3 min de leitura

Como evitar o excesso de faltas escolares?

Caso o problema com excesso de faltas não seja rotineiro na sua escola, considere-se um gestor de sorte. A ausência dos alunos costuma ser uma constante ao longo de todo o ano letivo, e combater o excesso de faltas escolares é um desafio para todo o corpo pedagógico.

Esses profissionais devem se dedicar para reduzir o problema, que pode arruinar todo o trabalho de um ano. Embora seja admitido que um estudante perca até 25% das aulas dadas por período, na prática, não é desejável que ele chegue nem perto desse percentual.

Não se trata apenas de considerar os prejuízos individuais para o aluno faltoso. A turma toda também perde conteúdo e dinamismo com as ausências, pois os professores acabam retomando o material já estudado em outra aula por conta de quem faltou. Com isso, as médias podem baixar, uma parte do grupo pode se desinteressar e uma turma com bom desempenho pode, em poucos meses, se converter em uma classe dispersa e com problemas disciplinares.

E, para auxiliar com esse desafio que está presente em muitas escolas, nós selecionamos três dicas certeiras para evitar o excesso de faltas escolares. Confira!

Aposte em ferramentas tecnológicas

Para evitar esse tipo de situação, é fundamental que a escola consiga identificar rapidamente se existem faltas excessivas em uma dada turma, em que época do ano elas acontecem, quais são os motivos alegados para as ausências e se as justificativas são reais.

Para isso, a observação dos professores é crucial, mas pode ser interessante contar também com um sistema de gestão escolar automatizado, que compute eletronicamente as faltas. Desse modo, coordenadores pedagógicos também ficarão atentos ao fenômeno.

 

Mantenha um canal de comunicação aberto

As faltas escolares excessivas devem ser investigadas com cuidado, porque podem revelar problemas no ambiente escolar — como o bullying, por exemplo. Extremamente comum, a prática de humilhação pública em função de características físicas ou traços de personalidade ainda é pouco denunciada pela vítima, que com frequência prefere se retirar do ambiente em que as agressões ocorrem.

Daí a importância de que professores, coordenadores pedagógicos e diretores manterem uma linha aberta de conversa com os alunos, seus familiares e/ou responsáveis, para revelar a situação e conseguir solucioná-la.

Estudantes com muitas faltas também podem estar enfrentando problemas familiares, como a separação dos pais, a necessidade de cuidar de um irmão menor ou crises financeiras que podem obrigá-los a trabalhar precocemente. Em todas essas situações, o suporte da escola, apoiando o aluno a retornar, pode ser um diferencial para um adulto com oportunidades.

Leia e aprenda sobre o tema:

 

Invista em bem-estar

Caso seja observado que as faltas acontecem mais no inverno ou no verão, pode ser um caminho de sucesso aumentar o conforto térmico no ambiente escolar.

O uso de ventilador ou ar-condicionado se torna uma boa estratégia. E, diante de doenças que realmente impeçam a presença do estudante, a escola precisa formular um programa que limite os danos à educação.

Leia também:

 

Procure driblar a falta de interesse

Na maioria dos casos, no entanto, o excesso de faltas escolares decorre do desinteresse. É por isso que diretores, coordenadores e professores devem buscar o caminho da interdisciplinaridade, a adoção de novas tecnologias na sala de aula e a aproximação entre o mundo dos estudantes com o conteúdo ensinado.

Aumentar o diálogo, a interação e criar uma rotina instigante para a conquista do conhecimento são propostas que ajudarão a evitar que seus alunos queiram estar fora da sala de aula.

Nos artigos indicados abaixo você encontra uma série de recursos educacionais gratuitos para tornar as aulas mais dinâmicas. Confira:

Redação e informática. Já pensou em unir conceitos da ciência de dados e língua portuguesa? Clique aqui e conheça a ferramenta gratuita que compara as similaridades e diferenças entre textos;

Ensino e jogos. As metodologias ativas de aprendizagem buscam desenvolver habilidades como colaboração, autonomia e protagonismo. Entenda como a gamificação pode deixar as as aulas mais dinâmicas e envolvendo; 

Geografia e Artes. Já pensou em ensinar conceitos da cartografia, história e artes visuais ao mesmo tempo? Encontramos um jogo online e gratuito que une conteúdo e diversão; 

Multiletramento digital. O uso ampliado das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e das mídias sociais, exige novas habilidades para compreender e produzir significados. Clique aqui e confira uma lista de recursos para trabalhar textos multimodais em sala de aula;

Matemática na prática. Já imaginou ensinar sobre gráficos e tabelas utilizando uma ferramenta de design gratuita? Leia nosso tutorial e entenda! 

 

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem! 

O i-Educar é um software livre que facilita a gestão escolar por meio dos dados e da tecnologia.

Blog da Portabilis

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e planos de aulas adaptados à BNCC. Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente?

Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação! 

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *