7 min de leitura

Atividades de leitura: 10 dicas para incentivar seus alunos

A oralidade, a escrita e a leitura são os três eixos norteadores da alfabetização, que vai muito além de mostrar como ler e escrever a uma criança — significa, também, ensiná-la a compreender o que foi lido e a fazer uso da palavra.

Nesse sentido, desenvolver atividades de leitura em sala de aula é importante não só para ensinar o aluno a gostar de ler e escrever, mas também para a evolução de seu aprendizado e para conectá-lo à realidade, permitindo-o, assim, compreender o seu contexto.

Sabemos, porém, que às vezes é difícil despertar o interesse da turma pelas palavras. Com isso em mente, vamos citar e explicar 10 sugestões de dinâmicas para que você consiga incentivar os seus alunos a leitura. Acompanhe!

Conheça 10 atividades de leitura para incentivar os alunos

De monólogo dramatizado ao uso de leitores digitais, são muitas as dinâmicas que podem ajudar os seus alunos a se interessarem pelo mundo das palavras. A seguir, saiba mais detalhes sobre 10 atividades para colocar em prática na sala de aula. Vale lembrar que, em tempos de ensino remoto, a maior parte delas pode ser adaptada para o meio virtual.

1. Monólogo dramatizado

A literatura, por si só, é uma ótima ferramenta para estimular o entusiasmo do aluno pela leitura e escrita. No entanto, o professor precisa ser capaz de tornar a aula mais atraente e criativa, isto é, fugir um pouco do tradicional para demonstrar que esses momentos também podem ser divertidos.

Uma sugestão é a dramatização do texto após a interpretação. Essa proposta tem tudo para conferir instantes de descontração enquanto os alunos desenvolvem habilidades como a própria leitura e sua compreensão, a desinibição, a oralidade e a expressão corporal.

Começar com o monólogo dramatizado em sala não é difícil Basta escolher uma cena do texto, de preferência uma passagem curta e descomplicada, e pedir para que os alunos se envolvam na história durante a representação da atividade de leitura.

2. Roda de leitura

Outra ideia de atividade que o professor pode propor em sala de aula é a roda de leitura. Uma vez sentados em círculo, cada um pode ler um trecho do texto — o qual deve variar em diferentes gêneros para que o repertório se amplie.

Nesse tipo de atividade de leitura é importante optar por materiais e conteúdos de qualidade e ir além dos contos de fada. O educador pode, por exemplo, trazer notícias que tratem de assuntos interessantes para as crianças e convidá-las para um debate.

Na roda de leitura, o aluno tem a oportunidade de aprender sobre as características que particularizam os gêneros textuais, os usos e as funções da escrita e as distinções entre o escrito e o oral. Além disso, ele se habitua com a linguagem e os elementos contidos nos diversos tipos de textos.

3. Jogo de identificação de palavras e interpretação

O objetivo dessa atividade é desenvolver algumas habilidades importantes de leitura e entendimento do texto no estudante. Isso porque o ideal é que ele não saiba apenas decodificar as palavras, mas também compreender o uso e o sentido delas na história.

Para aplicar esse jogo educativo, você precisará de dois conjuntos de fichas ou plaquinhas de cartolina. No primeiro escreverá palavras fáceis de se representar visualmente — como casa, cachorro, carro e flor — e, no segundo, desenhará ou fará colagens de figuras que representem as palavras escolhidas.

Feito isso, peça para que o aluno combine o termo com a imagem correspondente. É importante ressaltar, porém, que para essa atividade, cujo propósito é o reconhecimento das palavras de maneira simples e divertida, é necessário que a criança já identifique as letras do alfabeto.

Leia também:

 

4. Leitura com caça-palavras

Essa é uma dinâmica muito bacana de se aplicar nos primeiros anos da escola, quando o aluno está aprendendo a ler e a compreender as palavras. Ela consiste, basicamente, em uma brincadeira de pesquisa e assimilação que colabora para a evolução das habilidades de leitura do estudante.

Para dar início a essa atividade de leitura, o professor terá que escolher dez palavras e escrevê-las, cada uma, duas vezes em cartas — totalizando, assim, vinte fichas e dois conjuntos. O próximo passo é esconder um dos conjuntos pela sala de aula, como no chão, na estante de livros, no quadro de avisos e na mesa.

Em seguida, o educador deverá entregar o segundo grupo de cartões ao aluno para que ele busque pela palavra que coincida com a primeira plaquinha que tem em mãos. É possível, no entanto, que a criança encontre uma ficha diferente, mas nesse caso ela deve reconhecer que não se trata da mesma palavra e prosseguir com a caça.

5. Desenho dos personagens

Outra maneira de incentivar a leitura, aguçar o interesse e estimular a imaginação dos alunos, é pedir para que retratem o que foi lido. Por meio dessa descrição em forma de desenho, a criança percebe a necessidade de atentar aos detalhes, aumentando, assim, a concentração nesses momentos da aula.

A nossa sugestão é que o professor encoraje o educando a pensar sobre um personagem específico após a leitura de cada capítulo, levando-o a refletir sobre alguns pontos da narrativa, para que, assim, possa dar início ao desenho.

Por exemplo: qual a aparência do personagem? O que será que ele estava pensando ou sentindo? Por que agiu de tal forma? Esses e outros questionamentos podem ser levantados conforme a turma for avançando nos capítulos e o desenho pode ser atualizado cada vez que se aprende algo novo.

Guia do professor organizado: e-book gratuito com dicas e ideias para ajudar na rotina escolar.

6. Clube do livro

Criar um clube do livro é uma forma interessante de traçar metas e incentivar a leitura de forma criativa. Os encontros podem acontecer todo o mês ou a cada quinze dias, por exemplo, sendo que todos os participantes devem ler o livro que está em pauta e levantar questões a serem discutidas no dia do clube.

Para tornar o clube do livro um espaço democrático, peça para que os alunos proponham alguns títulos e façam uma votação para eleger um dos livros como próxima obra a ser estudada. Outra ideia é realizar os encontros em ambientes diferentes, como no pátio, biblioteca ou parque. A atividade também pode ser feita a distância, pela internet.

7. Sarau

Dificilmente existem projetos didáticos voltados, exclusivamente, à leitura. Quando está inserida, o produto final é, sempre, a escrita.

Um sarau de leitura de poesias ou de contos, por exemplo, exigirá um planejamento que irá desde a escolha dos textos até a preparação para apresentar ao público. Afinal, ler para outras pessoas trata-se de um grande desafio, o que contribui para o desenvolvimento da fluência leitora nos alunos.

Na atividade, além das leituras, pode haver outras produções, como músicas de fundo no momento em que os alunos estiverem lendo poesias ou contos.

8. Leitura de sagas e best-sellers

Muitos professores, por sentirem maior segurança em relação a obras como as de Machado de Assis e de Carlos Drummond de Andrade acabam se limitando aos livros clássicos da literatura. Porém, é preciso ir além para despertar o interesse da garotada pela leitura.

Best-sellers como Harry Potter e O Hobbit envolvem muito mais os alunos nas tramas. Portanto, são ótimas opções de aliar aprendizado e entretenimento.

É claro que as estratégias pedagógicas não devem ser esquecidas. É preciso guiar a leitura com base nas competências a serem desenvolvidas nos alunos. Antes de escolher alguma das sagas para realizar atividades de leitura, planeje seus objetivos. Faça perguntas como: desejo que os alunos ampliem o vocabulário, aprendam sobre determinado tema ou entendam o estilo de escrita do autor?

Com base nisso, opte pela obra que mais conseguirá responder às questões elencadas.

9. Feed de notícias

A presença da tecnologia na rotina da grande maioria dos adolescentes é algo inquestionável. Sendo assim, por que não aceitá-la e inseri-la nas atividades de leitura em sala de aula também? Essa será, sem dúvida alguma, uma forma de engajar a turma.

É difícil encontrar um aluno do ensino fundamental que não tenha um perfil no Facebook. A ideia, então, seria transformar a leitura em um feed de notícias na timeline dessa rede social. Como? Muito simples: peça para que coletivamente os estudantes transformem uma passagem do livro em uma conversação comum de um post.

Para isso, eles podem criar perfis com os nomes dos personagens e iniciar um feed de notícias, isto é, um diálogo em que cada um fala uma coisa e a história se desenrola. Adicionar figuras, balões de falas, GIFs, emojis, memes, links e o que mais for comum em redes sociais é uma ideia para dar um ar ainda mais cômico à tarefa.

Tutoriais:

 

10. Leitores digitais

Os alunos nascidos na Era Digital adoram atividades que envolvam dispositivos eletrônicos. Uma forma de aliar a leitura à tecnologia é apresentar a eles leitores digitais como o Kindle ou o Lev. Com eles, é possível ler vários livros digitais (chamados de ebooks), sem precisar carregar peso extra na mochila.

Outra opção é instalar aplicativos de leitura nos smartphones ou tablets. Assim como os leitores digitais, eles permitem ler vários ebooks e são leves para transportar. 

Dessa forma, as atividades de leitura podem ser adaptadas às preferências dos alunos, envolvendo-os, cada vez mais, na prática de ler livros.

Atividades recreativas, como as que citamos neste post, são fundamentais para a formação de leitores engajados, críticos e participativos, pois as crianças passam a ter contato com os diferentes gêneros textuais e aprendem a gostar da literatura em todas as suas formas.

Outras dinâmicas — como a produção de poesias, a competição de trava-línguas, as gincanas com soletração e a contação de histórias — também são bem-vindas na proposta pedagógica da escola, uma vez que contribuem fortemente para desenvolver o gosto dos estudantes pelas palavras.

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem! 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo gratuito

E você, quais atividades de leitura usa em suas aulas? Compartilhe suas dicas nos comentários!

E aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e planos de aulas adaptados à BNCC. Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação! 

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    4 thoughts on “Atividades de leitura: 10 dicas para incentivar seus alunos

    1. Maria de Lurdes kuhnen Mendes disse:

      Achei excelente os conteúdos que estão anexos. Pode ser uma boa para encentivar a leitura aos pequenos.

    2. Waldinea Maria de Andrade Silva disse:

      Gostei muito das ideias!
      São dinâmicas que fará com os alunos aguçam o gosto pela leitura e torna a aula mais prazerosa!

    3. Venice Oliveira disse:

      Achei o conteúdo bastante interessante, vou aplicar com os meus alunos agora nas férias

    4. Auricélia Neves Barroso disse:

      São dicas maravilhosas, já trabalhamos com algumas, mas irei adotar na escola que trabalho as demais dicas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *