3 min de leitura

Como lidar com o uso do celular na sala de aula?

O avanço tecnológico apresenta novos desafios todos os dias para os educadores. Talvez o maior deles seja o uso do celular dentro da sala de aula. Não é incomum encontrar profissionais que se sintam impotentes em meio ao mundo de conteúdo que os smartphones oferecem, e com ele, inúmeras distrações que tiram o foco do aluno do mais importante: o aprendizado.

Há quem diga que a proibição dos aparelhos é a única saída. Porém essa é uma medida que pode causar algum nível de conflito entre estudantes e professor. Neste artigo, vamos mostrar algumas saídas para conciliar o uso dessa tecnologia tão presente no cotidiano de todos. Confira!

Repense a proibição

Regras rígidas quanto ao uso de smartphones pelos alunos, apesar de serem entendíveis, dificilmente serão a solução definitiva. Afinal de contas, conhecemos bem os estudantes: eles sempre acabam dando um jeito para fazer aquilo que está fora das regras.

Antes de pensar que a tecnologia pode ser uma inimiga da educação, é importante entender como ela mudou as nossas vidas. Se, há alguns anos, utilizávamos os aparelhos celulares apenas para ligar e mandar mensagens rápidas, hoje essas são quase funções secundárias.

É possível acessar diversos tipos de conteúdo de qualquer lugar. É bem possível que você esteja lendo este artigo de um aparelho celular agora. Ou seja, não só de entretenimento vivem os smartphones: essa tecnologia também pode ser utilizada para obter conhecimento. E essa capacidade pode ser transmitida para o uso do celular dentro da sala de aula. Mas é claro que atividades como redes sociais ou ligações não podem ser aceitas, pois não têm nenhum objetivo pedagógico.

Guia do professor organizado: e-book gratuito com dicas e ideias para ajudar na rotina escolar.

Utilize o celular pedagogicamente

O smartphone é nada mais do que uma ferramenta. Que tal mostrar para os alunos como ele pode ajudá-los no aprendizado?

Existem diversos recursos nesses aparelhos que podem ser explorados em prol das aulas. Os alunos podem utilizar a câmera ou o gravador de voz desse aparelho para a realização de trabalhos multimídia, aplicativos como o YouTube, para acessar materiais relevantes à disciplina abordada pelo professor, além de ferramentas colaborativas como apps de arquivos na nuvem, para partilhar conhecimento e dúvidas com os colegas.

E-book gratuito: BNCC - Tudo para você entender o futuro da educação no Brasil. Clique aqui para baixar agora.

Crie proximidade com os alunos

Os estudantes utilizam a tecnologia para ficar mais próximos de tudo que eles mais gostam. E é interessante, para um educador, também se tornar parte disso. Procure conhecer as coisas que mais despertam o interesse deles, quem são seus maiores formadores de opinião e aquilo a que dedicam sua atenção. Conhecer e usar bem essas informações pode gerar engajamento dos alunos também na sala de aula.

Desenvolva o senso crítico dos alunos

A internet possui uma infinidade de materiais a serem acessados, e naturalmente, de toda qualidade. Conhecer bem o mundo em que os alunos estão inseridos dá ao educador a oportunidade de desenvolver a capacidade de discernimento e o senso crítico dos alunos, auxiliando-os a reconhecer conteúdos problemáticos, de baixa relevância, e utilizar o conhecimento obtido em meio a tanto material de forma construtiva e cidadã.

Fazer com que a tecnologia esteja também presente no plano de ensino pode não apenas transformá-la em uma grande aliada no processo, mas também motivar os alunos e ensiná-los a ter responsabilidade.

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo gratuito

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

 

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *