realizado para analisar quantas horas/aula eram necessárias para o quadro de pessoal suprir a demanda de alunos de Monte Alegre. Para Soares, isso facilitou a visualização do quanto a distorção da proporção de alunos por professores prejudicava o sistema educacional da cidade.

Foi verificado, por exemplo, se um professor poderia dar mais aulas numa escola ou se havia a necessidade de realocação para outra instituição. O resultado desta ação elevou a taxa de aproveitamento dos recursos de quadro de pessoal e horas/aula para 95%. “Com esta modificação, nós mensuramos um ganho potencial de economia de 22% na folha de pagamento”, disse Soares.

Texto adaptado do original publicado no site Portal Brasil do Governo Federal. Para conferir o original, clique aqui.

Captura de tela da matéria sobre implantação do i-Educar disponível no site do Ministério da Educação (MEC). Clique sobre a imagem para ler o texto na íntegra.

Captura de tela da matéria sobre implantação do i-Educar disponível no site do Ministério da Educação (MEC).

Sobre o i-Educar

O i-Educar é um software público de gestão escolar e está disponível no Portal do Software Público Brasileiro.

A Portábilis é precursora na expansão da utilização do software público i-Educar em todo o Brasil e aos seus clientes e parceiros, oferece serviços como consultoria para implantação , treinamentos, suporte e desenvolvimento evolutivo da solução, plataforma cloud (nuvem) com i-Educar e ferramentas integradas que ampliam o potencial de gestão da solução.

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Ainda não tem um software de gestão?

Se você deseja conhecer o i-Educar as ferramentas que oferecemos para a gestão escolar dos municípios, nos contate agora mesmo, teremos o maior prazer em ajudá-lo!

Conteúdo para gestoras(es)

Aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais.

Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *