Sala de aula

Frequência on-line por meio de aplicativos: quais são as vantagens?

chamada-online-por-meio-de-apps-quais-sao-as-vantagens.jpeg

A tecnologia empregada como recurso de gestão em diversas áreas é um fator facilitador das rotinas de trabalho. Dispositivos mobile são cada vez mais utilizados como ferramentas decisivas no mundo corporativo.

O setor educacional também pode se valer dessas vantagens, por exemplo, em procedimentos rotineiros como as chamadas de alunos para conferir a presença nas aulas. Uma opção tecnológica para otimizar, sob vários aspectos, esse processo é a frequência on-line.

Neste post, vamos indicar as principais vantagens em se utilizar um aplicativo para realizar as chamadas durante as aulas. Confira!

A frequência on-line facilita a elaboração de políticas educacionais

Um controle informatizado da frequência escolar gera dados exatos, que podem ser convertidos em estatísticas e gráficos mais facilmente. Esses indicadores são capazes de nortear a elaboração de políticas mais eficientes contra a evasão escolar.

No plano individual, no trato com o aluno e com seus responsáveis, a instituição de ensino disporá de informações facilmente localizáveis e apuradas sobre questões relacionadas à disciplina ou infrequência de um aluno às aulas de determinado professor.

Dessa forma, a informatização, tanto no plano coletivo quanto no individual no trato com os alunos, auxilia na elaboração de estratégias educacionais mais eficientes.

Promove comunicação mais direta com os pais

Por meio do aplicativo para realização de chamadas, os pais poderão, em tempo real, saber se seus filhos efetivamente estão em sala de aula, evitando a possibilidade de que os mesmos saiam desacompanhados ou sem autorização. Por meio do app, quaisquer inconvenientes dessa natureza serão automaticamente informados aos responsáveis.

Otimiza a gestão de recursos em ambiente escolar

Por meio do uso desse tipo de app, é possível definir com exatidão o número de alunos presentes na escola. Por meio dessa informação, trabalhando-se com números acurados e não com estimativas, evita-se o desperdício de recursos referentes à alimentação escolar e de outros recursos em outras atividades planejadas para os alunos efetivamente presentes naquele dia letivo.

Facilita o trabalho do professor

Professores lotados em diversas instituições ainda utilizam o diário de papel. Nesse documento, anota-se à caneta dados dos alunos, tais como notas, frequência, anotações disciplinares, observações diversas, atividades avaliativas, etc.

Cada professor possui vários desses diários (antigas cadernetas), um para cada turma. O uso de aplicativos pode centralizar informações em apenas uma plataforma, eliminando a necessidade de tantos documentos de papel, os quais podem ser rasurados ou extraviados.

Dessa maneira, a chamada on-line, em um contexto de diário eletrônico, otimiza o tempo das aulas, o trabalho do professor e pode representar economia em impressão de documentos.

Permite a portabilidade no contexto atual

Por meio da utilização de dispositivos mobile, o mundo tornou-se o nosso ambiente de trabalho. Graças à portabilidade, é possível executar tarefas de trabalho em quaisquer ambientes providos de um sinal de internet.

A escola deve acompanhar esse importante avanço tecnológico para não ficar out to date com as tendências do mundo atual, até porque os alunos — crianças, adolescentes e jovens — são os mais fluentes nas linguagens da tecnologia.

Achou que essas informações sobre o uso da chamada on-line foram úteis? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0
Artigos relacionados
x_dicas_de_como_manter_os_alunos_interessados_na_aula.jpg.jpeg
4 dicas de como manter os alunos interessados na aula
Depositphotos_68992089_m-2015.jpg.jpeg
O que é interdisciplinaridade e por que adotar essa metodologia?
Depositphotos_54089075_m-2015_1.jpg.jpeg
Como lidar com o uso do celular dentro da sala de aula?
Share This