3 min de leitura

História de sucesso: Criciúma-SC investe em tecnologia na educação

O município de Criciúma (SC) entende a importância de uma boa gestão das informações relacionadas à educação. Desde 2017 com parceria estabelecida com a Portabilis, a Secretaria de Educação toma decisões guiadas por dados e otimiza processos e recursos por meio do uso da tecnologia. 

Com o uso do software i-Educar, i-Diário e Pré-Matrícula Digital, a cidade é referência no uso de plataformas tecnológicas. Todos os processos são feitos de forma digital: cadastramento de estudantes, lançamento de notas e frequência, solicitação por vagas escolares.  

Benefícios do software de gestão escolar

De modo geral, a rede simplificou o dia a dia na escola. Por meio do software, os(as) professores(as) conseguem fazer os planos de aula já alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O lançamento de notas e frequência também ficou mais fácil. Além da agilidade, esse recurso impacta diretamente na melhora da comunicação com a comunidade, aproximando familiares e responsáveis do contexto escolar. Com a otimização do tempo dos docentes da rede, os gastos com materiais de escritório foram reduzidos consideravelmente, uma vez que não é mais necessário imprimir os diários de classe. 

Um outro facilitador importante para a equipe escolar é a integração com o Censo Escolar. Normalmente, as escolas reportam os dados manualmente, para depois enviar para a Secretaria e, então, submetê-los.

É um processo que pode levar até um mês, dependendo da quantidade de alunos que a rede possui, mas, com o uso do software i-Educar, a integração ocorre com poucos cliques, de forma rápida e segura. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME) no município de Criciúma-SC, precisamente em 2021, a migração dos dados do Censo foi finalizada com um mês em relação ao prazo final.

Informações da história de sucesso de Criciúma-SC: 25 mil alunos, mil professores e 60 escolas beneficiadas.

Transformação na rotina dos professores

O acesso ao i-Diário transformou a rotina em sala de aula. As funcionalidades de registro de frequência por aplicativo, cadastro de conteúdos, criação de planos de aula e planos de ensino alinhados à Base Nacional Curricular Comum (BNCC) tornaram as atividades mais rápidas, dinâmicas e organizadas.

Antes da implementação do sistema, os professores realizavam todos os registros de forma manual, utilizando documentos que eram impressos. Com o i-Diário, efetivar os registros tornou-se um processo mais prático e rápido, além de poupar recursos financeiros, pois os gastos com papel sulfite foram reduzidos.

Outro ponto positivo é pode anexar imagens, vídeos e outros itens nos planos de aula e ensino que ficam dentro da plataforma. Com o sistema, a atividade ficou mais dinâmica e recursos manuais puderam ser descontinuados ou poupados, como, por exemplo, cadernos, fichas e impressão em folhas de sulfite. Uma outra vantagem é que tudo fica em um só lugar, facilitando a troca de informações entre professoras(es) da turma. 

Vantagens do i-Diário para professoras(es)

Em novembro de 2021, realizamos uma pesquisa com professoras(es) de Criciúma-SC. As principais vantagens destacadas em relação ao uso do i-Diário foram: 

  • Redução do uso de papel; 
  • Facilidade para consultar dados e informações de anos anteriores;
  • Maior facilidade para realizar a frequência de alunos;
  • Agilidade para lançar notas e fazer avaliações descritivas; 
  • Campo para  planejamento de aulas e plano de ensino;
  • Média semestral calculada pelo app; 
  • Modernização dos processos, reduzindo tempo de burocracia, especialmente no preenchimento de papeladas;
  • Facilidade para acessar os documentos, sendo necessário apenas o acesso à internet.

As(os) professoras(es) da rede que utilizam o i-Diário conseguem economizar aproximadamente uma hora por dia, quando comparado ao trabalho feito manualmente. Nos períodos em que há registros de avaliações, a economia é de duas horas por semana. Nesta mesma pesquisa, questionamos qual atribuíam ao produto e, em uma escala de 0 a 10, a média da nota dada ao software foi 8

De modo geral, com todas funcionalidades do software, em média os professores conseguem otimizar 2 horas de trabalho semanal por meio do i-Diário. Alguns professores chegam a poupar mais de 4 horas e há relatos de educadores que poupam até 10 horas semanais.

Kerolen Souza, do departamento de T.I. da Secretaria, explica que a chegada da Portabilis trouxe outros impactos positivos para a gestão escolar. “De modo geral, o produto fornecido pela Portabilis propiciou muitos benefícios para Criciúma. Percebemos todo o zelo que existe na empresa para proporcionar gestão e segurança em seus sistemas, promovendo ao nosso município uma organização mais eficaz dos processos educacionais. Além disso, a integração existente entre o portal do professor, o controle administrativo/pedagógico e as melhorias contínuas de adequações, principalmente a facilitação de processos, como a solicitação de matrículas on-line, contribuem para uma ampla visualização e projeção da gestão escolar eficaz com o uso de tecnologia.”

Conheça o i-Educar

Gostou de conhecer o exemplo de Criciúma (SC)?

Com o i-Educar, os gestores públicos têm acesso fácil e rápido às informações dos(as) servidores(es) da pasta. Além da otimização de tempo, a administração é guiada por dados pedagógicos, que ficam seguros e sempre disponíveis para consulta!

Quer descobrir outros benefícios do i-Educar para a gestão escolar e implementá-lo em seu município? Entre em contato conosco e agende uma demonstração!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portabilis Tecnologia

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.