3 min de leitura

6 dicas para construir um ambiente escolar saudável

Para que a criança tenha um desenvolvimento saudável, tanto físico quanto mental, um bom ambiente escolar é fundamental para o processo. Os gestores da instituição precisam promover um local saudável, em que os alunos tenham liberdade para interagir com professores, colegas de sala e funcionários.

Promovendo uma gestão saudável, com ideias criativas e maior contato com os alunos, é possível criar uma boa relação com os estudantes. Isso faz com que eles não vejam a escola como uma obrigação, mas como um momento de aprendizado e diversão. Entretanto, como melhorar não apenas o rendimento dos alunos, mas também o dos professores?

Muitas vezes o que pode faltar na cabeça do gestor é um pouco de criatividade para sair da zona de conforto. Dessa forma, trazer um ambiente diferenciado para a escola pode ser uma boa ferramenta para incentivar um maior contato com os alunos.

É sobre esse assunto que vamos falar agora. Confira as nossas dicas para construir um ambiente escolar saudável.

Faça planejamentos

Tudo deve começar com um bom planejamento. Você pode fazer uma pesquisa com pais e alunos para saber quais são os pontos fortes e fracos da sua instituição de acordo com eles. Essa pesquisa também deve abranger os funcionários que trabalham no local. Todos eles precisam ter voz e participação nas decisões finais para que se sintam parte do processo.

A partir da análise dos pontos fortes e fracos, é possível planejar, traçar objetivos e metas de curto e longo prazo. Isso facilitará o trabalho e também pode evitar que o recursos sejam investidos em algo que não gera muito retorno.

Promova debates sobre saúde

Como grande parte dos alunos de escolas públicas vem de famílias de baixa renda e que não tem acesso a serviços de saúde com qualidade, é preponderante que a instituição possa promover o debate desses assuntos entre os alunos.

Trabalhar com a prevenção é uma forma de evitar que crianças contraiam doenças que podem ser controladas — como a dengue, por exemplo. Esse tipo de trabalho evita, também, que os alunos faltem às aulas por conta de patologias simples.

Guia do professor organizado: e-book gratuito com dicas e ideias para ajudar na rotina escolar.

Estimule vários conhecimentos

Quando se trata de criança, é melhor criar formas de aprendizado nas quais elas precisem colocar a mão na massa.

Por exemplo: cozinhar é uma ótima maneira de aprender o sistema de medidas. Fazer brincadeiras como mímica e montar quebra-cabeças é uma boa estratégia para desenvolver o intelecto dos alunos sem gastar muito.

Desenvolva projetos para toda a comunidade

Faça com que as pessoas da rua, do bairro ou adjacências também participem de atividades escolares junto às crianças. Essa tática também ajuda a envolver os pais na vida dos filhos, o que, por consequência, acaba por melhorar o desempenho deles no ambiente escolar.

Uma boa tática é a implementação de atividades extracurriculares: aulas de artes, música, dança, esportes e culinária nas quais a comunidade possa participar, ensinando os alunos de forma voluntária.

Leia também:

 

A interação do aluno com a escola não depende apenas dos professores. O gestor precisa mostrar para os outros funcionários que todos ali são responsáveis por construir um lugar saudável. Todos precisam investir esforços para melhorar a interatividade do aluno com o local.

Avalie os resultados

É a partir dos resultados se sabemos se algo precisa melhorar ou não, se está ou não dentro do esperado. Portanto, colete esses dados para ter uma visão de como o ambiente escolar pode ser melhorado. Muitas vezes são necessárias poucas mudanças — que já fazem uma grande diferença.

Melhore as relações sociais entre os funcionários

Evite a formação de grupos restritos dentro do corpo de funcionários. Isso pode prejudicar o bom desenvolvimento do ambiente escolar.

Por isso, faça reuniões — não só administrativas, mas também encontros com mais descontração — nas quais os funcionários possam fazer críticas construtivas e debater alguns pontos importantes da gestão sem receios.

Gostou das nossas dicas a fim de promover a construção de um ambiente escolar mais saudável e proveitoso? Então não deixe de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos!

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo gratuito

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    One thought on “6 dicas para construir um ambiente escolar saudável

    1. Procedimentos metodológicos dos professores em sala de aula

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *