3 min de leitura

Quais são os desafios da direção escolar no ensino público?

Powered by Rock Convert

São vários os desafios da direção escolar enfrentados diariamente. Eles dizem respeito a recursos humanos e financeiros e podem influenciar diretamente no crescimento institucional e desempenho dos alunos.

Descubra quais são esses desafios e entenda um pouco mais sobre a importância de se lidar adequadamente com essas questões para melhores resultados da gestão no nosso post de hoje!

Estímulo aos professores

Uma das principais funções da direção escolar é manter os docentes motivados para garantir uma educação de qualidade. É, também, um dos principais desafios.

Para tornar isso possível, os diretores devem estimular a educação continuada dos professores, motivar a realização de cursos de aperfeiçoamento disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC), cursos gratuitos on-line e outras formas de capacitação.

Além disso, é importante realizar reuniões pedagógicas continuamente, possibilitando a troca de informações entre os funcionários, permitindo feedbacks e discussões sobre estratégias de melhorias etc.

Durante as reuniões, o diretor precisa destacar a qualidade dos professores, valorizar o bom trabalho desenvolvido e oferecer melhores condições para que todos possam trabalhar mais motivados.

Participação dos pais na comunidade escolar

Unir o grupo escolar como um todo é crucial para manter os resultados e, ao mesmo tempo, representa um dos grandes desafios da direção escolar.

A maioria dos pais não participa da rotina escolar devido à falta de tempo e ao excesso de tarefas em casa e no trabalho. Assim, a escola deve trabalhar de forma criativa para mantê-los mais próximos. Para isso, algumas atitudes envolvem:

  • reuniões fora do horário de trabalho;

  • palestras para apresentar os projetos e propostas da escola;

  • comunicação utilizando ferramentas tecnológicas, para manter os pais próximos, ainda que de forma não presencial;

  • aproveitar oportunidades diversas (como entrega de boletim, eventos pedagógicos etc) para conversar com pais mais distantes.

Qualidade do ensino

Outro tema que merece destaque no quesito gestão escolar é a garantia de uma educação de qualidade. Para atingir bons níveis de avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), diversas ações devem ser implementadas na rotina escolar, como:

Estimular o hábito de leitura dos estudantes

Para isso, uma das opções é desenvolver projetos para que os alunos escrevam seus próprios livros, leiam e façam interpretações na forma de teatro e outras práticas lúdicas para estimular o hábito de leitura.

Estabelecer metas para as políticas pedagógicas

A escola deve ter um projeto político pedagógico baseado em metas reais em curto, médio e longo prazo. Também, devem ser realizados diagnósticos contínuos para avaliar os erros e propor estratégias de melhoria.

Oferecer aulas de contraturno

Aulas de reforço e oficinas de atividades (xadrez, atletismo etc) podem ser oferecidas para alunos que desejam sanar suas dificuldades e ter melhores condições físicas e psicológicas para aprender.

Assim, eles se tornam mais motivados para estudar, o que reflete em melhores resultados no Ideb e maior qualidade do ensino da escola.

Powered by Rock Convert

Boa gestão dos recursos

A gestão dos recursos é um desafio diário das escolas. Embora não seja seu ofício realizar a gestão direta orçamentária, o gestor escolar deve contribuir com o bom uso do patrimônio. Assim, o gasto público torna-se mais eficiente.

A evasão escolar e a repetência são fatores que prejudicam os investimentos realizados na instituição pública e que representam um grande desafio para os gestores.

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que esses problemas acarretam um prejuízo anual de R$ 4,8 bilhões ao país. Esse valor representa somente as taxas de abandono (12,5%) e repetência (10,3%) no Ensino Médio em 2010.

Algumas das soluções apontadas para esses problemas envolvem a melhor formação dos professores e uma reforma estrutural no currículo do Ensino Médio.

Outro desafio da gestão escolar pública e que acarreta perdas de investimento é a economia e o cuidado com o patrimônio escolar. Para isso, é importante que a escola implemente práticas para a conscientização dos alunos em relação ao cuidado com a infraestrutura e os materiais utilizados. 

São diversos os desafios do ensino público e todos eles influenciam os resultados dos alunos, das turmas e de toda a instituição. Saber lidar com todas essas questões é o que garante uma gestão escolar mais eficiente e, por isso, é importante ficar de olho nas nossas dicas! Dessa forma, assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Powered by Rock Convert

Quer ficar por dentro das novidades?

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


Portabilis Tecnologia

A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.