4 min de leitura

Cursos para Assistentes Sociais: 5 opções gratuitas

Infográfico agenda 2030 da ONU

Estudantes do curso de graduação em Serviço Social, que precisam de atividades complementares, costumam buscar cursos de aperfeiçoamento. Após a graduação, a necessidade de manter-se atualizado(a) e adquirir novos conhecimentos para a prática profissional é ainda maior.

Assistentes sociais atuam no setor público e privado, lidam com vários tipos de públicos e, muitas vezes, compõem equipes multidisciplinares. Pensando nisso, elaboramos uma lista de cursos online, gratuitos e com certificado que vão contribuir com a formação de assistentes sociais.

⚠️ A Escola Virtual.Gov oferece muitos cursos de educação continuada. Assim como em outras formações livres, cabe aos cursistas conferir se as instituições em que atuam os consideram para progressão de carreira ou como atividade complementar na graduação.

Confira as opções e bons estudos!

1 – Uma abordagem da pauta indígena 

O curso “Acesso aos direitos fundamentais: uma abordagem da pauta indígena”, ofertado pela Escola Virtual.Gov*, integra o Programa Nacional de Educação Continuada em Direitos Humanos e é dividido em quatro módulos: aborda questões históricas, direitos e deveres, políticas públicas para indígenas e o papel dos órgãos de assistência.

O conteúdo programático contribui com a formação de profissionais das equipes de referência, já que a população indígena é atendida no CRAS e o trabalho social precisa contemplar as especificidades e demandas.

Público: profissionais que trabalham com direitos dos povos indígenas.

Carga-horária: 20 horas

Formato: online e gratuito

Certificado: disponível mediante nota mínima exigida no curso e informada na “Guia do participante”.

Como acessar: clique aqui e confira as informações no site da Escola Virtual.Gov (EV.G).

2 – Proteção socioassistencial a migrantes 

O curso “Proteção socioassistencial a migrantes em situação de vulnerabilidade ou violação a direitos” aborda quais são os mecanismos de proteção socioassistencial destinados às pessoas migrantes.

Dividido em 6 módulos, apresenta os desafios para acesso ao Sistema Único de Assistência Social, as formas de atendimento a migrantes na proteção social básica e na proteção social especial de média e alta complexidade.

Público: servidores/empregados públicos na área de assistência social e profissionais que atuam no atendimento à migrantes.

Carga-horária: 30 horas

Formato: online e gratuito

Como acessar: clique aqui e confira o conteúdo programático no site da EV.G.

3 – Direito à identidade, cidadania e documentação

A documentação básica é um direito e profissionais de diversas áreas, incluindo os de Assistência Social, atuam para assegurar acesso aos documentos obrigatórios e/ou básicos.

O conteúdo do curso apresenta estratégias para universalizar o registro civil de nascimento (RCN), da documentação básica (DB) e as políticas públicas de enfrentamento ao sub-registro.

Público: profissionais dos setores de justiça, serviço social, saúde, direitos humanos e gestores públicos.

Carga-horária: 30 horas

Formato: online e gratuito

Como acessar: clique aqui e saiba mais.

4 – A liderança pública em tempos de crise

As habilidades de liderança são essenciais para profissionais que exercem cargos de gestão, como, por exemplo, coordenadoras(es) do CRAS e do CREAS. No entanto, agentes públicos de diferentes cargos podem se beneficiar dos aprendizados.

O curso, desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) apresenta estratégias para liderar em tempos de crise, principalmente ocasionadas pela pandemia de coronavírus, boas práticas de enfrentamento à pandemia e diretrizes de atuação.

Público: gestores e funcionários(as) públicos(as)

Carga-horária: 10 horas

Formato: on-line e gratuito

Como acessar: clique aqui e saiba mais.

5 – Políticas de equidade em saúde

Quando há intersetorialidade entre Assistência Social e a Saúde, a gestão das políticas socioassistenciais é potencializada, já que há integração para enfrentar desafios e propor soluções.

O curso “Políticas de equidade em saúde e enfrentamento de violências”, disponibilizado na plataforma Lúmina, está dividido em sete módulos e reúne aulas sobre os conceitos essenciais para compreender a articulação de políticas de equidade no Brasil, além de ofertar materiais complementares.

O objetivo do curso é apresentar a concepção das políticas de equidade no Sistema Único de Saúde (SUS), abordando marcadores sociais e o conceito de interseccionalidade; a relação entre direitos humanos e políticas públicas; as políticas para população negra, de atenção à saúde dos povos indígenas, da população LGBTIA+, saúde da população em situação de rua; e possibilidades de enfrentamento às violências.

Público: profissionais das áreas de saúde e de assistência social

Carga-horária: 75 horas

Formato: on-line e gratuito

Como acessar: clique aqui e saiba mais.

Cursos para assistentes sociais que atuam em instituições 

Assistentes sociais que atuam junto a centros de referência ou organizações/instituições muitas vezes são responsáveis por produzir ou coordenar oficinas. Listamos alguns cursos que podem ser úteis:

Clique aqui e leia o artigo “Oficina socioeducativas: ideias e recursos gratuitos”.

Cursos para estudantes de Serviço Social

Além dos cursos que já mencionamos anteriormente, que ajudam com a educação continuada e conhecimentos complementares, há outros cursos gratuitos que podem contribuir:

Conheça o Portabilis SAS

Quer melhorar processos, agilizar atendimentos e tomar decisões guiadas por dados no setor de Assistência Social do seu município?

Agende uma demonstração gratuita e conheça o Portabilis SAS! Clique aqui e tire suas dúvidas com nosso time de vendas.

Portabilis SAS: software para Assistência Social que integra e dinamiza o trabalho das equipes de referência.

Gostou das nossas dicas sobre cursos gratuitos para contribuir com a formação de assistentes sociais? Acompanhe nosso blog e entenda como potencializar o impacto das políticas públicas no Brasil.

Quer receber os conteúdos diretamente na sua caixa de e-mail? Assine nossa newsletter! ↓

Infográfico agenda 2030 da ONU

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portabilis Tecnologia

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.