5 min de leitura

7 livros sobre tecnologia na Educação

Todo profissional precisa estar sempre se atualizando para continuar tendo qualidade e um bom desempenho em sua carreira. Com o professor, não é diferente. Os educadores devem estar antenados nas novidades e tecnologias e precisam ser criativos para diversificar a didática dentro da sala de aula.

No mundo do ensino, várias mudanças já estão ocorrendo. Sendo assim, não perca tempo e confira os melhores livros sobre tecnologia na educação, além de dicas para se manter sempre atualizada(o) e continuar sendo um professor de excelência. Acompanhe.

A importância da tecnologia na área da educação

A principal função do profissional de educação é passar informações a seus alunos. Para isso, é necessário que o professor tenha um vasto conhecimento, o que faz com que seja estritamente necessário se atualizar ao longo do tempo. Para isso, é possível usar a tecnologia, que vem sendo implementada dentro da sala de aula como uma via para passar o conhecimento aos alunos sem perder o interesse deles na matéria.

Outro grande exemplo é o uso da tecnologia para montar atividades interativas entre os próprios estudantes. Atualmente, existem muitos programas e aplicativos que ajudam o professor a criar diferentes atividades que possam ser trabalhadas dentro da sala de aula. Essas vantagens da tecnologia acabam fazendo com que a exposição do conteúdo se torne mais diversificada, o que resulta em um melhor aprendizado.

Desse modo, é necessário que o educador esteja sempre atento às novidades para que possa garantir a melhor qualidade possível para sua aula. E uma das maneiras mais eficazes para se manter atualizado e por dentro de tudo relacionado ao mundo educacional se dá por meio de livros sobre tecnologia na educação.

Guia do professor organizado: e-book gratuito com dicas e ideias para ajudar na rotina escolar.

Os principais livros sobre tecnologia na educação

Tais livros têm o intuito de ajudar o professor a se tornar um profissional ainda melhor por meio do ensino de técnicas e práticas já utilizadas em redes de ensino que contam com alta eficácia.

O educador, além de ficar por dentro das novas tecnologias, terá à mão fortes referências e práticas já montadas por outros professores, podendo ter mais inspiração para suas aulas. Assim sendo, basta escolher a técnica que mais se encaixa no estilo didático já utilizado e que seja viável na rede de ensino em que o profissional trabalha.

Agora que você já sabe a importância dos livros sobre tecnologia na educação para os professores, confira, a seguir, as principais obras recomendadas.

1. Ensino híbrido – Personalização e tecnologia na educação

Esse livro é montado por Lilian Bacich, Adolfo Tanzi e Fernando de Mello, sendo uma coletânea de vários trabalhos que falam sobre o ensino híbrido. A obra, dividida em alguns capítulos, tem como objetivo ensinar ao educador sobre a educação híbrida, bem como sobre sua importância para o futuro da educação.

Primeiramente é necessário comentar sobre o conceito e a importância dessa nova forma de ensino que vem se popularizando cada dia mais. O ensino híbrido é uma forma inovadora de dar aula, muitas vezes variando tanto o ambiente de estudo quanto a posição de protagonista e ouvinte dada ao professor e aos alunos.

O exemplar também mostra como o professor pode aplicar esse estilo de ensino dentro da classe. Em seus capítulos, existem diversos exemplos de aulas que foram montadas a partir da educação híbrida, tanto em escolas dentro do país quanto nas estrangeiras. Esse livro é extremamente recomendado para aqueles professores que não conhecem muito sobre essa forma de ensino ou não sabem ao certo como aplicá-la de maneira correta e eficiente na escola.

2. Tempos digitais: ensinando e aprendendo com tecnologia

Essa obra tem como autor Hélio Lemes Costa Jr. O personagem da história é um professor que se vê confuso, pois sua realidade, antes tradicional e repleta de livros, é trocada por um mundo onde tudo está em rede, ou seja, um cenário que utiliza muito a tecnologia. Esse fato faz com que o professor busque uma solução, visto que toda a cultura e os costumes tradicionais que ele conhecia já não estão mais presentes.

Esse conto mostra a transição dos métodos tradicionais para os métodos tecnológicos e explica como isso gerou uma grande confusão na cabeça do educador. Assim sendo, o livro é extremamente recomendado para aqueles que ainda estão perdidos nesse meio termo de tradicional e tecnológico. Ele serve para ajudar a evitar confusões entre as diversas formas de educar.

3. Brinco, logo aprendo: Educação, videogames e moralidades pós-modernas

Esse livro, escrito por Gilson Schwartz, traz o questionamento sobre como brincadeiras e desafios estimulam a formação do conhecimento. Tem também como outro ponto importante a discussão sobre videogames dentro das salas de aula, o que traria ao jovem um prazer diferente ao aprender jogando.

4. Multimídia digital na escola

A autora Elenice Larroza, em sua obra, dedica-se a discutir sobre a utilização de tecnologias no ambiente escolar e o uso de recursos educacionais abertos. Um elemento de grande destaque nesse livro se dá por ele ter diversas experiências desenvolvidas dentro da sala de aula, ou seja, é uma ótima obra para buscar ideias aplicáveis.

5. Inclusão digital, experiências, desafios e perspectivas

O escritor Adriano Canabarro Teixeira reúne relatos e experiências utilizando tecnologias dentro das salas de aula. O livro dá ao educador uma noção de como obter os resultados desejados utilizando recursos tecnológicos. Entre os objetivos, estão atrair um maior foco dos alunos e proporcionar um aprendizado mais rápido.

Essa obra é recomendada juntamente com a leitura do livro anterior, pois pode acrescentar outras estratégias e formas diferentes de expor conteúdos utilizando a tecnologia.

6. Gamification – como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um guia completo: do conceito em prática

O livro de Flora Alves trabalha com uma ideia semelhante ao “Brinco, logo aprendo”. A obra explica como os jogos digitais podem ser úteis no processo educativo. Além disso, apresenta exemplos de como o jogo pode servir para adquirir conhecimentos práticos, o que ajuda o leitor a ter ideias para aplicar os jogos em sala de aula.

7. Novas tecnologias e mediação pedagógica

O autor José Manuel Moran, em seu livro, questiona a atuação do professor na atual sociedade globalizada, visto que os alunos têm um conhecimento que muitas vezes é tão vasto quanto o do educador. A obra tem um intuito mais reflexivo, desviando um pouco dos exemplos práticos dados nas obras citadas anteriormente, mas ainda assim é recomendada para todos os educadores.

A leitura de alguns desses livros sobre tecnologia na educação será mais do que suficiente para se atualizar sobre o assunto. Invista neles e aumente seu conhecimento e a qualidade das suas aulas.

Gostou do post? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que mais educadores possam aprender sobre o tema.

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – sistema de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem.

Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais.

Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *