6 min de leitura

Conheça 5 professores inspiradores que transformaram vidas

Professores inspiradores têm a capacidade de mudar a vida de seus alunos, contribuindo para a transformação da realidade em que vivem e sendo, dessa maneira, verdadeiros agentes de profundas transformações sociais.

Muito além dos objetivos científicos e racionais, o professor é uma inspiração para seus alunos quando consegue não apenas promover o aprendizado, mas despertar consciências e formar cidadãos com potencial para melhorar as realidades em que se inserem.

Neste post, vamos elencar 5 educadores que estão fazendo história. Acompanhe!

1. Nancie Atwell

Formada em Língua Inglesa, a professora nova-iorquina começou a dar aulas para alunos da oitava série e logo notou que eles não se interessavam pela leitura e escrita. Incomodada com essa realidade, viu aí, um desafio e começou a pesquisar estratégias para engajar seus alunos nas atividades de língua inglesa.

Conheceu, então, o trabalho do pesquisador Donald Graves, da Universidade de New Hampshire, criador do Writing Workshop, método que dá aos estudantes a escolha de sobre o que gostariam de escrever. Nancie buscou, então, aperfeiçoar o método à sua maneira e obteve excelentes resultados com seus alunos.

Dessa forma, suas crianças passaram a ter escolha sobre o material de leitura e os temas da escrita. Assim, ela começou a ver que era possível despertar nos seus alunos o gosto genuíno pelo aprendizado apenas dando voz a seus anseios e preferências permitindo que se expressassem.

Nos anos 90, já residindo no estado de Maine, fundou o Center for Teaching and Learning (CTL), ou “Centro de Ensino e Aprendizagem”, uma instituição educacional sem fins lucrativos que acabou se tornando um grande laboratório para ela. Por meio das atividades desenvolvidas nesse espaço, Nancy foi percebendo que os métodos tradicionais de ensino precisavam ser reconfigurados.

No CTL, não há avaliação. Em vez disso, os educandos leem cerca de 40 livros por ano, são enturmados em classes pequenas, em que podem receber mais atenção do professor, e, principalmente, têm à disposição uma biblioteca em cada sala. Sabe o resultado disso? Uma taxa de 97% de aprovação em universidades. Fantástico, não?

Em entrevista ao The Guardian, jornal inglês, Nancy pontua que os professores inspiradores devem atuar de forma mais humanizada, sem o predomínio de métricas que só servem para os negócios, e não para a ciência de aprender e a arte de ensinar. Essa filosofia lhe rendeu o Global Teacher Prize, prêmio nobel da educação, e também ser um dos professores inspiradores mais revolucionários na década de 90 (e até agora).

2. Êda Luiz

Êda Luiz é uma educadora paulista diretora do CIEJA Campo Limpo, centro educacional dedicado ao EJA (Educação de Jovens e Adultos) de São Paulo (SP). Ela é pedagoga com especialização na atuação com jovens e adultos e, em sua gestão, tem promovido uma prática docente diferenciada, criando um espaço mais aberto e menos convencional para atender àqueles que tiveram que parar de estudar e regressaram à escola.

Sob a direção de Êda, o CIEJA funciona em três turnos e recebe alunos de perfis variados, de ex-dependentes químicos a senhoras de idade, sem contar com pessoas com graus variados de deficiências. Para atender a esse alunado tão heterogêneo, ela remodela o currículo adotado na instituição, que passa a acontecer em ciclos por áreas de conhecimento, ao invés de seguir um currículo seriado.

São dois ciclos:

  • Ciclo 1 — Pré-alfabetização
  • Ciclo 2 — Pós alfabetização

 

Dessa forma, o aluno não passa pelo problema de ficar desmotivado por reprovar diversas vezes as mesmas séries. Se ele tiver uma grande dificuldade, ficará por mais tempo no mesmo ciclo, antes de ser promovido. Isso garante que os alunos terão a base necessária para poder explorar outros assuntos, principalmente, os que são de seu interesse, já que as aulas no Ciclo 2 são baseadas nos temas mais pertinentes às vidas deles.

Êda é a alma do CIEJA. É ela quem fecha os portões, recebe alunos, aconselha e conversa com eles. Ela acredita no poder transformador da educação e faz disso o combustível para seguir em frente, e é o que faz dela um dos professores inspiradores dessa lista.

E-book gratuito: BNCC - Tudo para você entender o futuro da educação no Brasil. Clique aqui para baixar agora.

3. Salman Khan

Dos professores inspiradores estadunidenses, temos Salman Khan, que viu na tecnologia a ferramenta para educar. Tudo começou quando precisou ajudar uma prima de 12 anos a aprender matemática. Engenheiro e matemático de formação, quando precisou ajudar sua prima, ele começou a publicar seus vídeos no YouTube, para que ela pudesse assisti-los em Nova Orleans, onde estudava.

Esse foi o pontapé inicial. Logo, os vídeos de Salman foram ficando populares, tudo sem nenhum esforço de divulgação ou marketing. Em pouco tempo, conquistou uma audiência significativa no YouTube e decidiu fundar a Khan Academy, site que disponibiliza videoaulas gratuitas não apenas de matemática, mas de várias outras disciplinas.

O diferencial das aulas de Khan — e o que trouxe tantos acessos a seus vídeos — é a objetividade do seu enfoque. Cada aula tem duração de 15 minutos apenas, e sua explanação é revolucionária, pois consegue simplificar e dinamizar conteúdos complexos das ciências exatas, tornando-os mais acessíveis.

Hoje, o site conta com mais de duas mil aulas, e o português está entre os vários idiomas para os quais já há tradução. Dessa forma, Khan contribui para a democratização do acesso à educação em uma mídia que é mais focada no entretenimento. A tecnologia, para Khan, conforme explicou à Folha de São Paulo, permite que o aluno flexibilize seu tempo de aprendizado e aprenda, com os professores, a direcionar o seu próprio estudo.

Guia do professor organizado: e-book gratuito com dicas e ideias para ajudar na rotina escolar.

4. Guy Etienne

O educador haitiano está transformando a realidade de crianças e adolescentes em seu país. Atuando na escola Catts Pressoir, ele remodela a velha prática docente baseada em obediência e memorização, inserindo, em seu lugar, uma abordagem tecnológico-científica que busca colocar os alunos como empreendedores e inovadores.

Entre os resultados de seu método de ensino, estão várias contribuições de seus alunos, como o desenvolvimento de câmeras de vigilância para o governo haitiano, auxiliando na segurança das comunidades; o conserto de lâmpadas de semáforos; e a criação de padarias experimentais, gerenciadas pelos próprios alunos.

Guy acredita que o aprendizado na escola tenha que se reverter em benefício para as comunidades. Dessa maneira, incentiva seus alunos à inovação, e entra na lista de 5 professores inspiradores. Em entrevista ao Miami Herald, o educador afirma que é preciso desenvolver as mentes dos estudantes para o enfrentamento de desafios e para a busca de soluções criativas.

5. Aqeela Asifi

Ganhadora do Prêmio Nansen em 2015, Aqeela é uma professora paquistanesa que luta pela educação de meninas afegãs refugiadas que vivem em Kot Chandana, no Paquistão. Mesmo com grande escassez de recursos, a professora ajudou mais de mil meninas refugiadas a concluírem a educação primária. Esse esforço heroico a levou ainda a uma indicação, no ano seguinte, ao Global Teacher Prize.

O Paquistão recebe milhões de exilados de guerra afegãos. Essas pessoas vivem em campos de refugiados, em condições muito duras, fazendo com que meninas não fossem à escola. Aqeela chegou ao Paquistão nas mesmas condições, duas décadas atrás, e tem dedicado sua vida ao propósito de dar acesso à educação básica a essas crianças, que, assim como ela, tiveram que fugir de seu país.

O curso oferecido atende a essas meninas até os 13 anos de idade, o que corresponderia aos anos finais do ensino fundamental. Nas aulas, elas aprendem Urdu, Pashtu e Inglês, sem contar com as disciplinas como biologia, economia e matemática.

E aí, conseguimos renovar seus ânimos com o exemplo desses professores inspiradores? Se gostou deste conteúdo, não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais! Dessa forma, seus colegas também poderão conhecer todos esses exemplos incríveis de superação e amor ao ensino!

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – sistema de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *