2 min de leitura

4 estratégias para motivar os professores

Powered by Rock Convert

Estudantes e professores são as principais engrenagens que movimentam uma escola. Porém, para que esse sistema se mantenha pleno é necessário saber motivar os professores.

O papel de um bom gestor escolar, é ficar por dentro de algumas estratégias de ensino, a fim de que as aulas continuem interessantes, afinal, o interesse dos alunos é fundamental para que eles melhorem o próprio desempenho.

A seguir, conheça quatro estratégias de gestão educacional essenciais para conservar a escola no caminho do alto rendimento!

1. Aplique dinâmicas motivacionais

Em um mundo cada vez mais moderno e tomado por uma série de tecnologias, ser professor do ensino fundamental tem sido um grande desafio.

O professor precisa aprender a lidar com essa constante mudança na sala aula. Contudo, essa necessidade de reinvenção contínua tende a cansá-lo e desestimulá-lo. E é aqui que entram as dinâmicas motivacionais!

Essas atividades são capazes de diminuir a carga de estresse e ansiedade, ao mesmo tempo em que aumentam a motivação para a preparação de planos de aula sintonizados com os anseios de cada turma.

2. Modernize a estrutura da sala de aula

Dentro da sala de aula, não pode faltar uma boa estrutura. Se possível, providencie projetores de vídeo para todas elas. Esses equipamentos são uma boa opção para variar a apresentação de determinados conteúdos.

Se o professor souber mesclar o uso do quadro com recursos de informática, os alunos permanecerão dispostos a aprender. Essa variação é importante para evitar a mesmice.

Por outro lado, estruturas físicas debilitadas e ultrapassadas contribuem para o crescimento do tédio na sala de aula. Com o passar do tempo, o professor perde a motivação e o foco, comprometendo aquele almejado sistema de ensino eficaz.

Powered by Rock Convert

Imagine a situação de um professor que tem boas ideias e se preocupa com a elaboração de um plano de aula realmente atrativo. Ao perceber que a escola em que trabalha não possui infraestrutura para aplicar aquele plano, o docente se frustrará.

Que tal aprender a otimizar tempo, recursos e fazer com o que os processos escolares sejam mais eficientes e gerem melhores resultados na qualidade da educação? Baixe nosso e-book GRÁTIS

ebook_gestao-01

3. Promova atualizações para motivar os professores

Por mais que, com frequência, haja um grande abismo entre as gerações, os docentes precisam permanecer atualizados com relação aos alunos. A busca por atualizações profissionais deve ser parte da vida do professor para que ele conheça novas formas de abordar o mesmo conteúdo, por exemplo.

Como gestor, você precisa avaliar o nível de eficiência das atuais metodologias de ensino e avaliação de alunos. Assim, será possível prever um possível desgaste de um determinado método.

4. Valorize os professores

Caso note a necessidade de mudanças, o ideal é que você as faça em conjunto com os professores para que eles se sintam como uma parte ativa e integrante da escola.

Esse simples convite valorizará os professores. Com a auto-estima lá em cima, eles se sentirão mais à vontade, confiantes e prontos para encarar diariamente uma turma lotada de novos aprendizes.

Ao adotar essas estratégias, você conseguirá motivar os professores e notará uma significativa melhora nos inter-relacionamentos que movem a escola. Professores estimulados ensinam e divertem alunos, que ficarão cada vez mais interessados e concentrados.

 

Se você gostou das estratégias para motivar os professores, deixe seu comentário aqui no post com suas dúvidas e considerações!

Powered by Rock Convert

Quer ficar por dentro das novidades?

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


Portabilis Tecnologia

A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.