4 min de leitura

9 dicas para preparar uma aula atrativa na educação infantil

Powered by Rock Convert

A educação infantil é a porta de entrada na vida escolar dos alunos. Por isso, é preciso muito planejamento por parte dos professores para que as aulas sejam atrativas, possibilitando que os pequenos aprendam, se divertindo.

Como se trata do primeiro contato das crianças com a escola, é necessário muito apuro na elaboração de atividades que sejam lúdicas e ao mesmo tempo consistentes do ponto de vista do ensino e da aprendizagem.

Com isso em mente, resolvemos dar, neste artigo, dicas valiosas para que você, professor, possa preparar aulas fantásticas. Acompanhe!

1. Invista em capacitação profissional

Apesar de não trabalhar propriamente com disciplinas, como Biologia, Português ou Matemática, o docente atuante na educação infantil deverá adquirir constantemente novos conhecimentos.

Para isso, cursos de capacitação em pedagogia poderão lhe mostrar novas abordagens e processos mais modernos para ensino infantil.

Para preparar aulas cada vez mais atrativas e eficazes, esteja sempre em processo de estudos, seja em programas de pós-graduação ou cursos online. O importante é não se engessar.

2. Utilize a tecnologia a seu favor

Apenas quadro e giz não constituem a fórmula ideal para transmitir conhecimento. Para fugir desse modelo viciado, é aconselhável utilizar recursos multimídia. Você sempre poderá complementar abordagens tradicionais com a introdução de outros elementos mais dinâmicos, como vídeos, aplicativos, softwares, jogos interativos e músicas.

É interessante trabalhar esse aspecto pois, atualmente, as crianças de até 6 anos — que formam o público da educação infantil —, estão muito familiarizadas com a tecnologia. 

Para melhor atender a esse público, que já nasceu em um contexto high tech, existem diversos jogos educativos de computador que estimulam o desenvolvimento do raciocínio lógico da criança.

Vídeos e animações também podem ser exibidos como parte do planejamento de uma aula mais lúdica.

3. Utilize plenamente o espaço escolar

Variar o ambiente pode, literalmente, trazer novos ares para sua aula. Por isso, busque redimensionar a sala de aula, expandindo as fronteiras do aprendizado. Você poderá, inclusive, utilizar os diversos espaços da escola como ambientação para os temas abordados nas aulas.

Por exemplo, planejamentos que prevejam contação de histórias, cantigas de roda ou atividades lúdicas podem ser realizados à sombra de uma árvore, no pátio da escola. As crianças vão adorar!

4. Fique atento ao tipo de interação que quer criar em suas aulas

A pré-escola também é uma etapa para se trabalhar a socialização. Trata-se de um passo importante nesse processo, uma porta que se abre para a criança que, até então, estava acostumada apenas ao ambiente familiar.

Por isso, é de suma importância pensar e planejar o tipo de interação que você quer construir em suas aulas. Você deverá criar um ambiente amigável e seguro para os alunos se expressarem livremente, aprendendo e brincando sempre em contato uns com os outros.

5. Planeje atividades que desenvolvam a disciplina nos alunos

Apesar de bem pequenos, os alunos da educação infantil já conseguem assimilar noções de disciplina. Por isso, zele pela manutenção da ordem em sala de aula e promova atividades em que os bons exemplos nesse sentido sejam recompensados.

Você poderá incluir leituras de fábulas e outros materiais mais lúdicos que abordem conceitos de disciplina.

Powered by Rock Convert

Entretanto, para além dessas estratégias em sala de aula é preciso o diálogo constante com os pais, para que casa e escola tenham os mesmos direcionamentos disciplinares.

6. Crie aulas divertidas em que a criatividade seja estimulada

Essa experiência introdutória ao ambiente escolar precisa ser, sobretudo, agradável. Por isso, as brincadeiras serão suas principais ferramentas para ensinar.

Sendo assim, procure introduzir atividades em grupo e jogos lúdicos que explorem conceitos matemáticos, geográficos e de linguagem.

Além disso, você poderá projetar murais com desenhos dos alunos sobre o que eles aprenderam na sala de aula.

A dança também pode ser utilizada em seu planejamento, uma vez que estimula a consciência corporal da criança e sua expressão por meio dos movimentos do corpo.

O mesmo pode ser feito com massinha de modelar ou outros recursos artísticos, para que eles possam exercitar constantemente sua criatividade e expressividade.

7. Dê ênfase em atividades que desenvolvam competências linguísticas

Você pode realizar atividades em que as crianças precisem conversar umas com as outras. Exercitar o diálogo é importante para desenvolver a capacidade de interpretar as ideias dos outros e articular eficientemente as próprias ideias.

Por meio dessa abordagem, também é possível ampliar o vocabulário da criança. As rodas de conversas com os pequeninos podem explorar a criação de narrativas ou a interpretação de papéis em uma história. As possibilidades são infinitas, solte sua imaginação!

8. Explore a cultura popular em suas aulas

As cantigas de roda são excelentes recursos para isso. E se você toca algum instrumento, poderá enriquecer ainda mais a cantoria.

Além disso, essas atividades estimulam a audição e a noção rítmica nos pequenos, além de introduzir elementos do folclore e da cultura brasileira que enriquecerão a bagagem cultural dos alunos.

Você também pode introduzir falas, sons de objetos improvisados ou gestos e danças para que as crianças possam interagir entre si durante a atividade.

A literatura de cordel e outras histórias em versos também poderão ser introduzidas. Além disso, de maneira complementar, você poderá expor algum filme de animação em curta-metragem que ilustre as histórias contadas nos poemas.

9. Tenha um plano B

Por fim, sempre considere a possibilidade de uma mudança de planos em seu planejamento.

Isso pode ocorrer por diversas razões, incluindo problemas técnicos com algum aparelho que seria utilizado na aula, como um DVD player da escola que não funcionou ou um computador que não abriu o arquivo de que você precisava.

Outro aspecto também a ser levado em conta é a eficácia da aula planejada com uma turma em especial. Quem dá aula sabe que algumas atividades que são realizadas com grande sucesso em algumas turmas acabam se tornando um enorme fracasso em outras.

Por essas razões, é imprescindível ter uma carta na manga ou um plano B para contornar as possíveis eventualidades.

Gostou destas dicas fresquinhas sobre como criar uma aula atrativa para seus alunos da educação infantil? Comente! Compartilhe aqui ideias e atividades que você já colocou em prática e foi um sucesso! 

Powered by Rock Convert

Quer ficar por dentro das novidades?

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


Portabilis Tecnologia

A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.