4 min de leitura

5 ideias para utilizar em atividades de alfabetização

Ensinar a escrever e ler as primeiras palavras para os pequenos é um desafio e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade. Concorda? Escolher atividades de alfabetização que sejam efetivas e engajem todos os alunos da sala de aula, pode ser difícil. Por isso, trouxemos ideias rápidas e práticas para você aplicá-las imediatamente.

Antes de mais nada, é importante destacar que diante de uma série de fatores que ultrapassam os muros da escola, muitas crianças e adolescentes não aprendem o suficiente e acabam desistindo da escola antes de finalizarem o ensino básico.

Uma boa parcela dos que permanecem estudando, se formam mal sabendo ler, escrever ou interpretar pequenos textos. A dificuldade de aprender de alguns, decorre de aspectos sociais, outros de transtornos de aprendizagem ou, ainda, em função dos métodos tradicionais de ensino.

Sabemos que não cabe ao professor solucionar muitas dessas questões. Porém, como mediador do aprendizado, pode mudar sua forma de dar aula e fazer a diferença na vida de muitas crianças.

Planejar o processo da alfabetização e contextualizá-lo, trazendo significado para os alunos, são atitudes fundamentais para o sucesso do ensino.

Estratégias como, a utilização de materiais coloridos em atividade lúdicas ou situações de uso reais de leitura e escrita, atraem a atenção dos alunos e fazem com que a alfabetização ocorra de maneira fluida e divertida.

Se você, assim como a maioria dos professores brasileiros, se preocupa em colher bons frutos do seu trabalho, continue lendo esse texto e tenha boas ideias para aplicar em suas aulas.

Ideias de atividades de alfabetização

Você sabia que quando o professor utiliza recursos visuais, o aprendizado pode aumentar até 83%? Uma pesquisa americana fez o teste e comprovou a melhora através de estímulos, como a visão e a audição.

As ideias, abaixo, estimulam esses sentidos e podem ser produzidas tanto com materiais recicláveis (o planeta agradece), quanto com ferramentas tecnológicas (que agilizam a vida corrida do professor). 

1- Incentive os alunos a tocarem nas letras

Desenhar as letras no quadro e pedir para que repitam o som de cada uma delas é interessante, mas o aprendizado pode ter maior efeito, se trabalhado com maior interação.

A dica é você desenhar as letras, pode ser com EVA ou utilizando um software, e entregá-las aos alunos para que as toquem, seguindo setas projetadas, estrategicamente, no interior das letras.

Em seguida, peça que as desenhe, por exemplo, na areia do parquinho da escola. Ou ainda, você pode utilizar uma boneca e pedir para que colem letras impressas em curativos no corpo dela.

Essas práticas farão com que, além de aprenderem as letras, desenvolvam sua memória visual e motora.

2- Alfabetize com atividades divertidas

Identifique as atividades que seus alunos mais gostam, como brincar com massinhas ou pintar, e una o ensino das letras com essas brincadeiras.

Você pode, por exemplo, pedir para que preencham cada letra com canetas de colorir, retalhos, ou ainda, desenhá-las com massas de modelar.

Uma outra ideia é montar um livro com esses trabalhos e dar de presente aos pais no final do ano. 

3- Utilize imagens para facilitar o aprendizado

Lembra do estudo que citamos sobre utilizar recursos visuais e melhorar o aprendizado? Essas são ideias para ensinar palavras, associando imagens a elas:

  • Crie jogos de memória, em que os cartões terão uma imagem e seu nome descrito logo abaixo;
  • Com uma caixa de sapato, recortes de imagens e alguns gargalos e tampas de garrafa pet, monte um brinquedo interativo. Nele, as crianças montarão palavras correspondentes a cada imagem. Veja um exemplo:

Fonte: A arte de ensinar e aprender

  • Você também pode usar colheres transparentes e descartáveis para ensinar a ler. Em uma colher, cole a imagem e em outra, o nome do objeto. As crianças terão que juntar as colheres conforme sua correspondência.

 

4- Proporcione experiências positivas ao trabalhar com as palavras

Quando o professor ensina uma palavra, é importante que a trabalhe sílaba por sílaba, fixando o fonema de cada uma delas.

E, como inovar nesse caso?

Você pode:

  • Imprimir folhas A4 ou produzir cartazes com uma ou mais imagens, seguidas de espaços, correspondentes às sílabas que serão preenchidas pelos alunos para formar a palavra. Conforme esse exemplo:

 

Atividades de alfabetização.

Fonte: Canva Educação

  • Utilizar miolos de rolos de papel higiênico, colando um dentro do outro e fazendo com que a primeira sílaba seja fixa, sendo que, ao girar o rolo secundário, as demais sílabas formarão palavras diferentes;
  • As colheres descartáveis transparentes também podem ser utilizadas aqui. A diferença é que em vez de utilizar palavras e imagens, você deve escrever parte da palavra em uma colher e parte em outra. Ao colocar uma colher sob a outra, o aluno formará uma palavra.

 

5- Ensine a leitura de forma lúdica

Para praticar a leitura, faça um tabuleiro (pode ser em uma folha A4) que contenha uma tabela com os números e cores dos dados. A brincadeira consiste em jogar dois dados (um com números e outro com cores) e, conforme a combinação, o aluno deve ler a palavra correspondente no tabuleiro.

Veja:

Atividades de alfabetização: brincadeiras.

Fonte: Taise Agostini

Dica de ferramenta para produzir atividades sem perder tempo

A rotina do professor não é fácil. Tem que preparar aulas, ensinar, corrigir trabalhos e cumprir com as tarefas administrativas.

É difícil ter tempo para deixar a criatividade fluir e criar materiais para aplicar atividades lúdicas em sala de aula. Isso pode levar semanas até ficar pronto.

Ainda bem que a tecnologia existe. Se bem utilizada, faz você economizar tempo e, de bônus, desenvolver um trabalho de maior qualidade.

O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente on-line (não é necessário baixar nenhum programa). Na plataforma, você tem acesso a modelos prontos. Alguns, inclusive, foram preparados para as atividades citadas no texto.

O bacana é que, através da ferramenta, é possível adaptar esses materiais à realidade das suas aulas. O que você não consegue fazer quando baixa templates da internet. Além disso, as impressões das atividades de alfabetização serão de alta qualidade, contribuindo para um engajamento maior dos alunos.

Guia do professor organizado: e-book gratuito com dicas e ideias para ajudar na rotina escolar.

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem! 

Conteúdo gratuito

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC. Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação! 

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *