4 min de leitura

História de sucesso: Criciúma-SC investe em tecnologia na educação

O município de Criciúma (SC) entende a importância de uma boa gestão das informações relacionadas à educação. Desde 2017 com parceria estabelecida com a Portabilis, a Secretaria de Educação toma decisões guiadas por dados e otimiza processos e recursos por meio do uso da tecnologia. 

Com o uso do software i-Educar, i-Diário e Pré-Matrícula Digital, a cidade é referência no uso de plataformas tecnológicas. Todos os processos são feitos de forma digital: cadastramento de estudantes, lançamento de notas e frequência, solicitação por vagas escolares.  

Benefícios do software de gestão escolar

De modo geral, a rede simplificou o dia a dia na escola. Por meio do software, os(as) professores(as) conseguem fazer os planos de aula já alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O lançamento de notas e frequência também ficou mais fácil. Além da agilidade, esse recurso impacta diretamente na melhora da comunicação com a comunidade, aproximando familiares e responsáveis do contexto escolar. Com a otimização do tempo dos docentes da rede, os gastos com materiais de escritório foram reduzidos consideravelmente, uma vez que não é mais necessário imprimir os diários de classe. 

Um outro facilitador importante para a equipe escolar é a integração com o Censo Escolar. Normalmente, as escolas reportam os dados manualmente, para depois enviar para a Secretaria e, então, submetê-los.

É um processo que pode levar até um mês, dependendo da quantidade de alunos que a rede possui, mas, com o uso do software i-Educar, a integração ocorre com poucos cliques, de forma rápida e segura. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME) no município de Criciúma-SC, precisamente em 2021, a migração dos dados do Censo foi finalizada com um mês em relação ao prazo final.

Informações da história de sucesso de Criciúma-SC: 25 mil alunos, mil professores e 60 escolas beneficiadas.

Transformação na rotina dos professores

O acesso ao i-Diário transformou a rotina em sala de aula. As funcionalidades de registro de frequência por aplicativo, cadastro de conteúdos, criação de planos de aula e planos de ensino alinhados à Base Nacional Curricular Comum (BNCC) tornaram as atividades mais rápidas, dinâmicas e organizadas.

Antes da implementação do sistema, os professores realizavam todos os registros de forma manual, utilizando documentos que eram impressos. Com o i-Diário, efetivar os registros tornou-se um processo mais prático e rápido, além de poupar recursos financeiros, pois os gastos com papel sulfite foram reduzidos.

Outro ponto positivo é pode anexar imagens, vídeos e outros itens nos planos de aula e ensino que ficam dentro da plataforma. Com o sistema, a atividade ficou mais dinâmica e recursos manuais puderam ser descontinuados ou poupados, como, por exemplo, cadernos, fichas e impressão em folhas de sulfite. Uma outra vantagem é que tudo fica em um só lugar, facilitando a troca de informações entre professoras(es) da turma.i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Vantagens do i-Diário para professoras(es)

Em novembro de 2021, realizamos uma pesquisa com professoras(es) de Criciúma-SC. As principais vantagens destacadas em relação ao uso do i-Diário foram: 

  • Redução do uso de papel; 
  • Facilidade para consultar dados e informações de anos anteriores;
  • Maior facilidade para realizar a frequência de alunos;
  • Agilidade para lançar notas e fazer avaliações descritivas; 
  • Campo para  planejamento de aulas e plano de ensino;
  • Média semestral calculada pelo app; 
  • Modernização dos processos, reduzindo tempo de burocracia, especialmente no preenchimento de papeladas;
  • Facilidade para acessar os documentos, sendo necessário apenas o acesso à internet.

 

As(os) professoras(es) da rede que utilizam o i-Diário conseguem economizar aproximadamente uma hora por dia, quando comparado ao trabalho feito manualmente. Nos períodos em que há registros de avaliações, a economia é de duas horas por semana. Nesta mesma pesquisa, questionamos qual atribuíam ao produto e, em uma escala de 0 a 10, a média da nota dada ao software foi 8

De modo geral, com todas funcionalidades do software, em média os professores conseguem otimizar 2 horas de trabalho semanal por meio do i-Diário. Alguns professores chegam a poupar mais de 4 horas e há relatos de educadores que poupam até 10 horas semanais.

Kerolen Souza, do departamento de T.I. da Secretaria, explica que a chegada da Portabilis trouxe outros impactos positivos para a gestão escolar. “De modo geral, o produto fornecido pela Portabilis propiciou muitos benefícios para Criciúma. Percebemos todo o zelo que existe na empresa para proporcionar gestão e segurança em seus sistemas, promovendo ao nosso município uma organização mais eficaz dos processos educacionais. Além disso, a integração existente entre o portal do professor, o controle administrativo/pedagógico e as melhorias contínuas de adequações, principalmente a facilitação de processos, como a solicitação de matrículas on-line, contribuem para uma ampla visualização e projeção da gestão escolar eficaz com o uso de tecnologia.”

Conheça o i-Educar

Gostou de conhecer o exemplo de Criciúma (SC)?

Com o i-Educar, os gestores públicos têm acesso fácil e rápido às informações dos(as) servidores(es) da pasta. Além da otimização de tempo, a administração é guiada por dados pedagógicos, que ficam seguros e sempre disponíveis para consulta!

Quer descobrir outros benefícios do i-Educar para a gestão escolar e implementá-lo em seu município? Entre em contato conosco e agende uma demonstração!i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo para gestoras(es)

Aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *