2 min de leitura

Afinal, existe uma sala de aula perfeita?

Aulas cuidadosamente planejadas, alunos interessados e professores engajados. Serão esses os fatores cruciais para uma sala de aula perfeita?

Entenda aqui como é possível se aproximar desse modelo ideal de ensino e confira os variados fatores existentes que contribuem para aulas de excelência. Continue a leitura e saiba mais!

A evolução do ensino nas escolas

O professor até poucos anos costumava ser a principal fonte de informação para seus alunos. Com o advento da tecnologia e a quantidade enorme de informação acessada de maneira simples e rápida, os alunos são estimulados continuamente pelo conhecimento disponível em rede, transformando o papel do professor em sala de aula.

Hoje, os grandes desafios do educador envolvem conciliar as informações disponíveis em diversos meios de comunicação, de forma a desenvolver nos alunos uma posição mais crítica em relação a essas informações.

Para isso é preciso inovar: modernizar as aulas, saindo do analógico e caminhando para o digital, de forma a manter o foco e a curiosidade dos alunos para que sintam apreço — e não obrigação — pelo aprendizado.

O papel da tecnologia na qualidade do ensino

A tecnologia, embora vista como inimiga por muitos educadores, pode e deve ser aliada na educação. É ela que influenciará em diversos outros aspectos importantes para aulas efetivamente proveitosas. Mas como?

O professor se torna um orientador

Com o auxílio da tecnologia, o professor consegue desempenhar sua função como coadjuvante — e não protagonista — ao ensinar. Ele desenvolverá o seu papel guiando seus alunos na busca pela informação de maneira adequada e efetiva.

Assim, é interessante que ele busque um planejamento de aulas que seja tão flexível — e que fuja do perfeccionismo — quanto as ferramentas tecnológicas, de forma a garantir seu propósito em sala de aula, o aprendizado.

As aulas se tornam mais dinâmicas

A tecnologia utilizada em sala de aula permite a estimulação do aluno de diversas maneiras: ele vê, ouve, lê, escreve, imagina, verbaliza e gesticula.

Sendo muito mais dinâmica, uma aula baseada na informação disponível por recursos tecnológicos consegue manter a curiosidade e interesse do aluno, permitindo maior consolidação da informação.

O ensino ultrapassa a sala de aula

O ensino efetivo, por sua vez, não está restrito à sala de aula. Ele deve contar com soluções que permitam a interação da escola com o aluno, com os pais e toda a comunidade escolar.

Ferramentas tecnológicas possibilitam aproximar todos esses elementos e, dessa maneira, aumentam a eficiência do ensino dentro e fora da sala de aula.

Os alunos conquistam maior autonomia

A tecnologia pode ser utilizada em qualquer ambiente: na escola, em casa, na rua, entre outros.

Por serem ferramentas mais atrativas para os jovens, elas permitem desenvolver a autonomia necessária para que cada um deles busque a informação sempre que desejar e nos canais mais indicados, fornecidos pela escola.

A sala de aula perfeita

O modelo ideal de ensino está baseado na interação entre o aluno, a escola e toda a comunidade escolar. Para uma aula de excelência, o professor precisa atrair a curiosidade dos alunos, ajudá-los a buscar a informação de qualidade de maneira independente e, para isso, é essencial o auxílio da tecnologia.

Os recursos tecnológicos é que dinamizarão as aulas, possibilitando maior interação entre a comunidade escolar e fazendo com que o professor atinja o seu objetivo: promover uma sala de aula perfeita.

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem!

O i-Educar é um software livre que facilita a gestão escolar por meio dos dados e da tecnologia. 

Blog da Portabilis

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e planos de aulas adaptados à BNCC. Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente?

Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação! 

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *