4 min de leitura

Dicas de letramento matemático na Educação Infantil

Muitas pessoas acreditam que o letramento se dá, apenas, com o Português. Porém, isso não é verdade. Existe, também, o letramento matemático na Educação Infantil.

A base do conhecimento é construída durante a primeira infância. O que a criança aprende, nesta etapa, será levado ao longo de sua vida. Por isso, é importante que haja um bom alicerce. Esse é o papel do professor e, também, da família.

Sabemos que a Matemática é fundamental em nosso cotidiano. Seja quando vamos ao supermercado e calculamos os gastos com as compras ou em situações mais complexas, como decidir se vale a pena financiar aquele imóvel.

Acontece que, grande parte dos brasileiros se sentem bloqueados ao tentarem realizar um simples cálculo. Muito pelos traumas causados desde os primeiros anos de escola, em que as aulas não representam situações práticas do dia a dia dos alunos.

Prova disso é que, segundo os dados da última Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), realizada em 2016, mais de 50% das crianças, com até 8 anos, não adquiriram o conhecimento adequado para sua idade em Matemática.

Para além da memorização de números e cálculos, o ensino de Matemática deve desenvolver, de maneira divertida e com exemplos práticos, um aprendizado espontâneo nos alunos.

As mudanças trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) refletem, exatamente, o exposto acima. Trazendo à tona a necessidade de renovação das aulas de Matemática.

É preciso desenvolver, nos alunos, criticidade, raciocinío lógico e capacidade de resolver problemas de seu cotidiano, com segurança e de forma leve.

Letramento matemático na Educação Infantil

Na Educação Infantil, o aprendizado é estimulado através de brincadeiras. Por meio da ludicidade é possível prender a atenção das crianças, já que, nessa fase, elas dispersam bastante.

Porém, ao planejar as aulas, o professor precisa tomar cuidado para não perder de vista as estratégias pedagógicas. As brincadeiras, envolvendo o letramento matemático, devem ter a finalidade de desenvolver na criança:

  • Prazer em aprender;
  • Participação ativa nas aulas;
  • Atenção;
  • Imaginação;
  • Conhecimento dos números;
  • Contagem;
  • Memorização;
  • Noção de espaço, medidas e formas;
  • Autoconfiança para resolver problemas e desafios;
  • Dentre outros.

 

Outro ponto que é importante considerar, no planejamento das aulas, é a associação do conteúdo com a vivência dos alunos. Aliás, esse deve ser o seu ponto de partida. Pois, é desta forma que a criança aprenderá com maior facilidade. O que resultará em uma base sólida de aprendizado.

Independente da idade das crianças, os jogos são excelentes para associar teoria à prática de uma maneira divertida. Especialmente quando falamos de letramento matemático.

Por trazerem problemas a serem resolvidos, os jogos instigam investigação, criação de estratégias e busca por soluções. O que contribui para o desenvolvimento de capacidades como, compreensão, raciocínio lógico, prazer da descoberta, superação de desafios e, em consequência, o esclarecimento de conceitos da Matemática de forma leve e descontraída.

Porém, é importante lembrar que os jogos, assim como os demais tipos de brincadeiras, não devem ser entendidos como meras ferramentas de lazer.

Por isso, preparamos dicas de letramento matemático na Educação Infantil, aliando, tanto o lúdico, quanto intencionalidade didática. Continue lendo abaixo.

Para crianças de 0 a 3 anos

Nos primeiros anos de vida da criança são desenvolvidas, dentre outras capacidades, sua noção espacial, bem como seu raciocínio lógico e estratégico.

Quando começam a engatinhar ou a dar seus primeiros passos, estão, naturalmente, sendo inseridas no universo da Matemática. O letramento, nessa fase, acontece pouco a pouco e por meio de ações sutis.

Essas são algumas ideias (link com o texto: 5 ideias para utilizar em atividades de alfabetização) de jogos e brincadeiras para alunos entre 0 a 3 anos de idade:

  • Jogar com peças de encaixe ou empilhamento;
  • Construir um mural com a data de aniversário, peso e tamanho de cada criança;
  • Brincar de faz de conta (se passar por detetive, cientista, médico, etc).

 

Para crianças de 4 a 5 anos

O letramento de Matemática para crianças entre 4 e 5 anos é, geralmente, dividido em: números e sistema de numeração; grandezas e medidas; formas e espaço. 

Veja, abaixo, o que é trabalhado em cada uma dessas etapas, bem como, ideias para aplicar nas suas aulas.

Números e sistema de numeração

É o aprendizado da contagem, escrita e notação numérica. Além disso, é neste momento que há o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas através de operações matemáticas. 

O ensino dos números e do sistema de numeração pode ocorrer por meio de:

  • Brincadeiras que envolvam contagem oral, como esconde-esconde;
  • Músicas com letras que falem de números e operações matemáticas;
  • Dentre outros.

 

Grandezas e medidas

Ao conseguir entender que um brinquedo é mais pesado do que outro ou qual deles está mais próximo, a criança está desenvolvendo noções de grandezas e medidas.

Para estimular esse tipo de percepção, você pode ensinar as crianças a:

  • Medir os colegas e comparar o resultado de cada um deles;
  • Diferenciar uma comida quente de uma outra fria;
  • Explicar a diferença entre um copo cheio e outro vazio;
  • Dentre outros.

Formas e espaço 

É nesta etapa que as crianças passam a identificar e distinguir objetos, figuras, contornos e pontos de referência.

Nessa fase de aprendizado, utilize materiais de diferentes formas e texturas nas aulas. Peça que façam desenhos com, por exemplo, massa de modelar, areia ou argila. 

Outra ideia é pedir que construam maquetes. Esta atividade contribuirá no desenvolvimento de capacidades, como: noção de dimensão e profundidade.

 

********

E então? Animado para colocar essas dicas de letramento matemático na Educação Infantil em prática? Tem outras ideias que já utiliza e que gostaria de compartilhar por aqui? Conta para nós a sua experiência, será um prazer ouvi-lo!

Se gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros textos como este!

    Quer ficar por dentro das novidades?

    Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis toda semana!


    Portábilis

    A startup de tecnologia que ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas de educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *