3 min de leitura

Professores que faltam muito: o que fazer?

A incidência de professores que faltam muito ao trabalho é mais comum do que imaginamos. O problema maior não são as faltas em si, afinal, eventualmente as pessoas têm imprevistos e não podem ir ao trabalho, e sim quando o professor não avisa à escola que não poderá trabalhar.

Em meio à rotina acelerada de uma escola, com horários rígidos e uma grade curricular inteira para cumprir, um professor faltar ao trabalho sem avisar significa deixar os diretores e alunos na mão, sendo eles pegos de surpresa. Para se ter uma noção da complexidade do tema, por dia, uma média de 12 mil professores faltam ao trabalho na rede estadual de São Paulo, que é a maior do país.

Mas, para esse problema, existem algumas soluções e prevenções, as quais falaremos a seguir. Quer saber como resolver a questão de professores que faltam muito? Então confira abaixo!

Por que professores faltam muito?

Assim como a necessidade de complementação de renda familiar é um dos motivos por trás das estatísticas da evasão escolar, há um fator importante que torna mais grave a constatação de que as faltas de professores são frequentes: a saúde desses profissionais.

Uma pesquisa feita pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) — com dados dos governos do Distrito Federal, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio Grande do Sul — aponta que a Secretaria de Educação desses estados é a pasta com maior número de servidores afastados por doença. No caso do DF, por exemplo, são 58% dos casos.

Um outro levantamento, publicado na revista da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em 2012, mostra os principais motivos de afastamento, nesta ordem:

  • Problemas respiratórios
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Nervosismo
  • Síndrome do pânico
  • Estresse

 

Há dezenas de outros motivos alegados por professores que faltam muito, como questões pessoais e familiares, além dos imprevistos.

E-book gratuito: entenda qual a proposta, o objetivo, quais dados são coletados e qual a importância do Censo Escolar.

Como prevenir o caos na escola?

Para que a falta de um professor não seja um problema que gere um caos na turma e, por consequência, na escola, é importante tomar algumas medidas preventivas para minimizar o transtorno:

Monitoria

Alunos que têm mais facilidade com uma determinada matéria podem tirar dúvidas pontuais dos seus colegas e corrigir exercícios.

Falta programada

Se o professor puder prever uma ausência futura, ele pode deixar parte da aula gravada em vídeo ou uma determinada atividade agendada para a duração daquela aula.

Substituição de atividades

Uma aula de história pode ser substituída por um filme que aborde um contexto histórico que está sendo estudado na disciplina; a de ciências, pode ocorrer no laboratório, com a presença de outro professor, e assim por diante.

Professor substituto

Vale considerar a ideia de ter um professor substituto — às vezes indicado pelo professor titular —, que poderá dar continuidade à matéria de maneira confiável e com qualidade. Sem falar que essa é uma boa oportunidade para ajudar os estudantes das habilitações de licenciatura nas universidades, podendo ser, esses alunos, os professores substitutos (e também monitores) fixos na escola.

Já considerou investir na gestão escolar?

Mais que uma falha na comunicação, a ausência recorrente de professores pode apontar para um problema maior: a falha na gestão escolar. Hoje em dia, empresas voltadas para a área de tecnologia para o ensino têm desenvolvido programas para auxiliar o diretor na gestão escolar.

Esses softwares, que funcionam on-line, ajudam o gestor a ter um controle maior do que acontece, tanto com os alunos quanto com os professores.

Optar por investir em uma gestão escolar modernizada diminui o gasto de tempo com atividades burocráticas, como a papelada que deve ser enviada aos órgãos superiores. Dessa maneira, é possível acompanhar com mais facilidade o índice de faltas e frequência dos docentes e, assim, identificar os motivos que levam determinado professor a faltar seguidas vezes.

Lembre-se: é muito importante que haja comunicação eficiente entre professores e direção, para que a comunidade escolar — principalmente os alunos — não fique prejudicada e nem seja atingida por esses imprevistos.

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo gratuito

Gostou do nosso artigo? Você tem alguma dica para minimizar o problema de professores que faltam muito ao trabalho? Deixe um comentário!

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *