4 min de leitura

Como organizar campanhas na Assistência Social

Infográfico agenda 2030 da ONU

O trabalho anual da Assistência Social contempla a execução das deliberações das conferências municipais e estaduais, das diretrizes do plano de ação da Secretaria Nacional de Assistência Social/SNAS, a implementação de atividades de acordo com os diagnósticos socioterritoriais e relatórios de cada centro de referência, o acompanhamento e elaboração das políticas públicas, entre outros. 

Além das atividades de rotina, várias demandas surgem diariamente. Algumas situações são imprevisíveis, mas outras podem ser otimizadas com um bom planejamento. É o caso das campanhas temáticas que, comumente, são organizadas por coordenadoras(es) dos centros ou secretárias(os) de Assistência Social do município. 

As campanhas de conscientização ou sensibilização demandam planejamento. Neste artigo nós apresentamos as dicas de como organizá-las e um calendário com datas e meses temáticos de relevância social. Boa leitura!

Atenção ao calendário

O calendário de campanhas da Assistência Social inclui as de abrangência nacional, estadual e datas criadas pelo próprio município. Além das campanhas informativas, que envolvem a divulgação de serviços, programas e benefícios ofertados, há as campanhas de conscientização, que são voltadas para o enfrentamento de violências e práticas nocivas.  

Confira alguns exemplos:

Maio Laranja: é o mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. No blog da Rede SUAS há vários materiais sobre o maio laranja voltado para profissionais que trabalham com as políticas públicas de Assistência Social. 

Junho Violeta: é o mês da campanha nacional voltada para a conscientização da violência contra as pessoas idosas. Clique aqui e leia o artigo sobre os direitos dos idosos e o papel da Assistência Social. 

Agosto Lilás: várias cidades e Estados promovem ações de conscientização pelo fim da violência contra a mulher em agosto. O mês foi escolhido porque a Lei Maria da Penha foi assinada em 7 de agosto de 2006. O tema, que precisa estar em foco durante todo o ano, ganha mais destaque com palestras, intervenções em espaços públicos e ações de prevenção. 

Outubro: bullying e cyberbullying são violências recorrentes, que acontecem principalmente nas escolas. No mês de outubro, as equipes de Assistência Social e Educação podem criar ações conjuntas para promover palestras educativas para crianças e adolescentes e estimular a prevenção e combater esses comportamentos. 

Se não houver equipe, recursos ou estrutura suficientes, é importante estabelecer quais temáticas serão prioridade. Para escolher, analise o cenário e o contexto do seu município a partir de dados e indicadores. Relatórios atualizados ajudam com a distribuição das atividades pelos centros, na identificação das demandas reprimidas e guia os trabalhos de prevenção. 

Planejamento compartilhado

Todo evento exige uma etapa de pré-produção. É o momento de definir a programação e cuidar de cada etapa para que o evento aconteça da melhor forma possível, como:

 

  • Verificar quais são os recursos financeiros disponíveis para a campanha;
  • Definir quais são as atividades, como palestras, oficinas, workshops, rodas de conversa, mostra de filmes, formações continuadas, etc;
  • Fazer convites para palestrantes e definir o público-alvo de cada ação;
  • Estabelecer as datas, horários e locais onde acontecerão;
  • Elaborar materiais de apoio e de divulgação.  

 

É importante envolver o maior número possível de centros de referência nas atividades. Ouvi-los para entender se a programação definida para o mês temático é atrativa e se vai ao encontro das demandas da população ou das necessidades identificadas pela coordenação de cada território. 

Confira alguns recursos que facilitam o planejamento de campanhas na Assistência Social: 

  • O Trello é uma ferramenta visual com versão gratuita que ajuda a gerenciar projetos. Utilizando os quadros você pode estabelecer prazos, responsáveis e descrever o que cada funcionário(a) ou centro de referência precisa fazer; 
  • Você pode fazer uma planilha no Google Sheets e incluir todos os profissionais envolvidos com a ação para editar o arquivo. A ferramenta é gratuita e permite a inserção de informações simultaneamente. Assim, todo mundo fica informado e pode consultar o arquivo sempre que quiser. 

Trabalho coletivo e integrado 

Muitas vezes, os recursos humanos ou materiais são escassos e, por isso, a divulgação fica limitada. Ao envolver outras secretarias, como a de Educação, de Segurança, de Cultura e Saúde nas campanhas temáticas há mais chances de alcançar novos públicos e estimular a participação nas atividades elaboradas.

O conteúdo programático também pode incluir uma capacitação profissional para para funcionárias(os) públicas(os). Por exemplo, no mês de combate ao bullying e cyberbullying, faça parcerias com gestoras de escolas públicas para organização de palestras ou concurso de cartazes ou redações. 

Atenção para a divulgação

  • Peça ajuda à secretaria de Comunicação do município para elaborar um release sobre a campanha ou envie a programação do mês para a imprensa local; 
  • Utilize as mídias sociais da secretaria da Assistência Social e dos centros de referência, caso haja, para potencializar o alcance das ações. Essa é uma forma de divulgar as atividades e compartilhar com toda a sociedade civil um pouco do trabalho realizado pela gestão municipal; 
  • Elabore cartazes para fixar em murais de locais com ampla circulação. Neste artigo nós explicamos como utilizar o Canva, uma ferramenta gratuita de design, para produzir materiais digitais e impressos;

Outras datas importantes: 

29/1 – 29 – Dia Nacional da Visibilidade Trans

19/4 – Dia da Luta Indígena

15/5 – Dia da/o Assistente Social

17/5 – Dia internacional de Combate à LGBTQIA+fobia

18/5 – Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil 

12/6 – Dia Mundial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil

15/6 – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

13/7 – Aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (saiba mais clicando aqui)

25/7 – Dia Internacional da Mulher Negra latinoamericana e Caribenha

07/8 – Aniversário da Lei Maria da Penha 

19/8 – Dia de Luta do Movimento Nacional da População em Situação de Rua 

21/9 – Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

20/11 – Dia Nacional da Consciência Negra

10/12 – Dia Internacional dos Direitos Humanos

Continue aprendendo

Agora que você já sabe como organizar campanhas na Assistência Social e tem acesso ao calendário, continue aprendendo com a gente. Aqui no blog você encontra artigos sobre assistência social, educação pública e gestão nos municípios! 

Portabilis SAS

Quer melhorar processos, agilizar atendimentos e tomar decisões guiadas por dados no setor de Assistência Social do seu município? Agende uma demonstração gratuita e conheça o Portabilis SAS. Clique aqui e tire suas dúvidas com nosso time!

Infográfico agenda 2030 da ONU

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portabilis Tecnologia

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.