2 min de leitura

6 vantagens de oferecer reforço escolar

Embora nosso sistema escolar tenha metas globais a serem atingidas, as instituições devem sempre lembrar de que cada indivíduo tem uma personalidade. Partindo dessa premissa, é possível destacar uma série de benefícios que o reforço escolar pode oferecer quando falamos em educação de qualidade para os alunos.

No sentido de oferecer maior suporte para os estudantes, sanando suas dificuldades e possibilitando o avanço nos resultados estudantis de maneira leve, o reforço escolar pode apresentar incontáveis vantagens para a melhoria do processo de aprendizagem dos alunos.

Neste post, separamos 6 vantagens do reforço escolar que você precisa conhecer. Fique com a gente e descubra agora mesmo!

1. Oferecer diferentes métodos de aprendizado

O reforço escolar se mostra como a oportunidade dos alunos estudarem a partir de métodos diferentes dos adotados costumeiramente.

Participando de um grupo menor, tendo maior atenção do professor, os estudantes poderão descobrir quais formas de estudo melhor se aplicam a eles, seja fazendo resumos, praticando exercícios ou lendo em voz alta.

Com a orientação do professor, ele vai identificar mais facilmente qual método melhor se encaixa no seu processo de aprendizado.

2. Promover o desenvolvimento da autoconfiança intelectual

Com o reforço escolar, muitas dificuldades são eliminadas e assim, os alunos desenvolvem maior autoconfiança. Com a chegada dos resultados positivos, as barreiras se tornam menos ameaçadoras e os estudantes se sentem mais aptos para superar quaisquer desafios.

E-book gratuito: BNCC - Tudo para você entender o futuro da educação no Brasil. Clique aqui para baixar agora.

3. Motivar os alunos a atingirem o máximo do seu potencial

Os educandos participantes do reforço escolar demonstram muitos avanços durante a aprendizagem. Muito disso se deve ao fato de poderem contar com a atenção total do professor. Isso faz toda a diferença no desenvolvimento intelectual do aluno.

4. Permitir que os alunos aprendam de acordo com seu próprio ritmo

Uma vez que assumimos a premissa de que nenhum indivíduo é idêntico a outro, também devemos assumir o mesmo sobre o ritmo de aprendizado de cada estudante.

Algumas turmas de alunos demonstram certas defasagens nos processos de desenvolvimento intelectual: alguns alunos têm maior habilidade para aprender inglês e gramática, enquanto outros apresentam maior facilidade com matemática e ciências, por exemplo.

Para suprir tais desníveis, o reforço escolar pode ser um grande aliado. O tratamento individualizado pode atender com maior atenção às necessidades específicas dos estudantes.

E-book gratuito: entenda qual a proposta, o objetivo, quais dados são coletados e qual a importância do Censo Escolar.

5. Possibilitar que os alunos aprendam dentro de um método de ensino ideal

Uma das principais vantagens oferecidas pelo reforço escolar é que ele promove o respeito das diferenças. Por exemplo, vejamos uma criança com déficit de atenção: ela precisará de mais cuidado e de uma abordagem mais próxima dos professores.

Assim, ela poderá aprender dentro de um método de ensino que seja cabível e adequado para as suas necessidades.

6. Oferecer aulas mais leves e divertidas durante o reforço escolar

Para estudantes mais novos, uma aula de reforço escolar pode ser mais produtiva e até mesmo divertida. Como há poucos alunos na sala, a atenção aumenta e a bagunça diminui. Isso possibilita que o professor crie um espaço de aprendizado mais saudável, leve e que gere mais rendimento para os estudantes.

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo gratuito

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *