Gestão escolar

Quais os benefícios de um software de gestão escolar?

quais-os-beneficios-de-um-software-de-gestao-escolar.jpeg

Luzia é a diretora de uma escola. Seu maior desejo é promover a excelência educacional, mas muitas vezes ela se sente frustrada. Cuidar da apresentação e da conservação do espaço físico, da organização burocrática, liderar pessoas e administrar recursos financeiros, atender os pais e a comunidade faz com que ela tenha pouco tempo para promover a qualidade do ensino e a eficiência pedagógica. Porém, essa realidade está prestes a acabar: Luzia conheceu um novo software de gestão escolar.

Muitos gestores enfrentam a mesma realidade de Luzia e talvez se perguntem: como um software pode promover a melhoria da qualidade de ensino? Que benefícios ele pode trazer para os processos realizados e a priorização das ações realmente essenciais à excelência?

Se essas são as suas dúvidas, este post foi feito para você! Descubra como um software de gestão escolar facilita as tarefas do gestor e ajuda a promover a qualidade:

1. Reduz o tempo gasto em tarefas burocráticas

É necessário realizar tarefas burocráticas na gestão escolar. Afinal, todo o histórico do aluno precisa ser devidamente armazenado para documentar sua trajetória educacional, e dados sobre administração do pessoal e dos recursos são necessários para uma gestão transparente.

No entanto, esses processos consomem tempo. Os dados informados para a elaboração de um documento, quando não reunidos em um sistema eficiente, precisam ser digitados novamente ou adaptados para criar outros relatórios exigidos. Assim, parte considerável do tempo do gestor e do pessoal é desperdiçado nesse manejo de dados.

Um software de gestão eficiente registra os dados uma única vez para filtrá-los e organizá-los de acordo com o documento que precisa ser elaborado, poupando esforços e multiplicando o tempo útil disponibilizado para a realização de outras atividades.

2. Facilita a comunicação com os pais

Seja por falta de tempo ou por negligência, pode ser difícil trazer os responsáveis à escola. Assim, alguns pais passam o ano desinformados quanto à situação acadêmica dos seus filhos.

Softwares de gestão escolar facilitam essa comunicação, pois independentemente da presença física, os familiares têm acesso às informações on-line, permitindo a intervenção rápida e inibindo a alegação de falta de conhecimento da situação do aluno.

Além disso, em caso de atendimento presencial, o gestor e sua equipe podem acessar rapidamente a situação do aluno e seu histórico, o que possibilita uma intervenção mais personalizada e o aconselhamento apropriado à família.

3. Automatiza a informação de dados oficiais

Todos sabem da importância do Censo Escolar para a educação do país. Esses dados originam ações para promover a melhoria do ensino. Porém, o levantamento desses dados ocupa um tempo considerável da equipe escolar.

Mais uma vez, o software de gestão escolar pode simplificar essa tarefa. Em vez de elaborar um relatório a cada ano, esse tipo de sistema permite o aproveitamento das informações já registradas.

Alguns softwares conseguem ir além: por estarem integrados ao EDUCACENSO/INEP, eles disponibilizam essas informações ao governo em tempo real, dispensando a necessidade de organizá-los e digitá-los anualmente.

4. Promove economia e sustentabilidade

Por conter todos os dados on-line, que podem ser acessados a partir de computadores conectados à rede, diminui a necessidade de imprimir relatórios e mantê-los em pastas, economizando suprimentos de papelaria e preservando o meio ambiente.

5. Simplifica a análise de performance de alunos e professores

O fato de reduzir o tempo gasto em outras tarefas já seria suficiente para contribuir para a excelência pedagógica, mas os softwares de gestão escolar conseguem auxiliar de outras maneiras.

Esses sistemas conseguem sintetizar os dados sobre o rendimento dos alunos em tempo real, o que significa a possibilidade de avaliar também o desempenho dos professores.

Assim, sabendo quais são os docentes que obtém melhores resultados com as turmas, é possível criar espaço para o debate, descobrir quais soluções pedagógicas são mais eficientes para o perfil dos seus alunos e promover a adoção dessas práticas educacionais em prol de uma aprendizagem mais significativa.

Entendeu como um bom software de gestão escolar contribui para melhorar a eficiência da administração e promover a qualidade do ensino? Ainda tem dúvidas? Já experimentou algum software? Então não deixe de compartilhar sua experiência conosco por meio dos comentários!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0
Artigos relacionados
3 estratégias para combater a evasão escolar
3 estratégias para combater a evasão escolar
img-blog-censo-escolar
A importância do Censo Escolar para a educação do país
16.jpg.jpeg
Professores que faltam muito: o que fazer?
Share This