3 min de leitura

6 dicas para otimizar o tempo dos professores

As atividades de um professor vão além das horas em sala de aula. Todos os dias as tarefas envolvem atividades extraclasse, como a correção de avaliações, a preparação das aulas seguintes, dentre outras. Nesse contexto, é extremamente necessário otimizar o tempo de professores.

Separamos, neste post, 6 dicas de gestão do tempo para docentes. Confira!

1. Faça o planejamento das aulas

A melhor maneira de garantir que o tempo das aulas seja muito bem aproveitado é planejando-as com antecedência. Isso inclui todos os detalhes da aula, desde a impressão de material a ser distribuído até o estabelecimento do conteúdo que será estudado no dia.

Com esse planejamento, será possível ensinar tudo o que se deseja naquele dia, permitindo que haja tempo restante para perguntas dos alunos, bem como para eventuais problemas com materiais ou espaço físico.

2. Disponibilize material de forma eletrônica para os alunos

Todos ganham com a postagem de conteúdo em plataformas on-line. Isso porque o professor deixa de precisar carregar todo o material para a sala de aula, como livros, pastas, etc. Por outro lado, os alunos terão acesso antecipado ao conteúdo, garantindo que cheguem na aula com algumas dúvidas formuladas e, talvez, com tarefas prontas.

Assim, você economiza o tempo em que estaria imprimindo material, distribuindo e explicando o que fazer. Cria-se, também, um registro do que você já passou para os alunos ou do que foi explicado com relação ao conteúdo, por exemplo.

Dependendo da ferramenta on-line, é possível fazer a correção das atividades dos alunos pela plataforma. Menos papel, menos tempo gasto organizando material.

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

3. Faça a chamada por ferramenta digital

Mais uma vez, a tecnologia pode ajudar muito nas atividades do professor. Existe a possibilidade de realização de chamada por meio on-line.

Esse tipo de chamada faz com que o papel não seja necessário e que os registros de faltas sejam feitos diretamente no sistema e computados automaticamente ao final do período letivo. Muito mais praticidade para o professor, bem como possibilidade de acompanhamento da frequência dos alunos pelos pais e responsáveis.

4. Controle as notas de avaliações pela internet

Com o controle das notas dos alunos por meio da internet, é possível que o professor abandone, finalmente, a calculadora para a verificação da média dos alunos. O tempo gasto com a soma de notas pode ser utilizado para outra coisa, considerando que o sistema faz tudo por conta própria, basta que seja lançada a nota de cada aluno em cada avaliação.

5. Separe um dia da semana para trabalhar até mais tarde

Se você conseguir ficar até um pouco mais tarde na quinta ou na sexta-feira para planejar as aulas da semana seguinte, você poupará tempo naquela semana.

Tirando esse dia para trabalhar até mais tarde, você também poderá finalizar eventuais pendências da semana. Assim, o seu final de semana vira um momento todo seu, sem preocupações com aquilo que ficou por fazer com relação às suas aulas.

E-book gratuito: entenda qual a proposta, o objetivo, quais dados são coletados e qual a importância do Censo Escolar.

6. Conheça ferramentas para otimizar o tempo dos professores

É importante conhecer as ferramentas disponíveis para gerenciar as atividades dos professores. Elas podem garantir um tempo extra, bem como a facilidade no manejo das tarefas.

Aliando a organização da rotina diária com os benefícios da tecnologia, você pode ter mais tempo para desempenhar suas atividades profissionais, mas também para aproveitar seus momentos livres realizando atividades culturais ou em família, ou simplesmente descansar.

Agende uma demonstração

Gostou das nossas dicas? A Portabilis tem uma ótima ferramenta para otimizar o tempo de professores. Que tal entrar em contato conosco?

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *