5 min de leitura

Cursos para Assistentes Sociais: 5 opções gratuitas

Estudantes do curso de graduação em Serviço Social, que precisam de atividades complementares, costumam buscar cursos de aperfeiçoamento. Após a graduação, a necessidade de manter-se atualizado(a) e adquirir novos conhecimentos para a prática profissional é ainda maior.

Assistentes sociais atuam no setor público e privado, lidam com vários tipos de públicos e, muitas vezes, compõem equipes multidisciplinares. Pensando nisso, elaboramos uma lista de cursos online, gratuitos e com certificado que vão contribuir com a formação de assistentes sociais.

⚠️ A Escola Virtual.Gov oferece muitos cursos de educação continuada. Assim como em outras formações livres, cabe aos cursistas conferir se as instituições em que atuam os consideram para progressão de carreira ou como atividade complementar na graduação.

Confira as opções e bons estudos!

1 – Uma abordagem da pauta indígena 

O curso “Acesso aos direitos fundamentais: uma abordagem da pauta indígena”, ofertado pela Escola Virtual.Gov*, integra o Programa Nacional de Educação Continuada em Direitos Humanos e é dividido em quatro módulos: aborda questões históricas, direitos e deveres, políticas públicas para indígenas e o papel dos órgãos de assistência.

O conteúdo programático contribui com a formação de profissionais das equipes de referência, já que a população indígena é atendida no CRAS e o trabalho social precisa contemplar as especificidades e demandas.

Público: profissionais que trabalham com direitos dos povos indígenas.

Carga-horária: 20 horas

Formato: online e gratuito

Certificado: disponível mediante nota mínima exigida no curso e informada na “Guia do participante”.

Como acessar: clique aqui e confira as informações no site da Escola Virtual.Gov (EV.G).

2 – Proteção socioassistencial a migrantes 

O curso “Proteção socioassistencial a migrantes em situação de vulnerabilidade ou violação a direitos” aborda quais são os mecanismos de proteção socioassistencial destinados às pessoas migrantes.

Dividido em 6 módulos, apresenta os desafios para acesso ao Sistema Único de Assistência Social, as formas de atendimento a migrantes na proteção social básica e na proteção social especial de média e alta complexidade.

Público: servidores/empregados públicos na área de assistência social e profissionais que atuam no atendimento à migrantes.

Carga-horária: 30 horas

Formato: online e gratuito

Como acessar: clique aqui e confira o conteúdo programático no site da EV.G.

Fundo de Assistência Social: acesse o infográfico e entenda o que é e como seus recursos são distribuídos.

3 – Direito à identidade, cidadania e documentação

A documentação básica é um direito e profissionais de diversas áreas, incluindo os de Assistência Social, atuam para assegurar acesso aos documentos obrigatórios e/ou básicos.

O conteúdo do curso apresenta estratégias para universalizar o registro civil de nascimento (RCN), da documentação básica (DB) e as políticas públicas de enfrentamento ao sub-registro.

Público: profissionais dos setores de justiça, serviço social, saúde, direitos humanos e gestores públicos.

Carga-horária: 30 horas

Formato: online e gratuito

Como acessar: clique aqui e saiba mais.

4 – A liderança pública em tempos de crise

As habilidades de liderança são essenciais para profissionais que exercem cargos de gestão, como, por exemplo, coordenadoras(es) do CRAS e do CREAS. No entanto, agentes públicos de diferentes cargos podem se beneficiar dos aprendizados.

O curso, desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) apresenta estratégias para liderar em tempos de crise, principalmente ocasionadas pela pandemia de coronavírus, boas práticas de enfrentamento à pandemia e diretrizes de atuação.

Público: gestores e funcionários(as) públicos(as)

Carga-horária: 10 horas

Formato: on-line e gratuito

Como acessar: clique aqui e saiba mais.

5 – Políticas de equidade em saúde

Quando há intersetorialidade entre Assistência Social e a Saúde, a gestão das políticas socioassistenciais é potencializada, já que há integração para enfrentar desafios e propor soluções.

O curso “Políticas de equidade em saúde e enfrentamento de violências”, disponibilizado na plataforma Lúmina, está dividido em sete módulos e reúne aulas sobre os conceitos essenciais para compreender a articulação de políticas de equidade no Brasil, além de ofertar materiais complementares.

O objetivo do curso é apresentar a concepção das políticas de equidade no Sistema Único de Saúde (SUS), abordando marcadores sociais e o conceito de interseccionalidade; a relação entre direitos humanos e políticas públicas; as políticas para população negra, de atenção à saúde dos povos indígenas, da população LGBTIA+, saúde da população em situação de rua; e possibilidades de enfrentamento às violências.

Público: profissionais das áreas de saúde e de assistência social

Carga-horária: 75 horas

Formato: on-line e gratuito

Como acessar: clique aqui e saiba mais.

Cursos para assistentes sociais que atuam em instituições 

Assistentes sociais que atuam junto a centros de referência ou organizações/instituições muitas vezes são responsáveis por produzir ou coordenar oficinas. Listamos alguns cursos que podem ser úteis:

 

Clique aqui e leia o artigo “Oficina socioeducativas: ideias e recursos gratuitos”.

Cursos para estudantes de Serviço Social

Além dos cursos que já mencionamos anteriormente, que ajudam com a educação continuada e conhecimentos complementares, há outros cursos gratuitos que podem contribuir:

Trilha de conteúdo 

Os assistentes sociais que atuam na rede municipal precisam conhecer a Política Nacional de Assistência Social e desenvolver ações práticas para executá-la no âmbito local. 

Entender como o SUAS funciona, os níveis de gestão e quais leis orientam o trabalho desenvolvido nas cidades é o primeiro passo para aperfeiçoar a oferta de serviços e programas. 

Pensando nisso, elaboramos uma trilha de conteúdo sobre esses temas. Ao cadastrar seu e-mail, você vai receber informações introdutórias sobre serviços, instrumentos e dicas para realizar as atividades que compõem o trabalho das secretarias municipais de Assistência Social em todo o Brasil. 

Clique aqui para se cadastrar. 

Trilha de conteúdo para assistentes sociais que atuam na rede municipal. Clique no link, vá para a página e faça o seu cadastro para receber informações gratuitas sobre o tema.

Conheça o Portábilis SAS

O Portábilis SAS é um software para Assistência Social que unifica e integra os serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), possibilitando uma gestão mais inteligente por meio de dados e tecnologia.

Confira alguns benefícios:

  • Gestão de benefícios eventuais
  • Controle de cadastros, programas e serviços
  • Integração de dados entre equipamentos
  • Mapa de referência
  • Facilidade no consulta e emissão do RMA 
  • Encaminhamentos e contrarreferência
  • Relatórios e indicadores da produção técnica

→ Clique aqui e tire suas dúvidas com nosso time de vendas.

O Portabilis SAS é um software para Assistência Social que integra e dinamiza o trabalho das equipes de referência através do uso de tecnologia e dados confiáveis, possibilitando uma gestão mais inteligente, ágil e menos burocrática do SUAS no município.

Conteúdo sobre Assistência Social

Gostou das nossas dicas de cursos para assistentes sociais? Aqui no nosso blog você encontra artigos sobre gestão do SUAS, dicas para organização de campanhas, sugestões para oficinas e muito mais. Confira alguns destaques: 

 

Quer receber novidades e conteúdos gratuitos sobre Assistência Social diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação! 

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    4 thoughts on “Cursos para Assistentes Sociais: 5 opções gratuitas

    1. Pretendo ser uma boa proficional na ária de serviço social

    2. Marilda Paula da Silva Lima disse:

      Estou curiosa pra me aprofundar mais nesta ária

    3. Ana Luciete De Lima disse:

      Tnho interesse e gostaria ser informada de todos os cursos voltados para a área dp serviço social .

    4. Joicemeri Mendonça disse:

      Gostaria de receber notícias atualizadas de Serviço Social

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *