5 min de leitura

Escola acolhedora: entenda o que é e a importância para os alunos

Quais medidas são adotadas pela sua instituição para garantir o bem-estar dos alunos? Hoje, o papel do ensino vai muito além da educação formal e uma escola acolhedora pode ser fundamental na formação da criança e do jovem: um lugar onde eles possam se sentir respeitados e estimulados.

Por mais que o sistema de educação do país esteja defasado e exista insatisfação por grande parte dos estudantes, eles ainda buscam, muitas vezes, construir laços afetivos com a escola e essa relação pode ser determinante para o desenvolvimento psicossocial. Por isso, é essencial que a instituição esteja engajada na realidade social e afetiva do aluno tornando, assim, o ambiente escolar mais agradável e dinâmico.

Quer saber mais a respeito? Continue a leitura e transforme a sua escola!

Importância de a escola promover um ambiente acolhedor

A importância da escola na vida de uma criança ou adolescente vai muito além do ensino, mesmo que de forma não intencional. Muitas vezes, a instituição pode estar intimamente envolvida no crescimento e no desenvolvimento dos valores e princípios que seguirão uma pessoa durante toda a sua vida.

Sendo assim, o que esperar de um adulto que se formou em um ambiente de ensino totalmente desmotivador? Ao promover um local saudável e aberto, que acolhe e compreende o estudante em sua aprendizagem, a escola acolhedora não só garante ótimas condições de ensino e engajamento como também cumpre seu papel social.

Vantagens de desenvolver um ambiente acolhedor na sua escola

São muitos os benefícios que uma escola pode vivenciar — a curto e longo prazo — ao viabilizar uma cultura que proporciona experiências agradáveis aos seus educandos.

Mais do que uma doce lembrança da época de estudos, uma escola acolhedora fortalece relacionamentos, favorece o ensino e estimula melhorias na estrutura da educação. Saiba mais:

Cria vínculos afetivos

Quando a escola acolhe seus alunos com carinho, preocupando-se em manter um olhar individualizado sobre cada um, consequentemente ela conquista a confiança e a afeição deles.

Os vínculos afetivos surgem com os colegas, funcionários, diretor/diretora, professores e com quem mais estiver envolvido nesse ambiente. Isso é fundamental para o desenvolvimento social das crianças e para preservar a tranquilidade no espaço de estudos.

Torna os alunos mais engajados

Quando são acolhidos no ambiente escolar, os alunos tendem a ser menos tímidos, demonstram mais interesse pelo conteúdo e se sentem mais confortáveis para falar abertamente sobre suas impressões.

O engajamento é percebido na atenção que os estudantes passam a prestar nos ensinamentos do professor, na preocupação de contribuírem com as atividades escolares e estudantis, e, consequentemente, no rendimento das aulas e avaliações.

Guia do professor organizado: e-book gratuito com dicas e ideias para ajudar na rotina escolar.

Facilita o aprendizado

Uma coisa leva à outra: ao se sentirem acolhidos pela escola, os educandos naturalmente se engajam e isso facilita o aprendizado. Quando os alunos estão mais suscetíveis a se relacionarem com a escola e com os professores, também se abrem para assimilar o conteúdo.

Um ambiente acolhedor cria a sensação de segurança, o que é imprescindível para detectar possíveis transtornos ou dificuldades de aprendizagem, além de contribuir com a motivação e o alcance de bons resultados.

Incentiva o respeito aos professores

Muitos estudantes se tornam grandes amigos de seus professores. Normalmente, isso acontece porque a barreira entre eles é ultrapassada por meio da construção de um relacionamento que substitui a rigidez pela maleabilidade e alimenta o respeito mútuo.

Acredite: quando o aluno se sente amado, compreendido e respeitado, ele retribui.

Possibilita melhorias na escola

O processo de aproximar o aluno e de dar atenção ao que ele diz melhora o nível da educação, pois a escola terá algumas noções do que realmente está funcionando ou não dentro da sala de aula.

Além disso, um ambiente que acolhe o estudante tem a tomada de decisão facilitada, tendo em vista que essa iniciativa favorece o desenvolvimento de uma gestão escolar participativa, diminuindo o isolamento hierárquico.

Pilares de uma escola acolhedora

Quer aprender a tornar a sua escola mais acolhedora? Tenha atenção aos seguintes pontos:

Abrir-se ao diálogo com os alunos

Para entender o modelo de escola que os jovens desejam, a sua instituição deve estar aberta ao diálogo com os alunos.

Muitas escolas brasileiras ainda não consideram que os jovens têm poder real de escolha e visão para contribuir com a melhoria da educação. No entanto, esse é um pensamento muito errado.

Proporcionar um ambiente físico adequado

Um espaço escolar deve ser arejado, bem cuidado, decorado e equipado para atender às necessidades dos alunos. A escola precisa ter mesas, cadeiras, bebedouros e lousas.

Para tanto, o gestor deve aproveitar os recursos disponíveis, cuidando dos equipamentos e da infraestrutura da instituição. Também é necessário cuidar para que os alunos tenham as condições físicas adequadas para desenvolverem as atividades com qualidade — como zelar pela quadra de esportes, pelo pátio e demais áreas amplas onde ocorrem aulas ao ar livre.

Atualmente, enfrentamos os desafios de ensinar na era digital. Portanto, outro assunto que merece ser avaliado é a obtenção de recursos de qualidade. A sua escola pode, por exemplo, investir em recursos educacionais digitais para proporcionar uma experiência de ensino mais enriquecedora aos seus alunos. Transformando-a em uma escola acolhedora.

E-book gratuito: Gestão Escolar do Futuro. Material sobre soluções práticas para problemas atuais das escolas.

Envolver a comunidade no ambiente escolar

A escola precisa conhecer melhor os impactos que a educação traz para as pessoas ao redor. Não apenas para os pais, alunos e professores, mas para toda a comunidade da região.

Desse jeito, a instituição terá conhecimento dos interesses da população quanto ao ensino, tirará suas dúvidas e cumprirá o seu papel perante a sociedade, formando pessoas com caráter, valores e princípios que garantirão uma realidade melhor para todos.

Em suma, uma escola acolhedora oferece ao aluno o direito de ser ouvido e compreendido. Essa é uma ação poderosa se refletirmos sobre o potencial contido nos olhares dos estudantes. Afinal, a escola existe para eles, e nada mais justo do que torná-los parte das decisões.

Agora, você tem condições de tornar a sua escola mais acolhedora e contribuir para a melhoria do rendimento dos alunos, entre muitas outras vantagens. Falando nisso, o que acha de simplificar o trabalho do professor utilizando um método sustentável para registrar a frequência dos estudantes? Confira o que é diário escolar on-line e quais os seus benefícios!

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – sistema de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais.

Confira alguns destaques:

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *