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Como criar planos de aula para Educação Infantil adaptados à BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem exigindo alterações profundas nos currículos, materiais didáticos e formação de professores da Educação Básica de todo o País. Nem mesmo a Educação Infantil ficou de fora dessas mudanças.

O que faz todo o sentido, já que uma formação, para ser completa, deve iniciar logo na primeira infância. O objetivo é que, desde cedo, os alunos desenvolvam capacidades tanto intelectual, quanto social, físico, emocional e cultural. Ou seja, as crianças e adolescentes passarão a aprender para a vida e não mais, exclusivamente, para a prova.

Diferente do Ensino Fundamental, que se baseia em áreas de conhecimento e competências específicas, na Educação Infantil, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento e os campos de experiências são os norteadores do ensino. 

Veja, abaixo, como a estrutura passou a ser organizada a partir da BNCC:

Portanto, as secretarias e escolas devem ficar atentas às especificidades de cada etapa de ensino, estudar a BNCC a fundo, alterar os currículos, bem como os professores da Educação Infantil precisam criar planos de aula respeitando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento e os campos de experiências dispostos no documento.

Para ajudar nesse desafio, preparamos algumas dicas de como criar planos de aula para Educação Infantil adaptados à BNCC. Continue com a gente.

Dicas para adaptar a Educação Infantil à BNCC

Coloque os direitos de aprendizagem e desenvolvimento em prática 

Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento são uma grande inovação trazida pela BNCC. Eles serão, provavelmente, os maiores responsáveis por fazer com que as mudanças, de fato, ocorram na Educação Infantil. Saiba como colocá-los em prática com as dicas abaixo:

Conviver

Para ensinar as crianças a conviver, você deve pensar em atividades que proporcionem a interação e a brincadeira entre os alunos. Os jogos são ótimos para desenvolverem a convivência e, ao mesmo tempo, aprenderem a respeitar regras.

Brincar

A brincadeira deve ser a base do ensino na Ensino Infantil. O lúdico é a melhor forma de assimilarem os aprendizados com facilidade. 

Procure variar o formato das brincadeiras através de diferentes lugares e espaços. Além disso, separe alguns momentos para que escolham, livremente, por suas atividades preferidas, criem suas próprias regras e, pouco a pouco, construam sua autonomia.

Participar

Quando propor um projeto aos alunos, como a construção de uma casinha de brinquedo, envolva-os desde o início, pedindo, por exemplo, para que ajudem a definir os materiais, a cor e como será a estrutura. Além de aprenderem a participar, terão muito mais interesse pela atividade proposta.

Explorar

Em vez de explicar, de forma expositiva, o que é cada tipo de material que irá compor determinada atividade, permita que os alunos explorem, com suas próprias mãos, esses materiais.

É por meio da exploração que as crianças se familiarizam com diferentes formas, texturas, movimentos, sons e cores.

Expressar

Crie oportunidades para que os alunos votem e façam parte das decisões que envolvam o coletivo. Peça que expliquem o porquê de terem feito determinada escolha. Incentive, desta forma, que cada um dê sua opinião e se expresse livremente.

Se conhecer

Apesar de a maioria das atividades proporcionar o autoconhecimento das crianças, existem algumas maneiras de exercer esse direito de forma mais específica.

No caso dos bebês, por exemplo, você pode botá-los em frente ao espelho para se observarem. Quando for trocar a fralda ou dar banho neles, em cada etapa, fale sobre o que está fazendo para que aprendam a reconhecer cada parte de seu corpo e se enxerguem como pessoa e não como objeto.

Planeje as aulas com base nos campos de experiências

O currículo da Educação Infantil, conforme mudanças trazidas pela BNCC, deve ser norteado, além dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, pelos campos de experiências.

Com isso, o foco deixa de ser os conteúdos e passa a se direcionar às experiências de vida dos alunos, trazendo maior riqueza às aulas e, em consequência, ao aprendizado. 

Os campos de experiências definidos pela BNCC são:

  • O eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

A Nova Escola disponibilizou uma série de planos de aula gratuitos e adaptados a esses campos. Abaixo, trouxemos alguns deles como exemplo:

Zero a 1 ano e 6 meses

O plano de aula Clássico para dançar, ouvir e tocar com os bebês trabalha com os campos de experiências: O eu, o nós e o outro; Corpo, gestos e movimento; Traços, sons, cores e formas e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

A ideia dessa atividade é trazer músicas clássicas para os bebês ouvirem com diferentes ritmos e tempo e, desta forma, expressarem seus sentimentos através de gestos e movimentos.

1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses

Brincando de faz de conta é um plano que desenvolve: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Os traços, sons, cores e formas e O eu, o outro e o nós.

Trata-se de um plano que faz parte de uma sequência de outros planos, conforme você pode ver abaixo:

  • Narração de uma história sobre princesas;
  • Brincando de faz de conta;
  • Revisitando histórias;
  • História com teatro;
  • Encontro de contações de histórias.

Nesta etapa, a primeira atividade é ler, para as crianças, uma história sobre princesas, ressaltando elementos como, personagens e cenários.

Depois, espalhe objetos por toda a sala de aula, para que os utilizem e criem suas próprias histórias, inspiradas na narrativa que você contou antes.

4 anos a 5 anos e 11 meses

O plano Intervenções no tanque de areia desenvolve os campos: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Divida os alunos em grupos e peça para que, cada um deles, traga materiais disponíveis na natureza e criem novas brincadeiras no tanque de areia do parque. O objetivo é incentivá-los a investigarem e produzirem diferentes formas de aproveitar esse espaço coletivo.

Como terão diversos materiais espalhados pelo tanque, peça que dêem ideias de como organizá-los para que as brincadeiras aconteçam sem grandes confusões.

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E então? Gostou das dicas de como criar planos de aula para Educação Infantil? Na sua escola, como está o andamento de todas essas mudanças trazidas pela BNCC? Conta para nós a sua experiência, será um prazer ouvi-lo!

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    4 thoughts on “Como criar planos de aula para Educação Infantil adaptados à BNCC?

    1. Izaura Pereira Rodrigues disse:

      Amei os planos de aula

    2. Raimunda Lima de Azevedo disse:

      Amei as dicas, obrigada!

    3. ROSANA MARGARETE DE OLIVEIRA RESENDE disse:

      gostaria de receber planos e conteúdos relacionados a educação infantil

    4. maria disse:

      Bo anoite prezados
      Gostaria de modelos de plano adaptado par autista
      Ou orientações sobre como fazer

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