Gestão escolar

Missão: qual é a sua?

ano-novo-fabula-portabilis

Quando um novo ano está iminente, costumamos usar a “virada do ano” para renovar nossos votos de um ano melhor, de mais esperança, realizações, não é mesmo?

O problema é que muitas coisas das quais nos comprometemos acabam virando fábula, pois até começamos o novo ano engajados e comprometidos com nossos objetivos, mas o dia a dia acaba drenando nossas energias fazendo perdermos o foco dos compromissos que fizemos.

Se você quer chegar em algum lugar, primeiro precisa definir qual

Acredito que os maiores desafios com planejamento para todas as pessoas e organizações sejam dois:

  • Definição dos objetivos com um propósito;

  • Disciplina para manter o foco nestes objetivos.

Este artigo não tem como objetivo explicar para você como desenvolver um planejamento pessoal ou empresarial – ou até mesmo definir uma missão – mas sim compartilhar o que aprendemos na empresa sobre isto.

Este ano na Portabilis discutimos sobre missão, visão e valores da empresa em modelo bottom-up, ou seja, chamamos todos da empresa para pensar e discutir sobre isto juntos. O resultado foi surpreendente: o que antes era um sonho na cabeça dos sócios-fundadores se materializou em um propósito comum, tornando consciente e transparente para todos onde queremos chegar e como faremos para chegar lá. 

O mais incrível deste processo foi que o assunto fez todos na empresa refletirem também sobre os seus objetivos pessoais e profissionais e a partir disto, se engajarem ainda mais com a missão do negócio, ao sentirem mais alinhados com os objetivos da organização.

BÔNUS: talk sobre missão e propósito de vida

O aprendizado sobre este tema tornou-se uma talk, que você pode assistir a seguir, acompanhando também com os slides. Nela falo como definimos a missão, visão e valores da empresa e como as mesmas ferramentas podem ser usadas para definir também a sua missão de vida, ou seja, o seu propósito de vida.

Espero que este material possa ajudar você a refletir sobre a missão da sua organização e o mais importante, refletir sobre qual é a sua missão nesta vida. Vamos lá?

Link para os slides: http://pt.slideshare.net/giustin/talk-misso-qual-a-sua-131-ago-do-cejesc
Links para a talk no YouTube: https://youtu.be/r7G-a9185Kc

Se você gostou, não deixe compartilhar com quem você acredita que esteja precisando também definir uma missão e um propósito de vida para ser mais feliz e realizado. 🙂

O texto acima é de autoria de Tiago Giusti, que compartilha conosco aqui seus aprendizados e experiências como empreendedor.

 

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn9
Artigos relacionados
3 estratégias para combater a evasão escolar
3 estratégias para combater a evasão escolar
img-blog-censo-escolar
A importância do Censo Escolar para a educação do país
16.jpg.jpeg
Professores que faltam muito: o que fazer?
Share This