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5 dicas para engajar os alunos na aula de História

 

Diante da quantidade de conteúdo que deve ser trabalhado na aula de História, o professor acaba se deparando com um impasse. Como dar conta de ensinar todos os temas e, ao mesmo tempo, engajar os alunos?

Muitas vezes, o uso de recursos audiovisuais não é o suficiente para despertar o interesse da garotada pelas aulas. Prender a atenção de todos para conseguir explicar o conteúdo, não é tarefa fácil. No fim do dia, o professor está cansado e desmotivado.

Os fatores que contribuem para a manutenção das aulas no formato tradicional são a sobrecarga de trabalho dos professores com atividades extracurriculares, rigidez das instituições de ensino para a inovação, falta de habilidade com os alunos e o medo de desafios.

Além disso, há a falta de recursos, na rede pública, para bancar mudanças significativas.

Levando em consideração todos esses limitadores, como tornar as aulas de História mais atrativas?

Haja criatividade, concorda? Por isso, separamos algumas ideias para ajudar você nesse desafio. Vale destacar que as ações propostas, abaixo, já foram aplicadas por outros professores e trouxeram excelentes resultados.

Como engajar os alunos na aula de História?

Além de criatividade, o apoio da direção e de outros professores são fundamentais para que esses novos projetos deem certo.

Procure, sempre que possível, relacionar os conteúdos à realidade dos alunos. Assim, o entendimento acontecerá de forma fluida. 

Da mesma forma, não se preocupe em sobrecarregá-los de informação, como nomes e datas que marcaram a história. É importante focar no desenvolvimento, conforme consta na BNCC, de capacidades dos alunos, como compreensão dos fatos e senso crítico. 

Para facilitar a aplicação das ideias a seguir, desenvolva pequenos projetos durante as aulas. Sempre associando o conteúdo à vivência dos alunos e trazendo ludicidade às atividades.

1- Proponha o uso de variadas fontes históricas

A responsabilidade do professor de História, além de ensinar o conteúdo dos livros didáticos, é desenvolver a consciência histórica dos alunos. 

Por isso, é importante que proponha pesquisas em diversas fontes. Conscientizando os educandos que, só assim, a história se torna confiável. Dessa forma, o professor estará desenvolvendo, também, a capacidade de reflexão dos alunos.

Você pode propor trabalhos como, criação de vídeos, paródias, jornais, recriação de fotos antigas ou contação de lendas. Na produção desses materiais, os alunos terão que utilizar fontes escritas, registros orais, fotografias, filmes, quadrinhos, dentre outras fontes relacionadas ao tema pesquisado.

Para isso, é desnecessário sair a campo. Existem portais como, o da Secretaria de Educação do Paraná e o da Biblioteca Nacional Digital, que disponibilizam, gratuitamente, uma série de documentos digitalizados.

2- Ensine a partir da data de aniversário dos alunos

A exemplo do projeto Jornal como Instrumento de Ensino na Sala de Recursos Multifuncionais, você pode ensinar História a partir do local de nascimento e data de aniversário dos alunos.

Peça para que pesquisem, em jornais, fotografias, livros e outras fontes, os acontecimentos que ocorreram no dia e na cidade (estado ou país) que nasceram.

Instrua os alunos a delimitarem a busca a, no máximo, três eventos, para que não percam o foco da pesquisa. Os temas podem ir desde política, economia até eventos sociais.

Depois disso, peça que comparem os fatos encontrados com os dias atuais. Essa etapa é importante para que associem o que aprenderam a suas realidades. E, também, para que valorizem suas origens.

Ao final do projeto, a pesquisa pode ser transcrita por meio de apresentações ou produções escritas.

Como muitos materiais são encontrados on-line ou no acervo da cidade, essa atividade é de fácil acesso e de baixo custo. O que facilita, e muito, o trabalho do professor.

3- Utilize jogos de tabuleiro para reconstruir identidades esquecidas

Vá além dos livros didáticos e aguce, nos alunos, a curiosidade para buscarem mais informações sobre a cultura dos povos que lhe deram origem.

Ao questionar sobre os jogos de tabuleiro que as pessoas mais conhecem, é comum que citem o xadrez e a dama. Acontece que os indígenas e africanos também criaram jogos semelhantes a esses. Porém, por mais que muitos de nós, brasileiros, somos descendentes desses povos, dificilmente, há menção a suas culturas.

Para trazer diversidade à aula e, também, reconstruir identidades esquecidas, ensine aos alunos os seguintes jogos:

  • Jogo da Onça: de origem indígena, propõe uma disputa entre dois jogadores. Um deles (a onça) deve capturar as peças do adversário (os cachorros). Sendo que este deve encurralar a onça e impedir que ela se movimente;
  • Jogos de Mancala: de origem africana, seu objetivo é a semeação e colheita de sementes. Sendo que, o jogador que finalizar com o maior número delas, vence.

A utilização desses jogos de tabuleiro, nas aulas, contribui para diversificar o olhar dos alunos e fazer com que rompam visões etnocêntricas e se sintam instigados a buscarem mais sobre sua identidade e território.

4- Promova uma competição de fantasias

Peça para que criem fantasias, associando a roupa à cultura de cada povo estudado. A ideia é que utilizem a criatividade para produzirem as vestimentas com materiais que já possuem ou que tenham baixo custo de aquisição.

Os alunos podem usar, por exemplo, lenços, retalhos de pano, EVA e até lençóis. Mas, devem se manter atentos aos detalhes para que não cometam anacronismos. 

Uma fantasia que representa o povo do Egito Antigo não pode ter, em sua composição, uma corrente em formato de cruz. E é justamente, esses pontos, que o professor deve avaliar na hora de dar a nota pelo trabalho.

5- Utilize jogos de passatempo

Uma forma de prender a atenção dos alunos é com jogos de passatempo. Eles exigem concentração e trazem um espírito de competição.

Proponha, por exemplo, uma cruzadinha sobre a história da Roma Antiga ou um caça-palavras sobre a Revolução Russa. Uma maneira tradicional mas, ao mesmo tempo, efetiva para engajar os alunos na aula de História.

 

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E então? Pronto para aplicar essas ideias nas suas aulas? Ou, se já utiliza algumas delas, quais os resultados que você consegue enxergar no aprendizado dos alunos? Conta para nós a sua experiência, será um prazer ouvi-lo!

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