3 min de leitura

Como lidar com a indisciplina escolar?

Todo professor já encontrou o famoso “aluno problema” ou a “pior turma da escola”. São ossos do ofício de educador — e já são esperados por quase todos. O que muda, de fato, é como esse profissional escolhe lidar com a indisciplina escolar, levando seus alunos a fazerem algum progresso ou apenas mantendo o nível.

Um professor que se empenhe em encontrar a causa desses problemas tem boas chances de melhorar o desempenho de seus alunos e economizar a própria voz. Para saber como lidar com a indisciplina escolar, continue a leitura deste post!

Saiba por que os alunos não respeitam os professores

Essa é uma questão importante para lidar com a indisciplina escolar. A primeira reação de muitos professores é culpar a educação oferecida pelos pais, que por sua vez acusam a escola de ser liberal demais.

Enquanto essas farpas são trocadas, o aluno — um adolescente ou uma criança — acaba deixando de ser o centro das ações. Na verdade, é preciso unir a família e a escola em prol do bem-estar do aluno e promover soluções para a indisciplina na sala de aula.

Entenda melhor seus alunos

Um dado importante: o tempo de concentração médio de uma criança ou de um adolescente é de 1,5 minuto a cada ano de idade, chegando ao máximo de 40 minutos na fase adulta. São raras as exceções.

Muitos casos de indisciplina escolar apenas revelam uma falta de adaptação ao que o aluno pode responder, em termos de concentração — principalmente em aulas pouco dinâmicas.

Promova ações que evitem a indisciplina escolar

Se o professor demonstra que merece a atenção e o respeito dos alunos desde o primeiro dia de aula, essa é a impressão que se estenderá ao longo do ano letivo. Além de uma figura amigável, o profissional também deve tentar ser um bom exemplo diante dos seus alunos, como qualquer pessoa com quem a criança tenha contato prolongado.

Guia do professor organizado: e-book gratuito com dicas e ideias para ajudar na rotina escolar.

Use as tecnologias a favor da sala de aula

Lembra-se do tempo de concentração de uma criança? Algumas pessoas afirmam que esse tempo tem caído nos últimos anos com a chegada da tecnologia e das mídias de massa, o que contribuiria para a indisciplina escolar. Existe alguma verdade nesse discurso, mas não é como a maioria acredita.

Os jovens estão sujeitos a muito mais estímulos do que seus pais e avós estavam na época escolar, não cabendo apenas ao professor passar conhecimento aos alunos. Eles provavelmente já sabem buscar informações por conta própria.

Um exemplo para lidar com as novidades das gerações mais novas é ter a tecnologia como aliada. Projetos que usem o celular em sala de aula e outras ações com o uso de mídias podem envolver toda a turma, oferecendo vantagens a todos.

Reinvente-se enquanto professor

Os alunos apresentam uma relação com a vivência e com o conhecimento de mundo muito mais acelerada do que o ocorrido nas gerações anteriores. Isso também significa que eles têm mais necessidade de se comunicar. Usar isso como catalizador da própria mudança, reinventando-se como professor, também é uma forma de promover um clima que vai diminuir ou quase eliminar a indisciplina.

No lugar de ser um detentor do conhecimento, seja também um ator nessa jornada, dando o exemplo para que os alunos se tornem mais participativos e protagonistas, interagindo com o conteúdo em vez de só observá-lo. Use e abuse da interdisciplinaridade e esteja certo de que cada encontro com sua turma se tornará cada dia mais eficiente.

E-book gratuito: BNCC - Tudo para você entender o futuro da educação no Brasil. Clique aqui para baixar agora.

Viva as experiências junto dos seus alunos

Assim como os alunos, o educador também está aprendendo com cada decisão tomada e com as consequências dos seus atos. Experimentar — e até errar algumas vezes — não é um crime e não prejudica o aprendizado. No mínimo, você sempre terá algo para compartilhar.

Por isso, deixar seus alunos conquistarem por si mesmos também auxilia no momento da aula. Atividades com desafios e jogos relacionados às matérias podem trazer a vivência necessária que cumprirá o papel tanto de dinamizar as aulas, diminuindo a indisciplina, quanto de contribuir para uma formação mais ampla e prazerosa.

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo gratuito

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *