5 min de leitura

Como fazer um Projeto Político Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico contém as diretrizes que norteiam todas as ações da escola. Quando desenvolvido corretamente, mostra o caminho para atender às necessidades da comunidade e melhorar aspectos qualitativos e quantitativos. 

Neste artigo explicamos em detalhes o que é o Projeto Político Pedagógico (PPP) e apresentamos uma série de dicas para desenvolvê-lo e implementá-lo nas escolas.

Boa leitura! 

O que é um Projeto Político Pedagógico?

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que orienta as práticas pedagógicas e documenta todas as etapas de planejamento referente às atividades educacionais. 

O documento reúne informações sobre a estrutura curricular, processos de ensino e de aprendizagem, projetos ativos, objetivos e metas, planos de ação e a missão e os valores da instituição de ensino. 

Uma das características mais importantes do PPP é a construção coletiva do documento, que envolve toda a comunidade escolar.  E, atenção: todas as escolas, inclusive as privadas, são obrigadas a ter um Projeto Político Pedagógico! A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD), criada em 1996, determinou a obrigatoriedade para todas as instituições de ensino. 

Profissionais reunidos em torno de uma mesa, com notebooks e papéis.

A análise e o diagnóstico da realidade é essencial para desenvolver um PPP que vá ao encontro das necessidades da comunidade escolar. Imagem: Fauxels – Pexels.

Como fazer um Projeto Político Pedagógico nas escolas?

Agora que você já entendeu o que é o Projeto Político Pedagógico, vamos aos exemplos práticos para desenvolvê-lo nas escolas! 

1 – Envolva a comunidade 

O PPP deve atender às necessidades da comunidade escolar, por isso, todos(as) participam do processo. A construção é coletiva, ainda que os gestores escolares fiquem responsáveis pela redação final do documento e avaliação periódica dos objetivos.

Toda a equipe precisa ser consultada: gestores(as), docentes e funcionários(as). Para torná-lo ainda mais realista, é fundamental ouvir pais, responsáveis e as(os) estudantes que pertencem ao núcleo social atendido pela escola.

2 – Utilize linguagem simples

O PPP não pode ficar apenas no papel!

Então, para que ele realmente ganhe vida, é importante que seus conceitos sejam expressos em linguagem simples, assim todas(os) podem compreendê-lo e auxiliar com a execução. 

3 – Análise e diagnóstico

O objetivo final do Projeto Político Pedagógico é elaborar um caminho para levar a escola aos resultados almejados.

Para traçar estratégias, é necessário fazer um diagnóstico realista. Portanto, considere os dados sobre aprendizagem e o desempenho mais recente da escola em avaliações.

Veja alguns exemplos de questionamentos que podem contribuir com esta etapa:

  • Quais as características do público atendido?
  • Como é a participação das famílias dos estudantes nas atividades escolares?
  • Qual a função da escola no contexto social e econômico em que está incluída?
  • Quais os resultados das ações voltadas para formação de professores
  • O que os dados dizem sobre o rendimento escolar dos estudantes?

 

As escolas que têm acesso a softwares de gestão escolar podem utilizar todos os dados disponíveis para construir esse diagnóstico. O i-Educar, oferecido pela Portabilis, oferece mais de 150 tipos de relatórios para gestores escolares, que são elaborados com dados quantitativos e estatísticos atualizados em tempo real. 

i-Educar: software de gestão para escolas públicas.

4 – Objetivos e metas

Depois de fazer o diagnóstico, é hora de descrever as intenções de mudança na realidade escolar em formato de objetivos. Considere a missão da escola e as expectativas da equipe.

Já as metas são quantitativas e devem “traduzir” esses anseios em indicadores mensuráveis. Por exemplo: diminuir em 30% a evasão escolar, contratar 10 novos docentes, ampliar em 25% a oferta de vagas em projetos institucionais, reduzir custos com impressão, entre outros.

Profissionais reunidos em torno de uma mesa de reuniões na escola. A construção e atualização do Projeto Político Pedagógico (PPP) é feita de forma coletiva, considerando as expectativas e objetivos da comunidade escolar. Imagem: Pexels.

5 – Respeite as diretrizes legais

O PPP deve atender às diretrizes e regulamentações nacionais, disposições a respeito da educação inclusiva e orientações curriculares e metodológicas do sistema no qual estão inseridos.

6 –  Faça um plano de ação

O plano de ação é uma das etapas mais importantes. A partir dele, os objetivos e metas definidas tornam-se ações concretas.

Para fazê-lo, caracterize todos os passos e etapas: identifique as(os) responsáveis pela execução, qual a metodologia aplicada, sistematize referenciais teóricos e defina como será o sistema de avaliação e quais são os indicadores de sucesso. 

Aposte na intersetorialidade, articulando ações com a secretaria de assistência social ou cultura, por exemplo. Inclua ações para alcançar objetivos e metas do PPP em projetos institucionais que serão instituídos no próximo semestre ou ano. 

Outra etapa importante é fazer um levantamento dos recursos humanos e financeiros necessários para atender a cada uma dessas demandas e buscar meios de adquiri-los junto ao município. 

7 – Defina as prioridades

Estabelecer uma ordem de prioridade garante maior atenção às áreas com pior desempenho ou desprovidas de recursos.

Há escolas que precisam fazer investimentos em tecnologia, seja para otimizar processos burocráticos de gestão escolar ou para melhorar o relacionamento com familiares de alunas(os). Enquanto outras instituições buscam reduzir índices de repetência e evasão escolar e, portanto, focam em capacitação do corpo docente, implementação de novas metodologias e revisão de processos de ensino-aprendizagem. 

i-Educar: software de gestão escolar para a rede pública de ensino.

Avaliação do documento elaborado

As avaliações do PPP são fundamentais para mensurar resultados gerados e identificar pontos de melhoria.

Comece fazendo um levantamento de objetivos e metas que foram alcançados. O grupo pode fazer uma reflexão coletiva sobre as ações bem-sucedidas e pensar em novos itens para incluir no plano.

Para as metas já alcançadas, verifique se é necessário monitorar as ações, assim o índice se mantém positivo, evitando a regressão. Em alguns casos, há a opção de manter o mesmo objetivo, mas aumentar a meta ou expandir o público atendido. 

Quando os objetivos e metas não foram atendidos, é importante entender quais fatores influenciaram nesse resultado. Porém, a primeira questão é observar se o que foi colocado faz sentido, ou seja, se a escola possui recursos humanos e técnicos para resolver a questão. Depois disso, o grupo pode pensar em rotas e processos diferentes dos que foram aplicados. 

Questionamentos importantes para avaliar o PPP:

Lembre-se de estabelecer uma periodicidade para realizar avaliações durante o ano letivo junto à equipe. Assim, fica mais fácil acompanhar o andamento do PPP e os indicadores.

Profissionais em reunião escolar.

Disponibilize uma versão digital do Projeto Político Pedagógico (PPP) para todas as pessoas envolvidas na criação do documento. Imagem: Pexels.

Atualização do projeto

O Projeto Político Pedagógico é um documento vivo, que mescla ações de planejamento, gestão, ensino e cultura escolar. Como corresponde à realidade daquela instituição, precisa ser atualizado para contemplar o cenário atual daquele ambiente. 

A semana pedagógica, evento que acontece logo após as férias, é o momento ideal para revisar o documento. Nesse encontro, gestores escolares apresentam o projeto vigente e trabalham em conjunto com professores(as) para atualizá-lo.

Considerar a opinião da comunidade escolar e de novos integrantes favorece a cultura participativa e uma gestão mais democrática.  

Projeto Político Pedagógico na prática

Confira as dicas para que o projeto faça parte da gestão escolar durante o ano todo: 

Gostou das nossas dicas para desenvolver um Projeto Político Pedagógico na sua escola e promover mudanças significativas que vão impactar no futuro da sociedade?

Faça sua inscrição no formulário abaixo e receba artigos sobre educação diretamente na sua caixa de e-mail!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portabilis Tecnologia

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.