2 min de leitura

Missão: qual é a sua?

Quando um novo ano está iminente, costumamos usar a “virada do ano” para renovar nossos votos de um ano melhor, de mais esperança, realizações, não é mesmo?

O problema é que muitas coisas das quais nos comprometemos acabam virando fábula, pois até começamos o novo ano engajados e comprometidos com nossos objetivos, mas o dia a dia acaba drenando nossas energias fazendo perdermos o foco dos compromissos que fizemos.

Se você quer chegar em algum lugar, primeiro precisa definir qual

Acredito que os maiores desafios com planejamento para todas as pessoas e organizações sejam dois:

  • Definição dos objetivos com um propósito;
  • Disciplina para manter o foco nestes objetivos.

Este artigo não tem como objetivo explicar para você como desenvolver um planejamento pessoal ou empresarial – ou até mesmo definir uma missão – mas sim compartilhar o que aprendemos na empresa sobre isto.

Este ano na Portabilis discutimos sobre missão, visão e valores da empresa em modelo bottom-up, ou seja, chamamos todos da empresa para pensar e discutir sobre isto juntos. O resultado foi surpreendente: o que antes era um sonho na cabeça dos sócios-fundadores se materializou em um propósito comum, tornando consciente e transparente para todos onde queremos chegar e como faremos para chegar lá.

O mais incrível deste processo foi que o assunto fez todos na empresa refletirem também sobre os seus objetivos pessoais e profissionais e a partir disto, se engajarem ainda mais com a missão do negócio, ao sentirem mais alinhados com os objetivos da organização.

BÔNUS: talk sobre missão e propósito de vida

O aprendizado sobre este tema tornou-se uma talk, que você pode assistir a seguir, acompanhando também com os slides. Nela falo como definimos a missão, visão e valores da empresa e como as mesmas ferramentas podem ser usadas para definir também a sua missão de vida, ou seja, o seu propósito de vida.

Espero que este material possa ajudar você a refletir sobre a missão da sua organização e o mais importante, refletir sobre qual é a sua missão nesta vida. Vamos lá?

Link para os slides: http://pt.slideshare.net/giustin/talk-misso-qual-a-sua-131-ago-do-cejesc
Links para a talk no YouTube: http://youtube.com/watch?v=r7G-a9185Kc

Se você gostou, não deixe compartilhar com quem você acredita que esteja precisando também definir uma missão e um propósito de vida para ser mais feliz e realizado. 🙂

O texto acima é de autoria de Tiago Giusti, que compartilha conosco aqui seus aprendizados e experiências como empreendedor.

 

Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    One thought on “Missão: qual é a sua?

    1. Célia Regina disse:

      É, mais um ano que se foi e outro novinho que inicia.Muitas expectativas.Novos planos,novas metas.Todavia,já é sabido que não importa um ano novo se você fizer tudo igualzinho ao que passou.É preciso deletar as velhas lembranças e apagar da memória tudo que não deu certo.É preciso planejar mais uma vez,traçar novas metas e fazer acontecer,permitindo-se a motivação, acreditando e persistindo naquilo que se decide realizar.Eu particularmente sou motivada por Deus,que me impulsiona a seguir dia após dia, na profissão que escolhi.
      Sou movida pelo sacrifício e pelo desafio aquilo que amo e que decidi fazer.
      É gratificante pra mim ver a alegria no rosto do meu aluno ao pronunciar a primeira palavra.
      Sinto-me agradecida também pela parceria, companheirismo e experiências compartilhadas com as colegas de trabalho.
      Sinto-me motivada ao saber que no final de cada mês posso ir ao banco e receber o meu salário dignamente.
      Sabe o que mais me motiva? É saber que mesmo morando no país que amo e não tendo o reconhecimento merecido pelo meu trabalho como deveria,posso fazer a diferença na vida de uma criança. Amo o que faço e faço com amor.Sei que sozinha não consigo, mas,tenho plena convicção de que juntos podemos mais.
      Então,por um ano com menos promessas e mais atitudes,que possamos levantar a mesma bandeira e vestirmos juntos a mesma camisa.
      Bjão gente linda!!!…………. 😉😊.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *