3 min de leitura

Merenda escolar: como fazer um bom gerenciamento?

O ato de educar exige muita responsabilidade e vai além das ações em sala de aula. As atividades de um gestor escolar, por exemplo, podem influenciar questões que envolvem diretamente a qualidade de vida do aluno, como é o caso da alimentação.

O gerenciamento da merenda escolar, nesse cenário, é de grande importância, principalmente quando o assunto é o ensino público, em que existem tantas informações desencontradas sobre o que é preciso fazer para melhorar as condições de educação no país.

Neste post, vamos falar aos gestores e diretores de escolas como é possível gerir, de forma eficiente, os recursos para a merenda escolar. E, por outro lado, vamos informar todos os interessados como auxiliar e fiscalizar a administração da escola. Acompanhe!

Ter foco na qualidade nutricional

Ao lado de uma formação cognitiva está a criação dos hábitos alimentares. É preciso uma dieta equilibrada, dando conta de todas as necessidades do organismo, para que se consiga assimilar o conteúdo durante o período das aulas.

Por isso, a qualidade nutricional deve ser o primeiro cuidado quando se faz o gerenciamento da merenda escolar. Cabe aqui pesquisar nas combinações mais saudáveis de nutrientes a fim de estabelecer um cardápio que atenda também a cada faixa etária.

O bom diretor de escola pública, então, desenhará maneiras de otimizar todo o processo e buscará auxílio de profissionais aptos para que haja eficiência na gestão.

Buscar que todos os alunos se alimentem

O gestor deverá supervisionar e controlar o cardápio oferecido, principalmente se a escola em que trabalha oferecer período de ensino integral. Deve também preocupar-se com a frequência dos alunos no refeitório, pois o jejum pode prejudicar tanto o aprendizado quanto gerar problemas sérios à saúde.

Isso pode ser feito por meio de controle das informações, seja do que será preparado — uma tabela com o cardápio da semana ou do mês, por exemplo — seja do que foi consumido — um relato sobre as quantidades preparadas e se houve sobras ou não.

Eliminar desperdícios

Com um bom controle do que realmente é preciso preparar para a merenda e um trabalho de conscientização dos alunos acerca de não deixarem de se alimentar, é possível detectar se houve algum desperdício. Dessa forma, o gestor pode unir esses a outros esforços para a sustentabilidade na escola, educando os alunos e os colaboradores para que não haja perda nos recursos da merenda escolar.

Envolver a comunidade no gerenciamento da merenda escolar

Várias notícias são veiculadas diariamente acerca das dificuldades em torno da merenda escolar. Contudo, o gestor pode tentar fazer o melhor trabalho possível, usando todos os recursos disponíveis segundo o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), por exemplo.

Para potencializar suas ações, é possível envolver toda a comunidade — pais, moradores próximos e os próprios alunos — em um trabalho de conscientização sobre a importância da alimentação.

Usar a tecnologia em favor da boa administração

Uma ótima solução é ter um registro automatizado de tudo o que ocorre durante essa gestão. Dessa forma, pode-se otimizar o trabalho para cumprir as exigências legais e as recomendações para a boa administração da merenda escolar.

Seguir as recomendações do PNAE

Entre os diversos itens dispostos pelo PNAE, informados no portal da FNDE, alguns itens devem ser seguidos para que se cumpra o necessário a fim de garantir a boa alimentação dos alunos. Por exemplo:

  • Manter um nutricionista como responsável técnico (RT).
  • Verificar se existem, na escola, pessoas com restrições alimentares.
  • Estabelecer um cardápio que atenda várias faixas etárias.
  • Valorizar questões regionais e produtores locais.
  • Ofertar ao menos 3 porções (200g) por semana de frutas e hortaliças.
  • Respeitar os limites para adquirir alimentos embutidos, enlatados, multiprocessados, ou qualquer item de baixo valor nutricional.
  • Haver uma rotina de planejamento, supervisão e verificação de todas as etapas, tudo devidamente coordenado pelo nutricionista RT.

Trabalhar de forma eficaz o gerenciamento da merenda escolar é uma oportunidade para educar não só as crianças, os adolescentes e os jovens que se alimentam na escola, mas toda a comunidade sobre a importância da alimentação.

Para saber mais sobre como conseguir recursos para a excelência da gestão da sua escola, conheça também os recursos que o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) oferece. Boa leitura!

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    One thought on “Merenda escolar: como fazer um bom gerenciamento?

    1. bruno disse:

      excelente exemplo !!!!!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *