3 min de leitura

Entenda quais são os desafios de ensinar na Era Digital

A escola, espaço transformador por excelência, precisa incorporar a influência das tecnologias digitais do nosso tempo. Todavia, a relação entre ensino e tecnologia nem sempre é muito fluida. Ensinar na Era Digital pode se tornar um desafio para educadores.

É preciso absorver e redimensionar o uso da tecnologia por meio de uma prática pedagógica transformadora, a fim de que se formem cidadãos para o século 21.

Novo cenário para o aprendizado

Esse novo paradigma da educação caracteriza-se também pelo aprendizado que se dá fora do ambiente escolar. A informação, que antes só era encontrada nas bibliotecas ou nas enciclopédias, hoje está nos bolsos dos alunos, nos seus smartphones, ao fácil alcance das mãos.

Cursos técnicos, tecnólogos, superiores e de pós-graduação a distância questionam o modelo espacial tradicional da sala de aula, redimensionando esse território por meio do acesso às redes. A tecnologia é uma realidade intransponível para a escola.

Escola atualizada com as transformações do mundo moderno

A educação básica brasileira remonta ao século 19. Trata-se de um modelo industrial calcado na padronização, no qual a ênfase recai sobre a setorização — separação dos alunos em grupos mais ou menos homogêneos — e a proposição de atividades ainda mecânicas e repetitivas, aos moldes do trabalho nas fábricas.

Vivemos na era pós-industrial, em que a resolução de problemas complexos, o uso de ferramentas digitais e o modelo multidisciplinar imperam. Entretanto, ao contrário do que aconteceu nos séculos passados, a educação atual não acompanha os desafios dos nossos tempos.

A solução para atenuar esse descompasso não está apenas em utilizar tecnologias digitais nas aulas, mas em uma profunda mudança, que deve estar compassada pelas transformações tecnocientíficas do mundo atual para atender aos alunos que já nasceram imersos nessa realidade.

E-book gratuito: Gestão Escolar do Futuro. Material sobre soluções práticas para problemas atuais das escolas.

Era Digital e atendimento personalizado

A organização de pequenos grupos interdisciplinares por outros critérios (mais de competências do que unicamente de faixas etárias) pode ser o caminho para um acesso mais aprofundado aos alunos.

Há uma grande valorização do subjetivo, das identidades. Os bancos ostentam em propagandas seu atendimento “personalité”; na internet, as redes sociais são um dilúvio de perfis em que se verificam tentativas de se expor o que se é, ou o que se quer ser como indivíduo.

De acordo com essas transformações, o ensino na Era Digital deve estabelecer pontes entre essas subjetividades, em que o conhecimento possa transitar. Nesse sentido, o estabelecimento de conexões com os grupos escolares dentro e fora da escola deve ser fomentado por meio de meios digitais.

Como mediador, guia dos alunos nessas veredas, o professor deve coordenar e direcionar o aluno aos saberes e competências a ele necessárias.

Diálogo para a construção coletiva do conhecimento

O uso das redes para o diálogo, para o desenvolvimento da linguagem e da argumentação, com vistas ao despertar de uma nova percepção da coletividade, pode ser fomentado na escola. Entretanto, isso deve ser feito com o direcionamento correto, sempre objetivando o compartilhamento de ideias e conhecimentos.

Guia do professor organizado: e-book gratuito com dicas e ideias para ajudar na rotina escolar.

Sala de aula como local de troca

Dessa forma, em estudos orientados, o aluno pode explicitar o que aprendeu com seus acessos à rede e dialogar com os colegas que também pesquisaram o assunto predeterminado. Caberá ao professor mediar essa troca de informações e promover o aprofundando das discussões.

Práticas como essas possibilitam a construção do pensamento crítico coletivo por meio da interação dos discursos, do diálogo que produz conhecimento.

Segundo o CEO da Google, Eric Schmidt, a cada dois dias é gerado um volume de informação no planeta similar a um período que abrangeria o início da civilização até o ano de 2003. Diante dessa realidade, talvez o papel da escola no século 21 seja o de fornecer cartografias e rotas de desbravamento para os alunos navegantes nesse mar de informações.

Agora que você viu os principais desafios de ensinar na Era Digital, conheça 6 motivos para aderir às tecnologias na gestão escolar.

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    One thought on “Entenda quais são os desafios de ensinar na Era Digital

    1. Fabricio Calvete Campos disse:

      Foi uma experiência incrível visitar o seu site! A qualidade do conteúdo é excepcional e a apresentação é de tirar o fôlego. Parabéns pelo trabalho realizado, é notável o esforço e a dedicação em oferecer um serviço de excelência aos usuários. Com certeza retornarei em breve para aproveitar mais desse universo de informações tão valiosas. Obrigado pela oportunidade de navegar em um ambiente tão agradável e enriquecedor!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *