9 min de leitura

Diário escolar on-line: o que é e quais os benefícios?

Sabe aquele diário de papel utilizado há décadas pelos professores? Ele já se tornou obsoleto. A tendência é a utilização do diário escolar on-line, que surgiu para facilitar a vida de professores, gestores escolares, alunos e pais, colocando fim nas anotações no papel.

Quando falamos de educação, na maioria das vezes a tecnologia é vista como vilã. Mas chegou a hora de mudar esse pensamento ­— o setor educacional também precisa se adaptar à era digital.

Ficou curioso para saber sobre o assunto? Continue a leitura deste artigo e descubra como funciona o diário escolar on-line, quais são seus benefícios e como ter um na escola onde você trabalha. Confira!

O que é um diário escolar on-line?

Evolução dos diários de papel, o diário escolar on-line é uma ferramenta que permite ao professor fazer o registro de frequência dos estudantes por meio de computadores, notebooks, tablets ou smartphones.

E não é só isso! Também podem ser incluídos os planos de aula e de ensino, os conteúdos preparados e as notas das provas. Por meio dele, dá para estabelecer o compartilhamento de informações com pais e alunos, tornando o processo de aprendizagem mais participativo.

Como funciona o diário escolar on-line?

Para os docentes, o diário funciona como um instrumento de gestão das aulas, onde serão incluídos os planejamentos, as metodologias e as estratégias adotadas dentro de sala. O funcionamento ainda inclui outras facilidades, as quais serão abordadas a seguir. Acompanhe!

Controle de conteúdo

O diário escolar on-line tem entre as suas funções a tarefa de auxiliar no controle dos conteúdos desenvolvidos em cada turma, além de possibilitar o registro de observações sobre os estudantes. Por meio do diário, os professores ainda conseguem anotar frequência e notas dos discentes.

Por exemplo, o professor precisa lançar as notas de cada conteúdo, provas mensais, bimestrais e atividades. Isso pode ser feito por conteúdo, o que evita confusões relativas à divisão de pontos

Acompanhamento individual

Por outro lado, essa ferramenta viabiliza o acompanhamento do boletim por pais e alunos, incluindo nota, frequência, ocorrências e compromissos escolares. Ou seja, é possível ter um controle mais próximo do desenvolvimento individual da classe, o que permitirá ao professor adotar medidas estratégicas a fim de melhorar o aprendizado.

Não só eles, mas os pais também terão uma visão mais completa sobre como os filhos têm se desenvolvido. Isso é especialmente importante em reuniões escolares, pois embasa os argumentos da equipe docente a respeito de estratégias que precisarão ser adotadas em caso de mudanças.

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário escolar online para professoras(es).

Geração de gráficos de desempenho

Como dissemos, o diário escolar on-line avalia todas as informações incluídas, produzindo estatísticas e gráficos que permitem uma análise do rendimento escolar individual e do grupo. Com esses dados, é possível definir novas políticas pedagógicas, se necessário.

Ademais, é possível obter relatórios completos de desempenho da turma e também individual. A ideia é facilitar a análise dos professores sobre os pontos que precisam ser trabalhados junto aos estudantes e também à direção da escola, planejando as próximas atividades de maneira mais eficaz.

Fóruns de discussão

Outra funcionalidade do diário eletrônico é o fórum de discussão com os pais. Por meio dele é possível deixar os responsáveis informados sobre a situação do aluno, mas também enviar recados, arquivos e outros documentos de maneira segmentada, por turma, ou mesmo de forma individual.

A ideia é facilitar a inserção dos pais no cotidiano escolar de seus filhos. Além disso, esses fóruns permitem que esses pais troquem dicas úteis, por exemplo, sobre como ajudar os filhos a realizar tarefas, entre outras questões.

Atualização diária

O diário eletrônico também permite a atualização diária de notas e presença, bem como matérias passadas aos alunos. Isso faz com que a direção, bem como os pais, possam fazer o acompanhamento do trabalho do professor, se ele está de acordo com o plano de estudos que é proposto em todo início de ano letivo.

Assim, não será preciso esperar até o final do bimestre para que ajustes possam ser realizados. Isso colabora para que as reuniões de conselho de classe sejam mais objetivas e produtivas, evitando ambiguidades no processo de repasse de informações.

Como fazer a transição?

Antes de aplicar o diário escolar on-line é preciso que a escola faça o processo de transição adequadamente. O primeiro passo é escolher uma ferramenta que atenda às necessidades da instituição. Ela precisa ser intuitiva, de fácil manuseamento e prática. Sobre essa última característica, vale a pena ressaltar que é necessário que o diário seja mais simples de preencher que o documento em papel.

Outro aspecto a ser considerado na transição diz respeito à preparação dos professores. A escola precisa promover treinamentos para que a equipe saiba manusear a ferramenta da maneira correta e mais produtiva, garantindo um trabalho de alta qualidade. É necessário também que o grupo esteja preparado para responder a dúvidas dos pais, que serão envolvidos no processo.

Ademais, é fundamental que o processo aconteça aos poucos. Ou seja, o documento em papel deve ser usado a princípio junto do diário eletrônico até que os professores tenham completo domínio da nova ferramenta. Não podemos nos esquecer também de que a escola precisa oferecer um suporte in loco. Isso significa manter computadores com acesso à internet para que os docentes possam realizar o trabalho também quando estiverem na instituição.

Quais os benefícios de um diário escolar on-line?

A adoção do diário eletrônico nas escolas traz muitas vantagens, tanto para professores e gestores quanto para pais e alunos. Por conta disso, listamos a seguir alguns benefícios proporcionados por essa ferramenta. Confira cada um deles!

Comunicação efetiva

O diário escolar on-line permite a comunicação entre a escola e os pais em tempo real. Mesmo que os responsáveis estejam viajando, eles têm acesso a todas as informações por meio da plataforma. Notas, frequência, rendimento, histórico escolar; tudo isso está disponível. A velha desculpa de que o boletim não chegou não vai mais adiantar! Da mesma forma, os pais também não podem alegar que não têm conhecimento sobre a situação escolar do filho.

Além de criar essa comunicação mais efetiva com os pais, a ferramenta servirá como base para que ambas as partes possam encontrar uma solução efetiva que impactará na melhora do desenvolvimento do aluno.

Guia do professor organizado: e-book gratuito com dicas e ideias para ajudar na rotina escolar.

Maior controle de frequência

No modelo tradicional, os pais não ficam sabendo sobre a frequência dos filhos na escola, por isso alguns estudantes acabam matando aula sem que os responsáveis tenham conhecimento. Com a adoção do diário escolar on-line, os responsáveis ficam cientes da ausência nas aulas e podem tomar as providências necessárias.

Esse benefício também é muito importante para a gestão da instituição. O controle informatizado possibilita a produção mais exata de dados escolares, gerando estatísticas e gráficos automaticamente. Dessa forma, é possível controlar o comportamento de cada aluno e da turma como um todo.

A partir disso, será possível investigar as causas das faltas e permitir que os pais tenham conhecimento
sobre a situação. A ideia é criar um maior comprometimento do aluno e da família, evitando prejuízos ao planejamento e diminuindo as ausências.

Facilitação do trabalho dos professores

Para os docentes, o diário escolar on-line se tornou um grande aliado. Por meio da plataforma, é possível fazer todo o planejamento das aulas, controlar o conteúdo aplicado e realizar o acompanhamento pedagógico dos discentes e das turmas. Os professores, inclusive, não precisam ficar calculando as notas de cada estudante ou somar suas faltas. Tudo é computado automaticamente, otimizando o tempo de trabalho.

Outro ponto positivo para os professores é que, como o acesso é on-line, a ferramenta pode ser utilizada em qualquer lugar. Portanto, não há mais necessidade de transportar diversos cadernos de casa para a escola e da escola para casa. Isso contribui até para melhorar a saúde, já que não é mais preciso carregar tanto peso.

Melhoria no rendimento dos alunos

Se antes os pais só sabiam sobre os resultados dos filhos no final de cada bimestre ou trimestre escolar, com a adoção do diário escolar on-line, o acesso ao boletim é diário. Graças a ele, os responsáveis têm maior controle sob as notas dos filhos, incentivando os estudantes a obter melhores notas nas avaliações.

Como os pais estão mais atentos, os alunos ficam preocupados em apresentar bom rendimento, dedicando-se mais aos estudos. Além disso, os responsáveis poderão ter uma atuação mais presente e participativa na formação dos filhos, ajudando na melhora da qualidade do ensino.

Método sustentável

E não são só professores, gestores, pais e alunos que saem ganhando. A utilização do diário escolar on-line beneficia também o meio ambiente. Imagine a quantidade de papel que não precisa ser utilizada com a disponibilização das informações on-line!

Os docentes não precisam ter um caderno com frequências e notas de cada turma. Não é mais necessário mandar o boletim de cada discente e nem bilhetes para os responsáveis. Muitas árvores deixarão de ser cortadas com a implementação dessa ferramenta!

Anotações mais claras

Uma das grandes facilidades proporcionadas pelo diário eletrônico é a divisão em seções. Ou seja, todas as anotações ficam alocadas em seus lugares correspondentes e de maneira clara, otimizando o trabalho do professor.

Além disso, se houver uma substituição ou licença, o professor que entrar no lugar não terá dificuldades para saber o que já foi passado, o encaminhamento da turma e outros detalhes que poderão ajudá-lo a desenvolver um trabalho de maior qualidade. Afinal, todos os dados estarão organizados e não será preciso decifrar a letra de outra pessoa.

Otimização do tempo

Os diários escolares em papel costumam ser bem trabalhosos para os professores preencherem. Isso porque todas as anotações relativas a aulas, faltas, notas e outros dados precisam ser feitas à mão. Consequentemente, o tempo gasto é muito maior em relação ao diário eletrônico.

Quando a escola implementa a alternativa on-line, os professores têm a chance de realizar um trabalho de maneira mais rápida e precisa, permitindo à equipe o foco em questões mais importantes, como planejamento estratégico de aulas, maior atenção às necessidades dos alunos, entre outros.

Diminuição de erros

A inserção de dados de maneira manual em um diário está mais propensa a erros. Com o diário escolar on-line as chances de que isso aconteça são bem menores. Além de evitar retrabalhos para o professor, o canal digital é mais intuitivo.

Isso quer dizer que os professores saberão exatamente onde devem colocar notas, inserir arquivos e até matérias das aulas, o que nos leva a outra vantagem: a organização do trabalho, permitindo uma visão analítica e mais apurada dos dados.

E-book gratuito: entenda qual a proposta, o objetivo, quais dados são coletados e qual a importância do Censo Escolar.

Economia em longo prazo

Apesar do investimento mais alto em um primeiro momento, o diário escolar on-line é capaz de trazer uma economia de recursos para a escola.

Primeiro que a instituição não terá mais que gastar com diários em papel, o que pode representar um montante bastante oneroso. Segundo que os custos de manutenção são mais baixos do que a compra de outros materiais necessários para a complementação do trabalho do documento físico.

Como ter um diário escolar on-line?

Algumas empresas trabalham com softwares para facilitar a gestão pública, potencializando recursos e oferecendo serviços de diário do professor, acesso de pais e alunos, gestão de estoque e alimentação escolar.

O diário do professor permite que os docentes trabalhem com segurança e tranquilidade. Nessa ferramenta, podem ser registrados planos de ensino e de aula, conteúdos, notas das provas e informações para pais e estudantes — sendo que o app também registra tudo off-line e sincroniza assim que o celular encontra uma rede de internet disponível.

Essa solução também oferece uma área compartilhada com pais e alunos, informando nota, frequência, ocorrências e compromissos escolares. Ele propicia, inclusive, a realização de matrícula e reservas on-line, garantindo a segurança no processo de obtenção de vagas na rede de ensino público.

Além disso, para assegurar o recebimento e a leitura de informações importantes, a plataforma envia uma notificação por e-mail e mensagem de celular. Essa ferramenta ainda auxilia na gestão eficiente do estoque e merenda escolar, proporcionando a administração dos processos de entrada, saída, movimentações e consumo de produtos em estoque no almoxarifado, além do planejamento de cardápios e previsões de consumo de refeições.

Agende uma demonstração

Com o i-Educar – sistema de gestão escolar para rede municipal – gestoras(es) escolares, a equipe da Secretaria de Educação do município e professoras(es) se beneficiam de uma gestão guiada por dados pedagógicos. 

As/os profissionais da educação ganham tempo em atividades burocráticas, como lançar notas, calcular médias e inserir a frequência nas aulas. Assim, sobra mais tempo para planejar aulas criativas e focar na aprendizagem. Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time! 

i-Educar: software de gestão escolar para escolas municipais que conta com diário de classe eletrônico para professoras(es).

Conteúdo para gestoras(es)

Aqui no blog da Portábilis você encontra vários artigos sobre conceitos pedagógicos, competências e ideias para planos de aulas adaptados à BNCC e dicas importantes para gestoras(es) escolares e dirigentes municipais.

Confira alguns destaques:

 

Quer receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail, gratuitamente? Preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    One thought on “Diário escolar on-line: o que é e quais os benefícios?

    1. Valdik disse:

      Qual o papel do Conselho de Educação com relação ao Diario Escolar Online? O Conselho teve ter acesso a este Diario? Existir senha ou chave para o Conselho de Educação ter acesso? Como faço?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *