3 min de leitura

Tecnologias na gestão escolar: 6 motivos para aderir

Há tantas vantagens no uso da tecnologia na educação que enumerá-las fica difícil. Para exemplificar isso, podemos citar: melhorias na performance de alunos e professores, organização dos processos escolares, integração entre escola, diretores e Secretaria de Educação, dentre tantos outros.

Uma gestão escolar vai ser melhor quanto mais abrangente for o uso de dispositivos e aplicativos. Quer saber 6 ótimos motivos — dentre infinitas possibilidades — para aderir às novas tecnologias e utilizá-las na gestão escolar? Acompanhe!

1. Trazer o contexto de vida dos alunos para a escola

O aluno é o objetivo primeiro de qualquer gestão escolar. Todos os mecanismos e as regras que uma instituição de ensino adota devem tê-lo como centro.

E não há como negar que a internet potencializou uma mudança muito benéfica que já estava em curso antes dela: o aluno abandonou a posição passiva em que se encontrava e passou a ser o agente do seu próprio conhecimento.

E os “nativos tecnológicos” — como são chamadas as crianças e os adolescentes dessas novas gerações — estão muito mais dispostos a assumirem esse papel se a escola dialogar com algo que faz parte do seu dia a dia e os deslumbra: a tecnologia.

2. Padronizar os processos de gestão escolar

Com as novidades tecnológicas, fica muito fácil gerir as etapas do dia a dia escolar: notas, avaliações de desempenho, boletins de alunos e até relatórios sobre comportamento e questões familiares da vida deles. São informações que os professores precisam ter acesso e que ficaram muito mais fáceis de organizar.

A consequência é um alívio enorme para a direção, que passa a fazer um acompanhamento muito mais simples dessas etapas — além da Secretaria de Educação ter acesso a todos esses dados em tempo real.

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

3. Gerar indicadores de gestão escolar

Avaliar uma gestão escolar já foi uma tarefa árdua. Levantar informações, recolher avaliações e autoavaliações de alunos, professores, funcionários da secretaria e da biblioteca, por exemplo, tomava muito tempo e demandava muitos recursos.

Tudo isso, hoje, pode ser resolvido facilmente por um software ou uma plataforma. Seu único trabalho, como diretor, será lembrar todos os envolvidos de cadastrar as informações necessárias. A própria plataforma deixa os dados visíveis para todos.

4. Acompanhar turmas e alunos de forma mais dinâmica

Pais e professores valorizam muito um diretor que sabe o que se passa com cada aluno, individualmente. No fundo, existe uma certa expectativa quanto a isso.

Mas essa tarefa sempre foi dura de cumprir, principalmente com salas de aula cheias em que cada aluno demanda um reconhecimento da sua própria individualidade. Aplicações on-line podem centralizar todos os relatórios de professores e permitir que o diretor os acompanhe em tempo real.

E-book gratuito: entenda qual a proposta, o objetivo, quais dados são coletados e qual a importância do Censo Escolar.

5. Gerar economia de papel e outros materiais

E por falar em aplicativos de armazenamento em nuvem, eles são poderosos aliados para resolver um outro problema: o uso do papel.

Diretor, olhe ao seu redor agora: quanto de papel está à sua volta, nos seus escaninhos e nas gavetas, e que já poderiam ter se transformado em arquivos em um servidor remoto? Já passou da hora da sua escola começar a dar o exemplo de sustentabilidade que alunos precisam para acreditar na causa, não é mesmo?

6. Permitir que os pais acompanhem o desenvolvimento dos filhos

Qualquer escola acaba, em algum momento, passando por um atrito ou outro entre pais e professores. Cada lado tem seus motivos, o que não deixa de tornar a situação desagradável.

Que tal permitir que os pais acompanhem as notas em provas e trabalhos on-line durante todo o ano letivo, em vez de terem surpresas desagradáveis nas reuniões? Isso alinha o discurso deles ao dos professores em torno de um mesmo objetivo: uma educação melhor!

Para assumir o papel central no seu processo de ensino-aprendizagem, o aluno precisa assimilar não apenas conteúdo, mas toda uma lógica de autonomia. E, com a aplicação da tecnologia na educação, ele pode enxergar o processo como um todo. Afinal, autonomia é uma visão geral do que realmente importa!

E-book gratuito: BNCC - Tudo para você entender o futuro da educação no Brasil. Clique aqui para baixar agora.

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! 

Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, autonomia e educação? Siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn! E se você quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente, é só preencher o formulário abaixo e aguardar a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    One thought on “Tecnologias na gestão escolar: 6 motivos para aderir

    1. Rodrigo Lapenda disse:

      Deixo aqui uma dica sobre o software edukante, http://www.edukante.com
      É um software completamente online e com interessantes recursos.
      Pode ser utilizado por instituições de ensino no apoio da gestão escolar.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *