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BNCC no Ensino Fundamental: o que mudou e como adaptar os planos de aula?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem exigindo alterações profundas nos currículos, materiais didáticos e formação de professores da Educação Básica de todo o País. E o Ensino Fundamental não ficou de fora dessas mudanças.

O objetivo de todas essas modificações é que, desde cedo, os alunos desenvolvam capacidades, tanto intelectual, quanto social, físico, emocional e cultural. Ou seja, as crianças e adolescentes passarão a aprender para a vida e não mais, exclusivamente, para a prova.

Por isso, foram elegidas dez competências gerais para nortear o trabalho das escolas e dos professores. Além de ser mais efetivo do que trabalhar com conteúdos isolados, a BNCC fará com que todo o País fale a mesma língua com base em um conjunto predeterminado de habilidades e competências. 

Para melhor entendimento, veja abaixo, como a estrutura da Educação Básica passou a ser organizada a partir da BNCC:

 

Vale destacar que a BNCC não tem a finalidade de definir como as escolas devem ensinar, mas de orientar os currículos para que atendam os conhecimentos, habilidades e competências básicas para formar, de maneira integral, todas as crianças e adolescentes brasileiros.

Lembrando que as redes de ensino continuam tendo autonomia para atender suas especificidades regionais, através da inclusão dessas particularidades em seus currículos e Projetos Político-Pedagógicos (PPP).

 

Principais mudanças trazidas pela BNCC para o Ensino Fundamental

Todas as disciplinas existentes antes da BNCC foram mantidas para o Ensino Fundamental. Contudo, houve uma mudança em sua estruturação através de cinco áreas do conhecimento, são elas:

  1. Linguagens;
  2. Matemática;
  3. Ciências da natureza;
  4. Ciências humanas;
  5. Ensino religioso.

 

Essas áreas foram pensadas, dentre outros fatores, para favorecer a comunicação entre os saberes dos diferentes componentes curriculares. 

Cada área do conhecimento possui competências específicas a serem desenvolvidas pelos alunos, assim como cada componente curricular (Língua Portuguesa, Educação Física, Geografia, História, etc), conforme a fase de ensino − Anos Iniciais e Anos Finais.

Para desenvolver as competências específicas de cada componente curricular e etapa, será necessário a definição também de:

  • Habilidades, que devem ser relacionadas a:
    • Objetivos de conhecimento (conteúdos, conceitos e processos), organizados em:
      • Unidades temáticas.

A respeito do Ensino Religioso, os alunos não são obrigados a cursá-lo, porém sua oferta é mandatória em todas as redes públicas de ensino. A instituição pode, inclusive, oferecer aulas sobre uma religião específica, porém, da mesma forma, elas devem ser facultativas.

Lembrando que o texto da BNCC fala que “cabe ao Ensino Religioso tratar os conhecimentos religiosos a partir de pressupostos éticos e científicos, sem privilégio de nenhuma crença ou convicção. Isso implica abordar esses conhecimentos com base nas diversas culturas e tradições religiosas”.

 

Dicas para adaptar os planos de aula à BNCC

Existem alguns planos de aula para o Ensino Fundamental disponíveis na internet, já adaptados à BNCC e, o melhor, totalmente gratuitos. Você pode encontrá-los nos sites da Nova Escola e do Currículo Digital da Cidade de São Paulo, por exemplo.

Produzidos por professores e professoras que já conseguiram aplicar muitas das práticas em suas aulas, os planos possuem diversas informações úteis como, tempo previsto para cada atividade, objetivos, materiais necessários, habilidades a serem desenvolvidas, além do passo a passo para sua execução.

Abaixo, trouxemos alguns exemplos para você ter um gostinho do que encontrará nos sites mencionados acima.

Exemplos de planos de aula para o Ensino Fundamental

A minha comunidade, o meu bairro

Direcionado ao primeiro ano do Ensino Fundamental, o objetivo deste plano de aula de História é fazer com que os alunos conheçam as diferentes formas de organização da família e da comunidade, bem como os vínculos pessoais e as relações de amizade que as permeiam.

O plano promete trabalhar a seguinte habilidade da BNCC: 

  • (EF01HI02): Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

Argumentação em textos de opinião

Direcionado ao quinto ano do Ensino Fundamental, o objetivo deste plano de aula de Língua Portuguesa é desenvolver, nos alunos, o poder de argumentação, além de passarem a conhecer como são compostos os textos de opinião.

O plano promete trabalhar a seguinte habilidade da BNCC: 

  • (EF05LP20): Analisar a validade e força de argumentos em argumentações sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games etc.), com base em conhecimentos sobre os mesmos.

Globalização e questões ambientais: consumo e produção de lixo

Direcionado ao nono ano do Ensino Fundamental, o objetivo deste plano de aula de Geografia é formar pessoas autônomas, conscientes e ativas nas questões que envolvam a sociedade em que vivem. Proporciona debates, reflexões e incentiva a discussão de ideias para intervir em questões globais.

O plano promete trabalhar as seguintes habilidades da BNCC: 

  • (EF09G01): Debater diferenças e relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo;
  • (EF09G14): Reconhecer a participação do Brasil nas grandes conferências e acordos internacionais sobre o meio ambiente;
  • (EF09G15): Estabelecer relações entre natureza, ambiente e atividades antrópicas, apoiando-se em modelos com foco no desenvolvimento sustentável;
  • (EF09G18): Analisar as diferentes formas de produção, circulação e consumo para compreender a organização política e econômica das sociedades europeias.

Ferramentas para apoiar a escola e os professores

Para além dos planos de aula, é importante que os gestores e professores das escolas se cerquem de informações úteis e de ferramentas para apoiá-los nas mudanças trazidas pela BNCC, que não foram poucas, concorda?

O Movimento pela Base Nacional Comum é um grupo não governamental que reúne várias pessoas e entidades que atuam na causa da BNCC. No site do movimento, você encontra guias e vídeos para entender a BNCC na prática, além de exemplos que servem de inspiração para quem não sabe por onde começar.

Um bom sistema de gestão escolar, adaptado à BNCC, também ajuda os gestores escolares e professores na difícil tarefa de organizar a nova estrutura curricular. Imagina ter que controlar todas essas mudanças no papel? 

E para fechar, você vai encontrar, em nosso blog, um resumo de como criar planos de aula conforme a BNCC para componentes curriculares como, Língua Portuguesa e Matemática e, também, entender o que mudou na alfabetização e na Educação Infantil. Não perca tempo e corre para ler o que preparamos para você!

 

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E então? Conseguiu entender o que mudou no Ensino Fundamental com a BNCC? Gostou das dicas para adaptar os planos de aula? Na sua escola, como está o andamento de todas essas mudanças? Conta para nós a sua experiência, será um prazer ouvi-lo!

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