4 min de leitura

Recursos educacionais digitais para sala de aula

Despertar o interesse dos alunos por meio de aulas interativas devidamente preparadas e incentivá-los na busca pelo aprendizado é algo que boa parte dos professores deseja, não é verdade?

É inegável que a Era Digital trouxe novas formas de enxergar o mundo, principalmente, com a rapidez com que as notícias transcorrem no dia a dia. Na educação isso também acontece, pois o avanço tecnológico também contribuiu para a evolução escolar.

Todo esse desenvolvimento da tecnologia é importante para quebrar certos paradigmas escolares e trazer uma nova perspectiva para os rumos do ensino. Você sabe dizer o que são os recursos educacionais digitais? Continue a leitura para saber mais e confira nossa lista de exemplos. 

O que são recursos educacionais digitais?

O conceito refere-se aos arquivos ou mídias digitais que estão disponíveis para domínio público ou possuem uma licença para uso livre ou aberta, com a finalidade de proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizado e pesquisa mais enriquecedora.

Essas ferramentas dão o suporte para que os professores possam preparar aulas com um conteúdo mais leve e direcionado às expectativas da Geração Z, os ditos “nativos digitais” do século XXI. Afinal, ao falar a linguagem deles, você estimula o pensamento crítico.

Ainda assim, antes de qualquer implementação no ambiente escolar, é imprescindível verificar se esses recursos estão de acordo com o propósito pedagógico da instituição de ensino, se promove formas efetivas de melhorar a avaliação dos alunos com conteúdo engajador, a infraestrutura do lugar e, naturalmente, se é de fácil manuseio.

Quais recursos educacionais digitais podem auxiliar nas aulas?

Antes de tudo, você deve identificar quais são os requisitos básicos em relação ao que pretende mostrar aos seus alunos por meio da tecnologia, quais conteúdos gostaria de apresentar e como isso fará a diferença na forma de aprendizado para que a matéria seja melhor assimilada e, consequentemente, influencie positivamente no desempenho da turma.

Confira, abaixo, 4 dicas de recursos tecnológicos que podem ser usados para deixar o ambiente de sala de aula muito mais agradável para aprender. 

1 –  Utilize recursos audiovisuais

Muitas vezes, devido à rotina corrida e às responsabilidades que a profissão acaba trazendo, fica complicado organizar um plano de aula adequado e estruturado para o dia seguinte, não é mesmo? Entretanto, utilizando-se de vídeos que possam embasar o que será explicado, você otimiza seu tempo em torno de pesquisas e poderá passar maior credibilidade acerca de um assunto aos alunos.

O YouTube e o Vimeo, por exemplo, são ferramentas muito utilizadas para exibição de vídeos, pois contam com acervos bem interessantes e diversos de canais e vídeos que facilitam a vida dos profissionais de educação.

A exibição de vídeos promove maior acessibilidade ao conteúdo e aumenta a interação entre os alunos, além de fomentar a criatividade e servir como ótimo material complementar para auxílio quando precisam estudar para as provas.

No canal do Espaço do Conhecimento, museu de ciência e cultura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), você encontra vídeos para utilizar nas aulas sobre biologia, geografia, artes e história. 

2 – Apresente sites

A internet é um meio inesgotável de informações das mais variadas possíveis. No entanto, é preciso filtrar aquilo que realmente será útil e agregador para a formação e desenvolvimento do aprendizado aos alunos nas escolas. 

Dependendo da disciplina lecionada, é possível aplicar em sala de aula algum site com uma proposta educacional atrativa para os alunos. Confira algumas sugestões por disciplina:

Artes

 

Português e Inglês

 

Ciências e matemática

A imagem mostra uma captura de tela da xposição virtual Entre Conchas: modos de vida nos sambaquis, disponível no site do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR. O fundo é cinza e mostra elementos circulares, com fotografias que representam tópicos da exposição: diversidade do meio, imaginário, instrumentos, sepultamentos, sambaquis do Paraná e dinâmicas sociais.

Conteúdo da exposição virtual Entre Conchas: modos de vida nos sambaquis, disponível no site do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR. Imagem: captura de tela, 2022.

História e Geografia

 

3 – Use jogos online

Esse recurso aumentará a interatividade entre os estudantes e trará para a sala de aula uma experiência lúdica e educativa com o intuito de manter a atenção, além de ensinar por meio dos desafios que os jogos empregam.

Vale ressaltar que os jogos online possuem inúmeros benefícios cognitivos e, ao estimular o cérebro, muitas sinapses e percepções diferentes são criadas. Conheça algumas plataformas com jogos educativos: 

 

A imagem mostra uma captura de tela do site do IBGE para crianças, no jogo: quebra-cabeça Mapas, à direita aparece a representação do estado do Rio de Janeiro, com a legenda e à esquerda o mapa do Brasil onde a peça deve ser encaixada corretamente.

No site IBGE para crianças há mapas interativos e jogos online que mesclam conhecimentos sobre História, Geografia e Biologia. Imagem: captura de tela, 2022.

4 – Ensine com o auxílio de aplicativos

O uso de aplicativos proporciona uma forma mais agregadora de aprendizado, além de possibilitar um aprofundamento sobre temas específicos. Muitos desses apps são disponibilizados para diferentes plataformas de uso, o que os torna bastante fáceis de usar. 

Como recurso de ensino, os apps podem ser inseridos para abordar conteúdos das disciplinas ou em projetos institucionais desenvolvidos no espaço escolar. Confira algumas opções gratuitas:

Librário – Museu das Minas e do Metal 

É um baralho da comunicação visual-motora que foi desenvolvido para promover a integração entre surdos e ouvintes, possibilitando a todos uma parte do vocabulário da libras (Língua Brasileira de Sinais), de uma forma dinâmica e divertida. 

O app disponibiliza dois modos de jogos, um vocabulário com 81 palavras e 81 vídeos educativos. Clique aqui e faça o download.

A imagem mostra a interface do app Librário, com cartas de um jogo que ensina Libras. O placa mostra o jogador 1 vencendo.

Jogo do app Librário, que ensina Libras. Imagem: divulgação.

Apps para sala de aula

Na galeria de aplicativos do site do Governo Federal há várias opções gratuitas para utilizar em sala de aula. Confira: 

 

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem! 

Conteúdo sobre Educação

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e planos de aulas adaptados à BNCC. Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação! 

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *