2 min de leitura

Confira 3 dicas de como inovar e modernizar a escola

Você já deve ter percebido que as crianças e adolescentes estão cada vez mais conectadas à tecnologia, certo? Essa dependência dos computadores, tablets ou smartphones pode até não ser o ideal, é verdade, mas não há como negar que esse “movimento” só tende a ganhar força. Em vista disso, muitos educadores já estão pensando em formas de modernizar a escola, visando inserir a tecnologia na rotina de estudo dos alunos.

Pensando justamente nisso, preparamos este artigo que apresenta 3 dicas de como inovar no ambiente educacional. Continue a leitura e confira!

1. Gamificação

Para começar, por que não utilizar os jogos como uma forma de aprendizado? A gamificação é uma ótima maneira de trazer a inovação para a escola.

Atualmente, há uma série de jogos na internet com um propósito educativo, sendo que muitos deles são direcionados a uma disciplina específica. De qualquer modo, é possível encontrá-los para os mais diversos campos de estudo.

O legal da gamificação é que, além de despertar o interesse dos alunos, cria-se um tipo de competição, na qual faz com que eles se divirtam em quanto aprendem. Outro ponto a considerar é que muitos desses jogos são gratuitos e estão disponíveis na maioria das vezes para os smartphones.

Pense bem: será que os estudantes reclamariam tanto das tarefas se elas fossem relacionadas a joguinhos com fases e desafios? Então, isso é algo totalmente possível de se fazer.

E-book gratuito: Gestão Escolar do Futuro. Material sobre soluções práticas para problemas atuais das escolas.

2. Redes sociais

Outro recurso que ainda não é muito explorado pelas escolas são as redes sociais. Essa ferramenta, se bem utilizada, trará benefícios não apenas aos alunos, mas também para os pais e professores.

A ideia aqui é facilitar a comunicação entre as partes: se o professor tivesse que falar sobre um assunto mais difícil, ele poderia, por exemplo, consultar os pais de maneira prévia por meio de um grupo do Facebook.

Os alunos, por sua vez, podem utilizar as redes sociais para expor suas ideias, tirar dúvidas ou simplesmente como um local de encontro da classe.

A criação de grupos no WhatsApp com pais e professores de cada turma é outra alternativa, embora essa não seja uma rede social propriamente dita. Mesmo assim, a dica é válida!

3. Software de Gestão Escolar

Quando falamos em modernizar a escola, não poderíamos deixar de mencionar a importância de um software de gestão escolar. São tantos os aspectos para cuidar, que utilizar uma ferramenta que possibilite um controle mais profissional é uma obrigação.

Tenha em mente que essa solução permite que os diretores acompanhem em tempo real todos os processos que envolvam as atividades da escola, tudo em um único lugar. A frequência dos alunos, o controle de estoque dos materiais, quadro de horários, boletins, provas, faltas ou substituições dos professores são apenas alguns dos exemplos.

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Além disso, há softwares que possibilitam o controle de veículos, motoristas, rotas e itinerários, ou seja, o monitoramento do transporte escolar. Esse recurso é essencial para as escolas da rede municipal.

Por fim, é importante compreender que modernizar a escola fará com que todos os envolvidos sejam beneficiados. Pais, professores e principalmente os alunos, que por meio da tecnologia, poderão ter uma aprendizagem mais contemporânea.

Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *