3 min de leitura

Desafios da direção escolar no ensino público

São vários os desafios da direção escolar enfrentados diariamente. Eles dizem respeito a recursos humanos e financeiros e podem influenciar diretamente no crescimento institucional e desempenho dos alunos.

Descubra quais são esses desafios e entenda um pouco mais sobre a importância de se lidar adequadamente com essas questões para melhores resultados da gestão no nosso post de hoje!

Estímulo aos professores

Uma das principais funções da direção escolar é manter os docentes motivados para garantir uma educação de qualidade. É, também, um dos principais desafios.

Para tornar isso possível, os diretores devem estimular a educação continuada dos professores, motivar a realização de cursos de aperfeiçoamento disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC), cursos gratuitos on-line e outras formas de capacitação.

Além disso, é importante realizar reuniões pedagógicas continuamente, possibilitando a troca de informações entre os funcionários, permitindo feedbacks e discussões sobre estratégias de melhorias etc.

Durante as reuniões, o diretor precisa destacar a qualidade dos professores, valorizar o bom trabalho desenvolvido e oferecer melhores condições para que todos possam trabalhar mais motivados.

Participação da comunidade escolar

Unir o grupo escolar como um todo é crucial para manter os resultados e, ao mesmo tempo, representa um dos grandes desafios da direção escolar.

A maioria dos pais não participa da rotina escolar devido à falta de tempo e ao excesso de tarefas em casa e no trabalho. Assim, a escola deve trabalhar de forma criativa para mantê-los mais próximos. Para isso, algumas atitudes envolvem:

  • reuniões fora do horário de trabalho;
  • palestras para apresentar os projetos e propostas da escola;
  • comunicação utilizando ferramentas tecnológicas, para manter os pais próximos, ainda que de forma não presencial;
  • aproveitar oportunidades diversas (como entrega de boletim, eventos pedagógicos etc) para conversar com pais mais distantes.

E-book gratuito: entenda qual a proposta, o objetivo, quais dados são coletados e qual a importância do Censo Escolar.

Qualidade do ensino

Outro tema que merece destaque no quesito gestão escolar é a garantia de uma educação de qualidade. Para atingir bons níveis de avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), diversas ações devem ser implementadas na rotina escolar, como:

Estimular o hábito de leitura dos estudantes

Para isso, uma das opções é desenvolver projetos para que os alunos escrevam seus próprios livros, leiam e façam interpretações na forma de teatro e outras práticas lúdicas para estimular o hábito de leitura.

Leia também:

Oferecer aulas de contraturno

Aulas de reforço e oficinas de atividades (xadrez, atletismo etc) podem ser oferecidas para alunos que desejam sanar suas dificuldades e ter melhores condições físicas e psicológicas para aprender.

Assim, eles se tornam mais motivados para estudar, o que reflete em melhores resultados no Ideb e maior qualidade do ensino da escola.

Estabelecer metas para as políticas pedagógicas

A escola deve ter um projeto político pedagógico baseado em metas reais em curto, médio e longo prazo. Também, devem ser realizados diagnósticos contínuos para avaliar os erros e propor estratégias de melhoria.

E-book gratuito: Gestão Escolar do Futuro. Material sobre soluções práticas para problemas atuais das escolas.

Boa gestão dos recursos

A gestão dos recursos é um desafio diário das escolas. Embora não seja seu ofício realizar a gestão direta orçamentária, o gestor escolar deve contribuir com o bom uso do patrimônio. Assim, o gasto público torna-se mais eficiente.

A evasão escolar e a repetência são fatores que prejudicam os investimentos realizados na instituição pública e que representam um grande desafio para os gestores.

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que esses problemas acarretam um prejuízo anual de R$ 4,8 bilhões ao país. Esse valor representa somente as taxas de abandono (12,5%) e repetência (10,3%) no Ensino Médio em 2010.

Algumas das soluções apontadas para esses problemas envolvem a melhor formação dos professores e uma reforma estrutural no currículo do Ensino Médio.

Outro desafio da gestão escolar pública e que acarreta perdas de investimento é a economia e o cuidado com o patrimônio escolar. Para isso, é importante que a escola implemente práticas para a conscientização dos alunos em relação ao cuidado com a infraestrutura e os materiais utilizados.

São diversos os desafios do ensino público e todos eles influenciam os resultados dos alunos, das turmas e de toda a instituição. Saber lidar com todas essas questões é o que garante uma gestão escolar mais eficiente e, por isso, é importante ficar de olho nas nossas dicas!

Agende uma demonstração

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *