5 min de leitura

7 indicações de cursos para diretoras de escolas

Diretoras(es) de escolas acumulam diversas funções e responsabilidades em sua rotina de trabalho, que envolve demandas administrativas, pedagógicas, financeiras, comunicacionais, estruturais, de gestão de pessoas e muitas outras. 

Os resultados da primeira etapa do Censo Escolar 2021 divulgados em janeiro deste ano  indicam o perfil profissional do cargo de direção escolar: 80,7% são mulheres e 89,5% têm formação superior. Porém, somente 1 em cada 10 diretores possui curso de formação continuada, com no mínimo 80 horas, em gestão escolar.

Atuar com excelência em tantos campos e manter-se atualizada é um grande desafio. Pensando nisso, listamos 7 opções de cursos gratuitos de diferentes áreas que apresentam conteúdos úteis para pessoas em cargo de gestão escolar e que estão disponíveis integralmente online

Aproveite as dicas e compartilhe mais sugestões nos comentários! 

1 – As dimensões da gestão escolar (Sebrae)

O curso ofertado pelo Sebrae foca nas competências relacionadas à Gestão Escolar, que possui inúmeras dimensões, como: gestão pedagógica, gestão financeira, gestão de pessoas, gestão da comunicação, gestão de infraestrutura, entre outras.

O objetivo é proporcionar reflexões sobre o papel das(os) gestoras(es) escolares e fornecer conteúdos para auxiliar na definição de estratégias, atendimento e demais aspectos que envolvem as instituições de ensino.

Carga-horária: 40 horas

Certificado: sim

Formato: online e gratuito 

Como encontrar: clique aqui e confira as informações no site 

2 – Percurso Gestão Escolar (Polo)

Ofertado pelo Polo, um ambiente de formação do Itaú Social que oferece conteúdo para quem se interessa por educação, o percurso “Gestão Escolar” é composto por 13 módulos. 

Entre os temas estão: práticas de gestão escolar, recomendações para avaliações externas e aprendizagem, informações sobre o Fundeb e financiamento da educação e dicas para práticas relacionadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), projeto político-pedagógico (PPP) e projetos institucionais.

Carga-horária: 82 horas

Certificado: sim

Formato: online e gratuito 

Como encontrar: clique aqui e confira as informações no site 

A imagem mostra uma mulher utilizando o computador sobre uma mesa de escritório e ilustra nosso artigo sobre cursos para diretoras de escolas.

Cursos complementares contribuem para a capacitação e atualização das diretoras de escolas.

3 – Dimensões do trabalho do diretor e a BNCC (Polo) 

Além do percurso, o Polo oferece um curso para diretoras(es) de escolas que buscam informações sobre como implementar um currículo escolar alinhado à BNCC.

O conteúdo apresenta qual o papel das diretoras(es) na gestão de recursos escolares, as possibilidades de articulação com a Secretaria de Educação do município e caminhos para elaborar um currículo coerente com a realidade da escola. 

Carga-horária: 4 horas

Certificado: sim

Formato: online e gratuito 

Como encontrar: clique aqui e confira as informações no site.

E-book gratuito: BNCC - Tudo para você entender o futuro da educação no Brasil. Clique aqui para baixar agora.

4 – Planejando o ano letivo: diagnóstico escolar (Nova Escola) 

O foco do curso ofertado pela Nova Escola é explicar como deve ser realizado o mapeamento das ações da escola, quais as possibilidades de diagnósticos e como entender os instrumentos avaliativos.

Carga-horária: 10 horas 

Certificado: sim

Formato: online e gratuito 

Como encontrar: clique aqui e confira as informações no site 

5 – Gestão de Bens e Serviços e Inovação (Escola Virtual.Gov)

A Escola Virtual.Gov (EV.G) oferece inúmeros cursos nas áreas de educação e docência. Todos estão disponíveis online, são gratuitos e podem ser cursados a qualquer momento, basta fazer o cadastro no site. 

Entre as opções disponíveis, destacamos as seguintes opções para diretoras(es) de escolas públicas:

Gestão de Bens e Serviços na Escola

O conteúdo programático envolve: aquisição de suprimentos e serviços na escola, gestão de infraestrutura, materiais permanentes e recursos de programas de transporte escolar.

Carga-horária: 12 horas

Certificado: sim

Formato: online e gratuito 

Como encontrar: clique aqui e confira as informações no site 

Inovações em Tecnologia Educacional

Voltado para gestoras(es) do setor público, o curso aborda o contexto da inovação da educação e apresenta caminhos para favorecer um cenário de desenvolvimento.

Carga-horária: 25 horas

Certificado: sim

Formato: online e gratuito 

Como encontrar: clique aqui e confira as informações no site

Leia também:

E-book gratuito: entenda qual a proposta, o objetivo, quais dados são coletados e qual a importância do Censo Escolar.

6 – Alimentação Saudável na Escola (Lumina – UFRGS) 

Fazer um bom gerenciamento da merenda escolar vai muito além da aquisição de produtos: inclui a busca por qualidade nutricional, evitar desperdícios, seguir as recomendações do PNAE, envolver a comunidade escolar, entre outros. 

Neste curso gratuito ofertado pela Lumina, há informações sobre a função pedagógica da alimentação escolar e recomendações nutricionais para aprimorar a qualidade da oferta no ambiente escolar. 

Carga-horária: 20 horas

Certificado: sim

Formato: online e gratuito 

Como encontrar: clique aqui e confira as informações no site 

7 – Liderança e Gestão Participativa na Escola (FGV)

Atividades rotineiras como gerenciar a equipe interna, a relação com a comunidade e estar em constante comunicação com a Secretaria de Educação, exige que diretoras(es) de escolas desenvolvam diferentes habilidades de liderança.

O curso online ofertado pela FGV explica o papel dos gestoras(es) escolares, quais as características de equipes de alto desempenho e apresenta técnicas de comunicação e gestão de conflitos dentro dos espaços escolares.

Carga-horária: 8 horas

Certificado: somente declaração de participação após teste

Formato: online e gratuito 

Como encontrar: clique aqui e confira as informações no site 

Confira outras opções de cursos para diretoras(es) disponíveis no site da Fundação Getúlia Vargas:

 

Cursos para diretoras de escola na rede pública

Para as diretoras de escolas públicas que buscam ampliar seus conhecimentos, uma outra opção é buscar informações junto à Secretaria de Educação do município.

Em alguns Estados, os Núcleos Regionais de Educação ofertam formações sazonais para diretoras(es) ou têm parcerias com capacitações elaboradas por instituições de ensino superior ou órgãos federais, com o Ministério da Educação (MEC). 

Mais dicas para diretoras(es)

Gostou das nossas dicas de cursos para diretoras e gestoras de escolas? Confira outras plataformas que contribuem com a atualização de conhecimentos de profissionais da educação, principalmente da rede pública de ensino: 

Nosso Ensino Médio: é uma plataforma que oferece trilhas com conteúdos e atividades on-line para educadores que atuam no ensino médio. Um dos itinerários disponibilizados foi especialmente desenvolvido para gestores escolares;

Instituto Reúna: possui um percurso educacional chamado “Coordenação Pedagógica em ação”, que oferta um material de referência para formas equipes dentro da escola, avaliar cenário e necessidades formativas;

Programa Repensando o Currículo: iniciativa do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP) em parceria com o Instituto Iongo que oferece programas de capacitação online e gratuita para profissionais da educação básica.  

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – software de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos.

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! 

Conteúdo gratuito

Aqui no blog da Portabilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC. Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    One thought on “7 indicações de cursos para diretoras de escolas

    1. MARLOS OTONI DOS REIS disse:

      SAUDAÇÕES FRATERNAS!
      PARABÉNS!! ENCONTREI TUDO QUE PROCURAVA EM UM UNICO LUGAR! ACHEI FANTÁSTICO PODER ME CAPACITAR AQUI E PLEITEAR ENTÃO A FUNÇÃO DE DIRETOR!!
      OBRIGADO!!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *