2 min de leitura

5 dicas para montar planos de aula mais criativos

A aula tradicional, durante a qual o professor se vale apenas dos conteúdos para o processo de ensino-aprendizagem se completar, perde espaço. Em seu lugar, as aulas interativas e as abordagens criativas mostram-se muito mais eficientes na construção do conhecimento. Isso se dá em todas as etapas da vida escolar, mas ganha ainda maior relevância nos seus primeiros anos, visto que é nesse momento que os alunos devem ser despertados para o aprender.

Por isso, um plano de aula capaz de estimular e reter a atenção faz toda a diferença. E é essa a proposta deste post: elencar 5 sugestões para você, professor do ensino infantil e fundamental, elaborar planos de aula interessantes e atingir os objetivos em sala!

1. Use as inovações da tecnologia

A internet é uma grande aliada do professor em seus esforços para engajar os alunos e aumentar o nível de interesse pelas aulas. Encontramos na web, inclusive, plataformas digitais com conteúdos para “incrementar” as aulas, muitos deles oferecidos de forma gratuita.

Também em sites específicos e nas plataformas de compartilhamento de conteúdos educacionais é possível encontrar planos de aula já prontos, o que representa uma maneira de levar às suas turmas experiências que já deram certo em outras salas de aula.

Com isso, aumentam as chances de sucesso e diminui o tempo despendido na elaboração do plano de aula.

2. Trabalhe com currículo criativo

O currículo criativo se baseia na interatividade e se apoia também na interdisciplinaridade. Esse tipo de trabalho, desenvolvido com alunos do ensino infantil, leva à sala de aula elementos do dia a dia dos estudantes.

Para reforçar os temas ensinados, o currículo criativo utiliza jogos, brinquedos, pinturas e montagens. Além desses recursos, o método emprega objetos com os quais os alunos têm familiaridade, a fim de completar o processo de ensino-aprendizagem.

3. Estimule debates em sala

Debater eleva a capacidade de reflexão do aluno, fazendo-o pensar e instigando-o a argumentar. Esses já seriam excelentes motivos para levar o debate à sala de aula, mas incluí-los nos planos de aula traz ainda maiores benefícios: chama o aluno a participar e o convida a estudar.

Isso porque, para ter algo a dizer sobre o assunto debatido, será necessário que o aluno busque informações sobre o tema proposto, o que exige pesquisa e leitura.

4. Faça experimentos com a turma

Trabalhar experimentos é uma forma eficiente de despertar interesse e, ao mesmo tempo, conduzir o aluno entre as diversas áreas do conhecimento. E mais: um experimento simples, de fácil execução e entendimento, motiva a sala a aprender na prática. Assim, de forma natural, constrói-se saberes.

5. Inclua filmes nos planos de aula

Levar o filme à sala de aula torna o aprendizado mais atrativo e prazeroso. E como o conteúdo das mídias audiovisuais é praticamente irrestrito, já que há filmes abrangendo ampla diversidade de assuntos, esse recurso é útil para trabalhar uma quase infinidade de temas.

Essas possibilidades de ações criativas para incluir em planos de aula mostraram bons resultados pelo país afora. Em completo acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais — PCNs, representam práticas pedagógicas simples de adotar, principalmente por não exigirem grandes investimentos de tempo ou financeiros. Esperamos serem proveitosas a você, professor, em seu árduo trabalho de mediar os conhecimentos.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais!

Quer ficar por dentro das novidades?

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


Portabilis Tecnologia

A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.