4 min de leitura

História de sucesso: Tecnologias na Assistência Social gera mais eficiência em Schroeder (SC)

A sobrecarga de trabalho manual para o lançamento de informações ao Sistema Único de Assistência Social (Suas), o excesso de burocracias e o preenchimento manual de fichas e documentos ainda é uma realidade em diversos municípios do Brasil.

A rotina era assim em Schroeder (SC), que tinha um contexto considerado bastante desafiador. Porém, em 2014, o município resolveu mudar essa realidade e passou a utilizar um software para Assistência Social que auxilia na gestão das informações e serviços do Suas.

Assistência Social em Schroeder (SC)

Com o Portabilis SAS todos os dados foram informatizados e integrados com o Ministério da Cidadania (antigo Ministério do Desenvolvimento Social – MDS). Com isso, as informações que eram preenchidas de forma manual, impressas e arquivadas tornaram-se digitais, proporcionando mais agilidade no acesso e segurança em relação à armazenagem dos dados.

Um outro benefício do software é centralizar as informações em um só lugar, assim, fica mais fácil quantificar as famílias ou indivíduos atendidos, identificar eventuais benefícios e verificar a incidência das vulnerabilidades sociais por bairro por meio do mapa de georreferenciamento. 

 

 

Quais os impactos na vida dos servidores e Secretaria? 

Após a aquisição do Portabilis SAS, as principais mudanças que a equipe de Assistência Social de Schroeder (SC) notou foram a economia de papel e a otimização do tempo. 

A implantação de um sistema para a Assistência Social foi um marco em nosso município. Por meio dele passamos a ter uma visão completa de como a política acontece e também das famílias que são atendidas em cada equipamento, o que torna uma ferramenta realmente útil no dia a dia” explica Débora Borges, coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município.

O lançamento das informações em fichas impressas ou em planilhas no computador realizado pelos servidores era considerado um procedimento lento, que demandava contagens manuais e a necessidade de conferência contínua.

Com os dados digitalizados no Portabilis SAS houve uma série de impactos positivos: o tempo dos funcionários públicos foi otimizado, o atendimento para usuários e famílias ficou mais ágil e houve economia nos gastos com materiais de escritório, como papel e tinta para impressão.  

 

Portabilis SAS: software para assistência social. Os dados são fictícios.[/caption]

 

O sistema facilita a gestão de programas, serviços e benefícios da Assistência Social, pois disponibiliza indicadores e gráficos em tempo real, permite encaminhamentos e contrarreferência, possibilita a emissão de relatórios, estatísticas e prestação de contas, favorecendo a transparência para a conferência das informações nos órgãos públicos. Em Schroeder-SC, a coordenadora do CRAS destaca que “os processos foram parametrizados e unificados, o que norteia os técnicos a operacionalizar as ações realizadas. Agradecemos a Portabilis por fazer parte desse processo, sempre nos dando suporte e oferecendo melhorias para atender a realidade local.” 

Software para Assistência Social na prática

Ter acesso a dados confiáveis sobre as ações do Suas proporciona uma gestão inteligente nos municípios. Em Schroeder-SC houve uma otimização de, aproximadamente, 95% do tempo nas atividades de lançamento do Registro Mensal de Atendimentos (RMA). 

Antes da implementação do software o lançamento de RMA costumava levar de 2 a 4 horas. Essa média era variável, já que em alguns casos era necessário conferir todas as informações após a inserção. Com o Portabilis SAS, a Secretaria de Assistência Social passou a emitir os registros, conferir todos os dados e submeter para o Ministério da Cidadania em cerca de 10 minutos.

Quanto às atividades dos técnicos, considerando uma equipe de 6 pessoas, houve uma economia de, aproximadamente, 20 horas mensais. Antes, cada profissional precisava registrar as informações em papel ou nas planilhas, gastando, em média, 5 minutos para cada ação,  realizada, em média, 20 vezes por dia. Depois da instalação do Portabilis SAS, os servidores não precisam mais ter esse tipo de preocupação, já que o sistema faz toda a contabilização por meio dos registros técnicos.

Outro destaque é que com o uso do sistema houve a melhoria nos planos de acompanhamento familiares e de superação de vulnerabilidades sociais no município, uma vez que todas as informações ficam centralizadas e os servidores conseguem aperfeiçoar a assistência dada aos indivíduos.

Quais os impactos na vida das famílias atendidas? 

As famílias atendidas pelas políticas de Assistência Social do município passaram a ter um atendimento uniforme e ágil, com menos tempo de espera para a prestação do serviço. Com o sistema, todas as informações referentes aos usuários podem ser consultadas dentro do campo de prontuário integrado, no qual há informações sobre vínculos familiares, relatórios e concessão de benefícios.

O servidor não tem a necessidade de buscar a informação em diversas pastas (físicas), apenas validar o que já está lançado. Além disso, também é possível fazer o encaminhamento dos usuários para outros equipamentos e/ou sistemas, como, por exemplo no caso do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Conheça o Portabilis SAS

Promover o ingresso à Assistência Social é um dos desafios encontrados por profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no exercício de sua profissão. Para resolver essa questão, o uso das tecnologias é uma estratégia que tem ganhado força, principalmente no gerenciamento de ações e na tomada de decisão.

O uso das tecnologias e dados transformou a gestão das políticas públicas da Assistência Social em Schroeder (SC). Com o Portabilis SAS, a equipe de Assistência Social da sua cidade pode desenvolver estratégias baseadas em dados e melhorar o acesso, o acompanhamento, a distribuição e a visibilidade dos serviços prestados. 

Quer saber mais? Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nossa equipe!

 

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *