4 min de leitura

Como garantir a aprendizagem dos alunos e a qualidade de ensino através do uso de dados

O objetivo de toda educação de qualidade é garantir a aprendizagem dos alunos, e da forma mais eficiente possível.

Mas como podemos medir o que o aluno aprendeu, e mais do que isso, como trabalhar para que a aprendizagem ocorra por meio de análises concretas, descartando qualquer tipo de achismo?

Com a emissão de relatórios e indicadores gerenciais, o gestor educacional pode se orientar melhor por dados, prevendo e evitando situações como a reprovação, o abandono, a evasão e a dificuldade no aprendizado, e desta forma garantindo a melhora na qualidade de ensino.

Para que seja possível trabalhar com a análise dos dados educacionais, antes de mais nada, os documentos das escolas precisam ser registrados em um sistema.

Sabemos que a contratação de um software, por vezes, pode se tornar caro para o município, mas com o uso de um sistema livre, como o i-Educar, o custo será reduzido exponencialmente, o que agilizará sua implantação e uso.

Se quiser saber mais sobre as oportunidades que os indicadores podem trazer às escolas da sua cidade, siga a leitura, e conheça alguns exemplos de análises que contribuirão com as tomadas de decisões como garantias de aprendizagem dos alunos.

Atue onde o desempenho está abaixo da média

Para atuar onde o desempenho está abaixo do esperado, é importante comparar as médias de notas entre as escolas, cursos, anos/séries, turmas, e até mesmo disciplinas.

Ao confrontar essas médias você perceberá quais delas estão contribuindo para baixar a média geral, e poderá trabalhar para o aumento de desempenho dessas notas.

Quando analisamos a situação de forma macro, acabamos generalizando o problema e deixando de focar nos pontos que realmente necessitam de atenção.

Se você dividir o cenário em várias partes, conseguirá trabalhar na efetividade das ações, colaborando para o aumento de desempenho de toda a rede educacional.

Um exemplo de análise confrontativa é o gráfico abaixo, que compara a média por disciplina:

Perceba que as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática são as que possuem as médias mais baixas dentro do curso, turma e etapa analisados.

Ao identificar esse déficit, uma das alternativas poderia ser uma conversa com esses professores, avaliando formas de aumentar o interesse dos alunos e elevar a aprendizagem nessas disciplinas. 

A utilização de jogos educativos nas aulas, por exemplo, seria uma das maneiras de buscar a interação dos educandos, elevando o desempenho escolar.

Através de um relatório que mostre os alunos que estão com as notas abaixo da média, é possível descobrir quais deles possuem dificuldades de aprendizado, e tomar algumas medidas de superação, como por exemplo, oferecer aulas de reforço com foco no que é considerado complexo para aprenderem.

Evite reprovações antes que elas ocorram

Caso opte por utilizar um diário on-line, vai perceber que à medida que as notas são lançadas, as médias são calculadas, o que lhe permitirá avaliar em tempo real quais os alunos estão propensos à reprovação, e atuar com foco em suas dificuldades.

Com um gráfico que lhe permita comparar a taxa de aprovação e reprovação por ano escolar, será possível identificar quais anos tiveram um número elevado de reprovações, diagnosticar as causas, e propor mudanças para aqueles que tiveram maior dificuldade em aprovar os alunos. 

Veja o exemplo abaixo, em que o segundo ano tem uma alta de taxa de reprovação, maior que os demais anos escolares. Com esse dado em mãos, ficará muito mais fácil de tomar decisões, não é mesmo?

Impeça o abandono e a evasão escolar

Da mesma forma que o diário on-line lhe dará ideias sobre possíveis reprovações, também lhe permitirá prever os abandonos e as evasões em tempo real.

Ao perceber que o aluno está com um número de faltas elevado ou até mesmo com notas abaixo da média, saberá que ele está propenso a sair da escola. 

Com informações como essas disponíveis a todo o momento, será possível atuar nas causas e procurar facilitar a aprendizagem desses alunos, para que sintam-se motivados a permanecerem na sala de aula.

Através de um relatório que lista todos os alunos que abandonaram ou se evadiram da escola, você poderá acompanhar quais os principais motivos que os levaram a essa ação, e evitar seus maiores causadores através de ações articuladas com os demais setores públicos, como por exemplo, a Assistência Social.

Diminua a taxa de distorção por idade/série

Os altos índices de distorção entre idade e série/ano escolar preocupam a todos que se comprometem com a aprendizagem e a qualidade de ensino.

A distorção está diretamente relacionada à reprovação, ao abandono e à evasão escolar, e também com a entrada tardia na escola.

Conforme dados disponibilizados pelo Inep por meio do Censo Escolar de 2017, o Brasil tem uma taxa de defasagem no ensino fundamental de 18.1%, e no ensino médio de 28.2%. 

Ao utilizar relatórios como o do exemplo abaixo, você pode comparar os números das escolas do seu município com as taxas do país, e avaliar o quanto precisa trabalhar em ações para que os índices de distorção diminuam cada vez mais.

As colunas em azul são os alunos que estão com a idade correta para o ano cursado, e as que estão em branco representam a distorção idade/série ou ano escolar. 

Consegue perceber que, no caso dessa escola e anos escolares, a atenção precisa ser redobrada e ações precisam ser repensadas?

Os benefícios de tomar decisões com base na análise de dados são enormes. Ao mensurar e decidir por meio de informações factíveis, os resultados esperados ocorrerão, e em tempo muito menor do que o pretendido.

Sem o uso de dados, as ações são feitas no escuro e sem a garantia de sucesso.

Relatórios e gráficos como esses apresentados aqui, podem ser encontrados na solução i-Educar oferecida pela Portabilis Tecnologia. Além dos que citamos, vários outros indicadores são disponibilizados no software a fim de auxiliarem na garantia da aprendizagem dos alunos, e na constante melhora da qualidade de ensino.

 

********

E então? Você já utiliza os dados a favor da aprendizagem dos alunos? O que achou dos relatórios e indicadores mostrados no texto? Conta para nós a sua experiência, será um prazer ouvi-lo!

Se gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros textos como este!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *