3 min de leitura

Como otimizar as atividades na gestão da escola?

Otimizar as atividades da escola é um requisito para a boa gestão. Especialmente em escolas públicas que produzem um volume imenso de arquivos, desde documentações referentes à vida escolar dos alunos, dados funcionais e de RH, atas de reuniões de colegiado, de professores, documentos relacionados a leis e regulamentos do Ministério da Educação, entre diversos outros trâmites institucionais.

Por isso, é preciso elaborar estratégias e utilizar os recursos certos para que se possa otimizar efetivamente a administração de uma escola da rede pública.

Gestão eficiente de documentos no na administração escolar

A eficiência na gestão de arquivos agiliza processos internos da escola, protege a integridade da documentação e facilita a tomada de decisões, otimizando o tempo e o fluxo de trabalho da Secretaria e do RH.

Adotando procedimentos-padrão no manuseio do arquivo escolar, consequentemente cria-se um ambiente organizado em que tanto o atendimento ao público quanto os processos internos fluem com maior eficiência.

Os principais procedimentos de gestão de documentos a serem adotados são:

  • toda escola deve ter seu manual para o sistema de organização de arquivos adotado e, por conseguinte, deve educar os funcionários da administração para manusear os arquivos conforme as premissas estabelecidas nesse documento;
  • deve-se primar pela setorização dos arquivos. Dessa maneira, cada funcionário, fornecedor (orçamentos e notas), inspetor escolar, projeto institucional devem ser discriminadas sob critérios organizacionais objetivos;
  • a criação de subpastas dentro de cada categoria otimiza essa lógica organizacional;
  • uma organização segundo critério de tempo deve ser priorizada, além das datas de criação de documentos, é razoável que se tenham registradas as alterações feitas nesses arquivos.

Como a documentação das escolas abarca tanto arquivos no papel quanto documentos e formulários digitais, a administração poderá lançar mão de recursos tecnológicos para otimizar a gestão desses documentos em ambos os formatos.

E-book gratuito: Gestão Escolar do Futuro. Material sobre soluções práticas para problemas atuais das escolas.

Como um software de gestão escolar pode otimizar as atividades da escola

Mediante essa enorme demanda por uma gestão escolar otimizada, a tecnologia deve ser o principal aliado nesse processo. Dessa forma, a escolha de um bom software de gestão faz-se primordial à eficiência e à dinamização do trabalho administrativo no âmbito escolar.

Atendendo a essa demanda, as ferramentas digitais facilitam processos de auditoria e aumentam a produtividade, otimizando a rotina e trabalho e potencializando a proteção aos arquivos. Mas de que maneira isso se realiza?

Um software eficiente de gestão escolar possibilita maior grau de automatização na geração de relatórios e emissão de documentos. Relatórios de desempenho e frequência dos alunos, diário dos professores, boletins e diversos outros documentos passam a ser emitidos pela secretaria de forma mais fluída. O que contribui para a imagem da escola e de sua administração frente aos alunos, pais e Secretaria de Educação.

Outra grande vantagem é a possibilidade real de se criar um sistema único para a gestão escolar, evitando a fragmentação e a dispersão de informações, as quais passam a ser facilmente localizáveis sempre que necessário.

Escolas da rede pública também têm seu aspecto empresarial, operações financeiras precisam ser registradas e administradas o tempo todo. Transparência e eficiência no manejo dos recursos é essencial para o sucesso da gestão.

Para isso, um bom software de gestão possibilita maior controle de gastos e emissão de comprovantes, o que facilita muito o processo administrativo da escola.

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos.

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time!

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *