5 min de leitura

Desempenho escolar: 6 dicas para elevá-lo

Melhorar o desempenho escolar dos alunos é uma conquista que todo educador deseja, mas sabemos que esse não é um processo fácil — é preciso muito comprometimento e boa vontade de todas as partes. Acontece, porém, que o desinteresse e a falta de estímulo, entre outros fatores, resultam em estudantes abaixo da média — e essa é uma realidade comum em muitas escolas.

Apesar disso, nem tudo está perdido. Afinal, uma vez munidos de estratégias que surtam efeitos expressivos no incentivo ao aprendizado, podemos contar com a figura do professor para reverter essa situação.

Quer melhorar o desempenho escolar dos seus alunos? Acompanhe este post para saber mais sobre o seu papel nessa história e confira algumas estratégias!

O papel do professor na transmissão do conhecimento

Inicialmente, é importante frisar que a performance de um professor em sala de aula influencia diretamente no desempenho dos seus alunos. Embora ser educador não seja uma tarefa simples, o profissional deve ter total consciência do quanto o seu trabalho é significativo para a sociedade e ter o compromisso de oferecer uma formação de qualidade aos jovens.

A função do professor vai muito além de mostrar ao aluno como ler, escrever ou decorar a tabuada: ele tem o papel social de educar que precisa ser levado muito a sério, pois saber ensinar é algo que pode marcar a vida de um estudante e se perpetuar ao longo do tempo.

O educador que é capaz de transmitir o conhecimento de maneira eficiente, cativa e estimula o aluno com criatividade. Isso também torna o estudante mais participativo e engajado durante as atividades propostas em sala, o que consequentemente contribui para o aumento do seu rendimento em aula e para o melhor desempenho escolar dos seus alunos.

6 estratégias para melhorar o desempenho escolar dos alunos

O modo como o professor conduz a aula interfere no rendimento da turma. A ausência de didática e de planejamento na proposta pedagógica são fatores negativos e que precisam ser evitados. Todavia, agora você já sabe o quanto é relevante o papel desse profissional em todo o processo de formação.

Para facilitar ainda mais, veja a seguir 6 dicas para turbinar o desempenho escolar dos seus alunos!

1. Mudar a visão que os estudantes têm dos estudos

O primeiro passo para combater o desinteresse e melhorar o desempenho dos seus alunos é mudar a imagem que eles têm dos estudos. Estudar geralmente é visto como algo entediante e obrigatório — para alguns, até uma punição —, o que faz com que o estudante se sinta encurralado.

Alterar a mentalidade que se tem dos estudos significa mostrar para esses jovens que estudar pode ser algo divertido e estimulante. É o papel do professor, aliás, tornar a aula mais atrativa, propondo tarefas mais prazerosas e mostrando ao aluno tudo o que ele tem a ganhar, aumentando significativamente o desempenho escolar dos seus alunos.Guia do professor organizado: e-book gratuito com dicas e ideias para ajudar na rotina escolar.

2. Ter uma meta precisa

O próximo passo é conhecer verdadeiramente a situação da escola e determinar onde se quer chegar. Se a média da turma está abaixo do desejável e no próximo ano você quer aumentá-la, trabalhar com um bom software de gestão escolar faz com que seja mais fácil coletar esses dados e definir o que precisa mudar para, então, tomar medidas mais acertadas.

3. Alterar a abordagem se for preciso

Um professor excelente é aquele que reconhece que pode melhorar. Esse é um profissional que constantemente buscará aperfeiçoar seus métodos para inovar na sala de aula e garantir um ensino de qualidade.

Você não é um péssimo professor por ter que mudar sua abordagem. Afinal, todo profissional precisa se atualizar para evoluir, e não seria diferente com o educador — ainda mais quando seu público é formado por jovens tão conectados e exigentes.

Para captar a atenção da turma e melhorar o seu desempenho, é interessante que o professor evite o excesso de aulas teóricas e passe a abordar conteúdos práticos e mais condizentes com a realidade desses jovens. Ou seja, é necessário fugir da monotonia e oferecer uma aula mais interessante do que o celular deles.

4. Aprender com diversão

Outra estratégia pedagógica para superar de vez a falta de envolvimento do estudante nas atividades escolares é fazer do aprendizado uma diversão. Aulas lúdicas, interativas e dinâmicas são totalmente possíveis com o auxílio da tecnologia na sala de aula.

Aproveitar o interesse do aluno pelas ferramentas digitais é uma forma de estimulá-lo — especialmente quando falamos na geração Z, os “nativos digitais”. Uma sugestão é surpreender a turma levando aplicativos e jogos educativos para sala de aula e propondo atividades diferentes.

Além disso, falar a língua dos alunos é fundamental para que a comunicação flua com mais naturalidade. Isso não significa repetir gírias durante a aula, mas tratar o estudante de igual para igual.

Outra dica para deixar aula mais divertida e a rotina mais leve é fazer os estudantes se movimentarem, pois ficar sempre sentado na cadeira é enfadonho. Sendo assim, leve-os para explorar os ambientes da escola, como a biblioteca, o pátio e a sala de informática.E-book gratuito: BNCC - Tudo para você entender o futuro da educação no Brasil. Clique aqui para baixar agora.

5. Usar novas mídias

Atualmente o conhecimento está a um clique de distância. Por isso, além de estimular ainda mais a participação do aluno na sala — e, por conseguinte, melhorar o desempenho dele —, o professor pode usar as novas mídias a seu favor.

Celulares, tablets e computadores são exemplos de ferramentas digitais que já fazem parte da realidade da maioria dos estudantes e que podem ser utilizadas para transformar o ensino em uma atividade mais moderna e prazerosa.

Leia também:

 

6. Estimular os feedbacks

O professor precisa ter em mente que o aluno não é mais aquela figura passiva em sala de aula, mas o verdadeiro protagonista no processo de ensino e que ele tem opiniões e impressões importantes para que o progresso da educação seja possível e constante.

Por isso, estimular os feedbacks é essencial para que o professor e a escola possam compreender melhor a visão e as expectativas do estudante para o ensino. Desse jeito, é possível aprimorar o que for necessário para atender essa demanda e contribuir para a melhoria do desempenho escolar.

Outra questão que merece o cuidado do educador é a retomada de conteúdos, pois se trata de um ponto importante na garantia de melhor rendimento em aula, apesar de muitas vezes ser negligenciado.

Professor, não tenha medo de inovar ou de falhar, mas tema ficar estagnado. Afinal, seguindo essas estratégias para melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula, você estará no caminho certo para alcançar resultados incríveis na sua escola.

Conheça o i-Educar

Com o i-Educar – sistema de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo para educadoras(es)

Aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais. Confira alguns destaques:

 

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *