3 min de leitura

Debate na sala de aula: por que é tão importante?

Educar alunos não significa apenas passar matérias no quadro, explicar o assunto e avaliá-los nas provas: a sua formação como pessoa também precisa ser priorizada. Por isso, o debate na sala de aula deve ser sempre promovido como forma de engajar, criar opiniões e manter o interesse dos alunos.

Os professores devem incentivar esse tipo de atividade na sala de aula, visto que contribui muito para um ambiente escolar saudável e traz diversos benefícios.

Continue a leitura e entenda por que é tão importante conduzir um bom debate entre seus alunos!

Estimular o pensamento crítico

Fazer operações, decorar fórmulas e absorver conteúdos — tudo isso (e muito mais!) faz parte da vida acadêmica. Porém, uma das maiores contribuições que uma instituição de ensino pode proporcionar aos alunos é a formação do pensamento crítico.

Com ele, os estudantes conseguem analisar outras realidades, culturas e opiniões para poder formar o seu próprio ponto de vista sobre determinado tema. Os alunos não podem ser alienados em relação ao mundo fora da escola.

Isso reflete, inclusive, na sua autoestima, podendo ter consequências positivas tanto no seu desempenho acadêmico quanto nos outros âmbitos das suas vidas, como filhos, amigos, e tornando-se cidadãos melhores.

E-book gratuito: BNCC - Tudo para você entender o futuro da educação no Brasil. Clique aqui para baixar agora.

Ensinar sobre respeito e organização

Dentre as vantagens do debate na sala de aula está o aprendizado sobre o respeito às regras de organização do evento e às opiniões diversas das outras pessoas.

O professor deve conduzir de maneira que o debate sirva de exemplo que, parar viver em comunidade, temos que saber a hora de falar, de esperar, de ouvir, além do modo de discordar ou concordar.

Por reunir muitas pessoas, uma série de princípios precisam ser estabelecidos e seguidos para evitar confusões. Cada aluno ou grupo deve ter tempo de expor as suas ideias, assim como as réplicas e as tréplicas são interessantes para desenvolver o assunto.

Tudo isso deve acontecer em ordem e com muito respeito para evitar rixas e discussões acaloradas, que levam ao ódio ou repúdio ao outro. Algumas dicas para preparar um bom debate são:

  • Escolher um tema interessante (sempre que possível, trabalhar com a interdisciplinaridade).
  • Estabelecer um regulamento, principalmente quanto às regras de conduta e tempo.
  • Separar a sala de aula em grupos.
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações consistentes, para que cada um monte um discurso e uma estratégia.
  • Ouvir todos os lados, permitir a argumentação e reprimir a indisciplina.
  • Fazer um balanço ao final do debate, avaliando pontos positivos, negativos e fechar o assunto.

 

Desenvolver a oratória

A capacidade de argumentação, de convencimento ou oposição não dependem apenas da opinião formada internamente — é preciso, também, saber se expressar de forma clara e precisa. Para isso, é fundamental desenvolver a oratória, com uma boa dicção, tranquilidade e transparência.

E nada melhor do que a prática para criar mais segurança e experiência. Por vezes, é comum que alguns alunos que se destacam ou têm maior facilidade chamem a atenção somente para eles. Mas o exercício deve ter o cuidado de incentivar e explorar a participação de cada aluno, sem exceções.

Guia do professor organizado: e-book gratuito com dicas e ideias para ajudar na rotina escolar.

Formar seres humanos mais completos e atualizados

É claro que o conteúdo dos livros e materiais de cada disciplina são relevantes, mas eles não conseguem abranger tudo. Enquanto estamos em sala de aula aprendendo sobre gramática ou geografia, uma nova lei está sendo votada, um grave acidente pode ocorrer, entre diversos outros acontecimentos possíveis.

E estar a par dos principais fatos, refletir e desenvolver uma opinião sobre eles é essencial para manter-se atualizado sobre temas bastante diferentes, que podem envolver, por exemplo:

  • Política
  • Cidadania
  • Ética
  • Cultura
  • Tecnologia
  • Meio ambiente

 

Além de tudo, o debate tende a aproximar alunos e professores, demonstrando que todos podem — e devem — contribuir para uma discussão enriquecedora. Assim, podemos aprender e ensinar em conjunto, trocar experiências e completar nossa formação.

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem.

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *