4 min de leitura

Como ter uma reunião de equipe escolar produtiva? Confira 8 dicas

É muito importante que o diretor saiba como preparar, conduzir e organizar uma boa reunião de equipe escolar, pois esse tipo de evento proporciona troca de experiências, estudos, esclarecimento de dúvidas e aprendizado tanto para o corpo docente quanto para a equipe diretiva.

Com o objetivo de promover o acompanhamento, a reflexão e a discussão sobre as práticas pedagógicas e o andamento do processo de ensino, as reuniões estão diretamente relacionadas à qualidade da educação em uma escola.

Sendo assim, fica evidente o quanto é necessário saber como e por onde começar para planejar esses eventos da melhor forma possível. Com isso em mente, separamos algumas dicas para ajudar você a organizar e conduzir uma reunião de equipe escolar bem-sucedida. Confira!

Como planejar uma reunião de equipe escolar eficiente?

Esses encontros acontecem algumas vezes durante o ano letivo, para que professores e gestor possam discutir sobre o andamento do processo de ensino, aperfeiçoar os métodos utilizados e trocar informações essenciais para a construção de um ambiente escolar cada vez melhor.

Além disso, esses eventos permitem desenvolver estratégias para motivar os professores. No entanto, é bastante comum se esquecer do primeiro passo para garantir uma reunião eficiente: elaborar e seguir uma boa pauta.

O que queremos dizer é que a organização é a chave para o sucesso de uma reunião pedagógica. Sendo assim, é necessário planejar esse evento — de modo que ele represente um avanço sobre o anterior — e estabelecer um roteiro do que será discutido. Veja algumas informações interessantes para a composição de uma pauta:

  • avaliação de metas e resultados da reunião anterior;
  • tópicos a serem abordados;
  • objetivos da reunião;
  • estratégias propostas;
  • materiais necessários;
  • metas a serem atingidas;
  • data do próximo encontro.

O ideal é entender a pauta como um documento formal de referência, cujo objetivo é evidenciar o planejamento do diretor escolar e a atuação dos educadores. Feito isso, chegou o momento de se dedicar às próximas etapas para uma reunião de equipe escolar efetiva.

1. Defina metas

Durante a organização da reunião de equipe escolar, é fundamental que você defina os objetivos dela. Qual a finalidade desse encontro? Estabelecer metas — elaborando um plano com previsão de assuntos — faz parte do direcionamento de um bom planejamento escolar.

Dessa forma, evita-se perder tempo com assuntos repetitivos ou aleatórios e desnecessários. As metas devem ser compartilhadas com a equipe, a qual, junto com o gestor escolar, deverá estudar, refletir e dar contribuições críticas sobre práticas inovadoras para atender às demandas elencadas.

2. Analise resultados da reunião anterior

Caso a sua escola não siga um calendário de reuniões, talvez esteja na hora de regularizar essa questão, pois, embora pareça algo pequeno, ele é fundamental para integrar a equipe e auxiliar no desenvolvimento dos profissionais — o que, consequentemente, reflete em todo processo escolar.

Desse jeito, é possível analisar as metas e os resultados da reunião anterior. Esse feedback é muito interessante, uma vez que evidencia falhas e traz à tona possibilidades de melhoria para toda a escola.

3. Proponha momentos de reflexão

A reunião deve ser um momento de troca, quando todos são convidados a ponderar sobre determinado assunto. Dessa forma, é possível chegar a um consenso sobre as necessidades já pontuadas e, assim, deliberar propostas estratégicas para que o evento cumpra com seus objetivos.

Durante o planejamento da reunião de equipe escolar, determine esses momentos de reflexão tão importantes. Você pode elaborar questionários para coletar respostas e ideias, fazer uma dinâmica em grupo e mostrar vídeos, por exemplo. Outra dica é criar um ambiente de colaboração — onde todos se sintam à vontade para expor suas ideias e ajudar uns aos outros.

4. Utilize a tecnologia

Usar a tecnologia nas reuniões pedagógicas é uma ótima forma de estimular o professor a também incorporá-la na sua prática docente. Ou seja, demonstre o quanto é relevante o uso de ferramentas modernas para inovar na sala de aula e despertar a atenção do aluno.

Uma sugestão é o famoso Google Drive, com o qual é possível aplicar formulários e salvar arquivos — inclusive, a própria pauta pode ser salva na nuvem. O uso de ferramentas como essa, durante os encontros, facilita a integração da tecnologia no ambiente escolar e demonstra a funcionalidade desses recursos, motivando o professor a levá-los para a sala de aula.

Como conduzir a reunião da melhor maneira?

Saber como conduzir a reunião é tão importante quanto planejá-la, afinal, não adianta ter um compilado de conteúdos tão interessantes se você não conseguir guiar os ouvintes de modo agradável e proveitoso pela conversa. Em vista disso, confira algumas dicas!

1. Inicie de maneira positiva

Para que a reunião com a equipe escolar seja uma experiência agradável — e não um momento para acuar os colaboradores —, o ideal é sempre iniciá-la de maneira positiva, falando de aspectos construtivos. Aliás, esse posicionamento é essencial para uma gestão de pessoas eficiente na sua escola.

Ou seja, nada de apontar defeitos e fazer reclamações logo no começo da conversa. Além de não ser nada convidativo, só vai servir para deixar o pessoal tenso antes de qualquer outro encontro, pode ter certeza.

2. Seja objetivo

Ter uma conversa positiva com a equipe não significa divagar sobre temas que fogem do objetivo da reunião. É missão do gestor escolar prezar pelo foco nesses encontros e evitar que assuntos fora da pauta se prolonguem por muito tempo.

3. Mantenha uma boa postura

A pessoa que conduz uma reunião precisa apresentar uma postura que expressa comprometimento e confiança. Além de estar bem preparado para o que terá que falar, uma sugestão é não sentar enquanto estiver com a palavra — assim, você evita conversas paralelas e atrai a atenção de todos. Outra dica é não mexer as mãos o tempo todo, pois isso demonstra nervosismo.

4. Tenha controle do tempo

Durante o encontro, é importante que você tenha planejado o tempo que deverá ser gasto para abordar cada assunto, desenvolver dinâmicas, propor reflexões etc. É válido ressaltar que reuniões que se prolongam muito além do que deveriam geralmente ocorrem devido à perda de foco — o que impacta negativamente a produtividade do evento.

Uma sugestão para otimizar o tempo e evitar interrupções é já definir o local onde a reunião acontecerá e os materiais necessários. Sendo assim, organize-se para deixar o espaço preparados antes que todos cheguem. Fazer boas reuniões é um desafio para muitos diretores. No entanto, esses encontros são instrumentos cruciais para o estudo de questões referentes ao cotidiano de uma escola — como prática pedagógica, currículo escolar e dificuldades de aprendizagem.

Além disso, uma reunião de equipe escolar produtiva permite que todos os envolvidos no processo educacional estejam alinhados com a proposta pedagógica e com o objetivo da instituição de ensino. Isso contribui para uma atitude reflexiva e ajuda o professor a melhorar cada vez mais as suas práticas.

A sua escola tem feito boas reuniões com a equipe? Tem outras dicas para compartilhar? Deixe um comentário!

Quer ficar por dentro das novidades?

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


Portabilis Tecnologia

A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.