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Mídias educativas: 3 ações para inspirar

A união e a solidariedade estão em pauta no meio da pandemia. Em tempos de coronavírus, professores e escolas tem se reinventado, e buscado opções para não prejudicar crianças e adolescentes que estão sem aulas presenciais.

A internet oferece muitas possibilidades de comunicação e interação. Professoras que já utilizavam das mídias sociais otimizaram suas páginas, já outras criaram páginas novas, oferecendo atividades para os alunos. 

Abaixo, compilamos três iniciativas realizadas em algumas cidades de Santa Catarina, que transmitem esperança e servem de inspiração. Confira:

1 – Página “Diário de bordo de uma professora” – São José

É o caso da professora Marister Régis, que leciona na Rede Municipal de São José. A educadora tem aproveitado o recurso Watch do Facebook, para fazer vídeos com atividades retiradas da também rede social Pinterest. Todas as atividades são postadas na página “Diário de bordo de uma professora”.

“A página foi criada para que os professores possam ter ideias, trocas e para que os alunos possam acessar. O principal objetivo foi fazer um diário das minhas práticas e com isso alcançar professores e alunos”, contou a professora. Marister também informou que na cidade, a Prefeitura disponibilizou um link de atividades do 1º ao 5º ano. “São atividades diárias e de todas as disciplinas dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que são alimentados por nós professores”, falou.

Segue o Link.

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2 – Blog “Professora Rúbia” – Navegantes

No interior da cidade de Navegantes, na comunidade de Escalvados, a professora da Rede Municipal, Ana Rubia do Amaral, que leciona no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Kátia Regina Gazaniga de Sousa, desenvolveu um blog.

“Nos primeiros dias da quarentena eu o criei, com o intuito de me aproximar dos meus alunos levando um pouco de alegria e descontração, promovendo um ambiente de troca nas famílias, sugerindo brincadeiras e atividades para fazerem juntos, estreitando laços e incentivando momentos de aprendizado e afetividade.  O projeto tomou proporções maiores, e outras pessoas pediram o acesso. Espero poder auxiliar essas famílias nesse momento”, declarou.


Link para acessar o blog

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3- Blog “Os alunos que estudavam” – Cocal do Sul e Criciúma

A professora de Matemática Ana Lúcia Pintro, aproveitou o espaço do seu blog, para postar conteúdos de apoio para seus alunos, logo no início da pandemia. Ela é professora efetiva de matemática na E.M.E.F. Padre José Francisco Bertero da Rede Municipal de Criciúma, e na E.E.F. Cristo Rei da Rede Municipal de Cocal do Sul.

Recentemente, e para unificar as atividades com os demais educadores da Rede, Ana também está utilizando com os alunos de Cocal do Sul, a ferramenta Publicações, oferecida gratuitamente pela Portabilis aos clientes que já utilizam o i-Diário.

“Tenho blog há muitos anos. Primeiro eu organizo minha aula neste espaço, coloco links em vídeos que seleciono com o objetivo de explicar os conteúdos e posto atividades. Depois, basta copiar e colar no espaço Publicações disponibilizados pela Portabilis ou no Google na Sala de Aula, por exemplo”, explicou a professora.

“O espaço da Portabilis mantém os links e isso facilita meu trabalho porque uso muitos vídeos com pouco tempo de duração e se eu os colocasse em anexo, como no Google Sala de Aula, não seria tão organizado. Neste momento os youtubers Angela e Salman Khan fazem meu trabalho que é explicar o conteúdo de matemática. Eu tenho o trabalho de assistir e selecionar todas as aulas me colocando no lugar do meu aluno”, pontuou.

Na próxima semana, a professora fará contato com os alunos de forma online, pelo Publicações, para corrigir as tarefas e ouvir o feedback dos adolescentes.   

mídias educativas

 

Segundo a professora, copiar os links de outros locais, como o seu blog, é mais ágil na Ferramenta Publicações.

 

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Muitos desses blogs e páginas continuam servindo como apoio aos professores e alunos, tendo em vista que na maioria das cidades, as atividades em portais já estão sendo consideradas como substitutas de horas-aula.

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    Tânia Giusti

    Tânia Giusti é bacharel e mestre em jornalismo, entusiasta da educação e escreve sobre como políticas públicas de educação e assistência social podem transformar a sociedade. Na bagagem, traz vivências jornalísticas do trabalho com assessoria de imprensa no setor público. Participe, mande relatos ou sugestões para [email protected]

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