5 min de leitura

Como organizar a Semana Pedagógica? Confira!

A Semana Pedagógica é um evento de grande importância no contexto escolar. Nessa oportunidade, a equipe da direção e o corpo docente da escola trabalham lado a lado nas atividades de planejamento do ano letivo que se inicia.

Nesse momento, é preciso se atentar às formas mais democráticas de interação entre esses profissionais, com o objetivo de obter sucesso em mais uma empreitada educacional.

Pensando nisso, neste post, indicamos ao gestor escolar, algumas coordenadas fundamentais para o sucesso da Semana Pedagógica em sua escola.

O que é a Semana Pedagógica?

Trata-se da oportunidade dos gestores e da equipe escolar se reunirem durante a primeira semana para planejar os 200 dias subsequentes desse mesmo ano letivo. Além disso, também é discutida a revisão do Projeto Político-Pedagógico da escola, o PPP, com a participação de todos.

Outro objetivo das atividades desenvolvidas durante a Semana Pedagógica é receber os novos professores, integrando-os e deixando-os à par da cultura da escola. Nessa ocasião, a equipe pedagógica orienta esses profissionais acerca das especificidades das turmas com as quais eles trabalharão.

A semana deve ser previamente planejada, seguir um cronograma predeterminado e, principalmente, seus resultados precisam ser mensurados ao longo do ano letivo.

O que fazer em cada dia da Semana Pedagógica?

Primeiro dia

No primeiro dia, deve ocorrer a recepção, com calorosas boas-vindas e as devidas apresentações. Também cabe na programação para o primeiro dia, dar um panorama que seja o mais fiel possível sobre contexto socioeducativo no qual a escola se insere, informando sobre a comunidade, os entornos da escola, bem como sobre o perfil das famílias que a instituição atende.

Outro objetivo para o primeiro dia, é deixar claro as normas disciplinares e administrativas praticadas na escola. Bem como apresentar a rotina e os recursos disponíveis.

Convém entregar cópias do PPP da escola nesse primeiro momento, para que os novatos possam se aprofundar um pouco mais nas informações sobre a cultura da escola. Em seguida, apresente os dados de diagnósticos internos e externos, e os resultados da escola em avaliações, como o ENADE, e outras, que medem as competências educacionais que precisam ser solidificadas pelos alunos.

Nesse primeiro momento não se deve esquecer de entregar um cronograma da Semana Pedagógica. Também quando houver projetos institucionais em curso, é importante apresentá-los e mostrar seus resultados à equipe nessa oportunidade.

Segundo dia

No segundo dia, apresente o calendário escolar e exponha a grade com os horários de todos os professores. Os funcionários da zeladoria, do administrativo e da cantina também devem ser informados de seus horários e de maiores detalhes sobre suas rotinas de trabalho.

Será no segundo dia, a oportunidade para os professores apresentarem, em reunião, suas experiências com projetos institucionais, na própria escola e em outras, discutindo resultados e tendo novas ideias sobre os projetos, já em andamento, e registrando as decisões tomadas no PPP.

E-book gratuito: Gestão Escolar do Futuro. Material sobre soluções práticas para problemas atuais das escolas.

Terceiro dia

Nesta ocasião, os professores novos deverão conhecer quais são as turmas que estarão sob sua responsabilidade. Assim, os coordenadores pedagógicos deverão apresentar a eles as informações sobre o desempenho e a aprendizagem dos alunos que compõem essas turmas que foram registrados pelos docentes nos anos anteriores.

Os professores antigos das turmas podem ajudar os novatos com sua experiência, explicando a eles o perfil dos alunos. Essa é uma boa forma de integração de toda a equipe docente.

Quarto dia

O quarto dia deve ser destinado à elaboração dos Planos de Ensino de cada disciplina e séries pelos seus respectivos professores. Sempre ancorados nas diretrizes predefinidas no PPP da instituição, esses documentos devem abarcar as sequências didáticas em linha com a matriz curricular para cada ano.

Para viabilizar esse processo de elaboração, o diretor deve disponibilizar a sala de informática da escola aos professores. Para garantir a orquestração dos planos de ensino para cada etapa, reunindo os professores por série e por disciplina acompanhando cada grupo com o auxílio do pessoal da coordenação pedagógica.

Guia do professor organizado: e-book gratuito com dicas e ideias para ajudar na rotina escolar.

Quinto dia

No quinto dia, os planos de ensino elaborados pelos professores devem ser expostos e discutidos em reuniões com vistas à unidade e coerência do currículo praticado na escola. Neste último dia, você pode planejar a recepção de seus alunos, além de avaliar o andamento das atividades que foram desenvolvidas durante a Semana Pedagógica.

Como culminância, organize uma reunião em que todos possam expressar seus pontos de vista sobre as atividades da Semana Pedagógica, dando sugestões para a melhoria do evento nos próximos anos. É também de suma importância determinar um prazo para que os professores entreguem versões definitivas de seus Planos de Ensino.

Como as ferramentas tecnológicas podem ajudar no processo de organização?

O uso de ferramentas tecnológicas deve servir ao propósito de otimizar tarefas como a tão temida elaboração do quadro de horário dos professores. Além disso, o uso de tecnologia multimídia para exibição de imagens, sons e textos pode ajudar a criar um ambiente de reuniões em que o foco não seja perdido.

Essa costuma ser uma tarefa muito complicada, pois raramente um professor trabalha apenas em uma escola e isso acaba atrapalhando o encaixe dos horários. No entanto, essa e outras demandas que costumavam demorar meses podem ser feitas de forma bem rápida e descomplicada por meio do uso de softwares. Há no mercado diversas ferramentas digitais que podem servir para a montagem do quadro de horários da escola. Faça uso delas.

Uma dica para otimizar o planejamento da Semana Pedagógica da sua escola seria descentralizar o trabalho. Não deixe de buscar ajuda de seus colaboradores do setor pedagógico e administrativo: saiba delegar tarefas.

Não se esqueça também de fazer a revisão e o registro de tudo que foi alterado durante as reuniões. As deliberações da Semana Pedagógica serão a base para o ano letivo em questão e devem ser constantemente revisitadas em reuniões ao longo desse período. Por isso, atualize os documentos no computador e certifique-se de que seu acesso seja facilitado para as constantes consultas durante as próximas reuniões.

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *