4 min de leitura

6 vantagens do acompanhamento pedagógico na educação básica

Powered by Rock Convert

Para compreender o processo de ensino-aprendizagem, é necessário considerar primeiramente que todos aprendem, mas no seu tempo, da sua maneira e de acordo com suas necessidades. Diante disso, o acompanhamento pedagógico é um grande aliado, que ajuda a compreender todas as etapas educacionais.

Também é importante destacar que existem formas de ensinar e aprender, ou seja, cada pessoa alcança as propostas pedagógicas conforme suas limitações e potencialidades.

Assim, ao considerar a complexidade que envolve esse contexto, o acompanhamento pedagógico se mostra essencial para alunos e visa facilitar e orientar todo o percurso traçado por eles, especialmente na educação básica, que demanda um olhar mais atencioso por atender crianças e adolescentes em formação.

Para informar você melhor sobre o assunto, preparamos este post e reunimos as principais vantagens desse atendimento aos estudantes. Ficou interessado em saber? Então, continue a leitura!

1. O acompanhamento pedagógico otimiza o desempenho dos alunos

Todos os alunos podem enfrentar dificuldades por diversos motivos durante a aprendizagem na educação básica. A função do acompanhamento pedagógico é perceber tudo que é manifestado por cada aluno e captar pistas do eles precisam. Assim, o acompanhamento pedagógico auxilia no processo de escolarização, ajuda a superar os principais desafios enfrentados pelos estudantes e também contribui para o melhor desempenho deles.

2. Aumenta a confiança dos estudantes

O apoio pedagógico durante a fase escolar é muito valioso para os alunos, pois possibilita maior conforto para que eles possam expor suas maiores dificuldades na escola e também o que precisam para alcançar tudo que é planejado a eles. Nesse sentido, o pedagogo, ao acompanhar os estudantes, ajuda a aumentar a confiança deles, pois existe um olhar diferenciado que os acolhe e mostra que as dificuldades são apenas detalhes que podem ser superados.

Ao deixá-los confortáveis para contarem tudo que tem dificultado na hora de aprender, a equipe pedagógica pode ajudar de forma mais pontual naquilo que eles precisam.

3. Melhora a compreensão de disciplinas vistas como difíceis

É normal que durante a educação básica, os alunos considerem algumas disciplinas difíceis ou impossíveis de serem compreendidas. O papel do acompanhamento pedagógico, além de auxiliar diretamente, é servir como ponte de comunicação dos alunos com os professores ou mesmo estreitar essa relação.

Assim, a equipe pedagógica, informada de que determinado estudante passa por dificuldades em alguma disciplina, pode planejar melhor formas para ajudá-lo. Dessa forma, uma avaliação detalhada dos motivos que dificultam a aprendizagem de alguns conteúdos mostram direção ao plano de aula e planejamento pedagógico, possibilitam a criação de projetos e ações que ajudarão nos ganhos tanto para o aluno quanto para a escola.

Por exemplo, se o coordenador pedagógico percebe que uma turma está com rendimento baixo na disciplina de Matemática em sala de aula, para mostrar a melhor direção diante dessa situação, podem ser criados projetos que envolvem o lúdico e os conteúdos que precisam ser aprendidos, em parceria com os professores. Assim, o aprendizado se torna mais atraente e apresenta outras formas para que se possa ensinar e aprender.

Powered by Rock Convert

4. Auxilia no alcance das dificuldades específicas de cada aluno

O acompanhamento pedagógico possibilita o conhecimento sobre o aluno em todas as suas áreas, ou seja, ele passa a ser visto na escola e fora dela também, já que toda a vida do estudante pode influenciar em sua aprendizagem e, por isso, é preciso estar atento. O coordenador escolar que o acompanha mais de perto, o ajuda a seguir caminhos mais certos que o levará a conseguir tudo que precisa para alcançar melhores resultados e evoluir. 

O profissional que realiza esse atendimento fica atento a todas as situações que possam surgir. Por exemplo, se o aluno apresenta dificuldades de interagir com os colegas e sua timidez o impede de pedir ajuda ao professor em sala de aula, o acompanhamento pedagógico pode ajudar a criar meios que possam contribuir para que ele não se prenda a esse impasse.

Cada criança apresenta maiores e menores obstáculos durante todo esse processo escolar e isso está relacionado com cada experiência vivenciada. São questões bem pessoais, e cada criança reage de um jeito. Entretanto, com uma intervenção profissional, o percurso se torna mais leve para ela, que pode estar muito confusa com tudo.

5. Possibilita a compreensão do contexto social da criança

Realizar o acompanhamento pedagógico não se trata somente de cuidar das questões escolares. O contexto escolar é muito mais abrangente e dependente da relação entre família e escola, para que a criança possa ser vista com tudo que vivencia, a rodeia e possa refletir de alguma forma nas dificuldades que apresenta no aprendizado.

Compreender o meio social dela é essencial para um processo de escolarização saudável. Isso porque tudo que acontece em sua vida interfere diretamente no seu desempenho escolar. Assim, o coordenador pedagógico, ao se deparar com situações que dificultam a aprendizagem de alguém, busca o que ocasiona aquele problema para que possa agir de maneira correta.

Dessa forma, o apoio oferecido no espaço escolar busca todos os impactos que possam impedir essa aprendizagem. A partir disso, é possível reorganizar o planejamento para aquela criança ou adolescente, de modo que se entenda cada uma.

6. Facilita a organização do aluno nos estudos

O aluno, ao receber acompanhamento pedagógico na escola, pode ter melhor compreensão em seus estudos. Isso reflete sobre seu próprio processo de ensino-aprendizagem, com boas atitudes ao seu aprendizado. Dessa forma, o estudante aprende a se organizar e se disciplina melhor diante das propostas pedagógicas apresentadas em sala de aula.

Por exemplo, uma criança desestimulada com os estudos devido à dificuldade que passa em determinada disciplina, tende a se desorganizar e não conseguir acompanhar a proposta pedagógica estabelecida em sala de aula. Então, o coordenador pedagógico auxilia a criança, juntamente com os professores, na criação de uma rotina que facilitará o processo de aprendizagem e a incluirá no contexto escola para que o estudo seja realizado de maneira confortável e produtiva.

Como foi possível observar, o acompanhamento pedagógico reúne uma série de vantagens favoráveis ao aprendizado do aluno e valoriza o percurso que cada um precisa fazer para alcançar seus objetivos a partir do apoio às necessidades manifestadas. Assim, auxilia tanto no contexto educacional quanto no social, visto que ambos estão intimamente relacionados e dependem um do outro para prosseguir. 

Desse modo, esse acompanhamento é de extrema relevância, pois subsidia todo o espaço educacional e busca estratégias de alcance a cada aluno, diante de tudo que já alcançou, mas também das dificuldades que surgem naturalmente durante sua escolarização.

E aí, gostou de saber como o acompanhamento pedagógico ajuda na educação básica? A Portabilis tem uma ferramenta que permite que o professor faça o controle de presença na sala de aula, planeje aulas, e registre os conte
údos e as ocorrência em sala de aula, tornando o acompanhamento pedagógico muito mais fácil e transparente. Quer saber mais sobre essa solução? Clique aqui e saiba mais!

Powered by Rock Convert

Quer ficar por dentro das novidades?

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


Portabilis Tecnologia

A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.